WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Independente ou cooperativa. Qual a melhor forma de criação de frangos?

O conceito de integração na avicultura se refere a uma prática que envolve a incorporação de diversas atividades relacionadas à produção de frangos de corte


No Brasil, o conceito de integração na avicultura se refere a uma prática que envolve a incorporação de diversas atividades relacionadas à produção de frangos de corte, reunindo-as sob a gestão de uma empresa de maior porte, denominada "integradora". Isso é feito com o objetivo de otimizar o processo produtivo.


O professor Dr. Marcelo Dias da Silva, do Curso CPT Produção de Frangos de Corte, explica que "a integração é aplicada principalmente entre atividades que se complementam no ciclo de produção."

O sistema de integração na criação de frangos funciona da seguinte maneira:


1- A empresa integradora fornece ao produtor integrado os pintinhos, a ração, assistência técnica e assume a responsabilidade pelo abate e comercialização dos frangos.

2- O produtor integrado entra no negócio com as instalações, equipamentos, sistema de aquecimento, água, cama e mão de obra (geralmente, a mão de obra é familiar).

3- Ao final do período de criação, os frangos são retirados da granja do produtor integrado pela empresa de abate.

Esse sistema é regulamentado por meio de um contrato estabelecido entre as partes envolvidas, que contém direitos e obrigações mútuas. Embora o contrato seja individual, ele também pode ser celebrado coletivamente, envolvendo vários produtores interessados.


O contrato é um documento jurídico que possui características tanto civis quanto comerciais e deve conter cláusulas que assegurem uma renda ao produtor, oferecendo-lhe segurança. Normalmente, a renovação do contrato pode ocorrer automaticamente, enquanto o seu término geralmente exige um aviso prévio e, em geral, não dá direito a indenização.

A integração oferece vantagens para ambas as partes envolvidas, explicando assim a sua longevidade e sucesso. Para o produtor integrado, garante o fornecimento dos insumos essenciais pela empresa integradora, eliminando a necessidade de recorrer a instituições financeiras ou bancos. Além disso, o produtor tem acesso à assistência técnica vital e tem a certeza de obter uma renda no final do ciclo de criação, uma vez que não precisa investir na compra de insumos, principalmente pintos e ração, uma vez que estes são fornecidos pela empresa integradora.

Do ponto de vista da empresa integradora, essa abordagem oferece a vantagem de não precisar investir capital em instalações e equipamentos, bem como evita preocupações relacionadas à legislação trabalhista. A empresa integradora assume a responsabilidade pela qualidade dos serviços prestados e dos insumos fornecidos, além de garantir a retirada dos lotes de frangos dentro dos prazos acordados.

O produtor integrado tem o dever de executar as atividades de acordo com o que foi acordado, adquirir insumos da empresa integradora e seguir as orientações veterinárias e técnicas. A remuneração do produtor é baseada no desempenho zootécnico da criação, um aspecto que será discutido mais adiante.

Existem outros sistemas de produção, como o sistema cooperativo, em que o produtor participa das decisões e assume os riscos, e o sistema independente, no qual o produtor é totalmente responsável por todas as etapas da produção. No entanto, o sistema independente tende a diminuir, sendo mais comum em áreas próximas a cidades pequenas e médias.

Independente ou cooperativo. Qual a melhor forma de criação de frangos?

A capacitação profissional se torna um pilar fundamental para o sucesso do avicultor, proporcionando conhecimentos essenciais para a implementação eficiente dessas práticas. O Curso Criação de Frango de Corte surge como a melhor opção para quem busca acesso a conteúdos específicos e atualizados, orientações práticas e técnicas fundamentais de manejo.

Investir na capacitação é investir no aprimoramento contínuo e o sucesso profissional na avicultura de corte. Capacite-se!


Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?