WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pesagem e retirada dos frangos para o abate

O avicultor experiente segue algumas normas básicas na criação de frangos, como a pesagem das aves, a análise dos resultados obtidos durante o procedimento e a retirada dos frangos planejada com antecipação

Pesagem e retirada dos frangos para o abate

 

A boa experiência e o senso aguçado de observação do granjeiro lhe permitem avaliar, pela simples visualização da conformação corporal, o ritmo de crescimento dos frangos. Em outras situações, pode ser conveniente pesar uma amostra representativa de frangos. A pesagem pode ser feita de maneira simples, pesando-se manualmente as aves. Ou ainda pode ser feita pela instalação de balanças eletrônicas, instaladas em vários pontos do aviário, ligadas a um computador central.

A pesagem dos frangos e a análise dos resultados

Quando um frango sobe no prato da balança, o seu peso é registrado automaticamente. Os resultados são avaliados, permitindo tomar as decisões adequadas. Só se deve, entretanto, introduzir mais essa forma de manejo, se ela tiver algum significado prático. Por outro lado, só uma formação técnica adequada permite analisar corretamente os resultados observados. Resultados obtidos por leigos são, por vezes, de difícil interpretação, não justificando todo o esforço empregado.

As poucas aves muito atrasadas, e que por razões individuais não acompanham o ritmo de crescimento da média, devem ser logo eliminadas e incluídas nas baixas do plantel.

Dicas importantes!

1.Toda ave encontrada morta deve ser recolhida e depositada na fossa séptica, ou fossa de cadáveres. Tais aves, nunca devem ser lançadas a céu aberto.

2.Com frequência, o avicultor deve verificar a coloração do bico e das canelas dos frangos. Se a alimentação for à base de milho amarelo, essas regiões devem apresentar cor amarelada. Caso estejam pálidas, pode significar problemas de saúde, justificando-se um exame clínico, inclusive necrópsias feitas pelo veterinário.

3.Problemas de saúde devem ser tratados preventivamente. Torna-se muito caro ter de tratar uma doença já instalada em um plantel.

Retirada dos frangos do aviário para o abate

O momento para retirar os frangos destinados ao abate deve ser combinado com antecipação. 

Retirada dos frangos do aviário para o abate

O momento para retirar os frangos destinados ao abate deve ser combinado com antecipação. Geralmente, o avicultor experiente escolhe as horas mais frescas do dia, principalmente no verão. Isso evita perdas por insolação e hipertermia. As aves que morrem durante o transporte significam prejuízo, pois não há como aproveitá-las. Elas são tratadas como cadáveres.

Algumas horas antes do momento combinado para a retirada dos frangos do aviário, as instalações devem ser preparadas. Isso depende do tipo de equipamento local. Os comedouros não devem ser abastecidos, para se evitar o desperdício. Muitas vezes, pode ser conveniente uma certa restrição de ração neste dia. Se for possível, os bebedouros devem ser suspensos, para liberar o acesso ao interior da instalação.

Os modos de carregar os engradados e apanhar os frangos são variados, podendo-se usar meios totalmente manuais, ou semiautomáticos. Quaisquer que sejam eles, todo cuidado deve ser tomado para não causar lesões corporais nas aves, desvalorizando suas carcaças. As asas são particularmente sensíveis, podendo ser traumatizadas com facilidade, inclusive com fraturas expostas.

Os frangos são colocados dentro de engradados plásticos, cada um comportando um mesmo número de aves. A capacidade de cada um varia, caso se trate de frangos grandes ou do tipo galeto. Um frango grande deve ocupar cerca de 300 cm² de piso do engradado.

Com frequência, o avicultor deve verificar a coloração do bico e das canelas dos frangos, o que indica a plena saúde das aves.

O caminhão transportador é pesado duas vezes. A primeira, quando carregado com os engradados vazios. A segunda, com todos os engradados cheios de frangos. Assim, chega-se com facilidade à média de peso por ave.

Entretanto, podem ocorrer perdas de peso no transporte entre a granja e o abatedouro. Estas variam segundo as condições de clima, de transporte e de espera no pátio do abatedouro. Pode ocorrer perda de 4%, ao final de transporte dos frangos, por duas horas, mais duas horas de espera no pátio do abatedouro.

Por Andréa Oliveira.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Avicultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, temos:

Curso CPT Produção de Frangos de Corte

Curso CPT Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura

Curso CPT Como Montar e Operar um Pequeno Abatedouro de Frangos

Curso CPT Galinhas Poedeiras - Produção e Comercialização de Ovos

Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira

Curso CPT Galinhas Poedeiras Cria e Recria

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!