
Você quer saber se as galinhas brancas botam apenas ovos brancos e se as galinhas marrons botam apenas ovos marrons? Fique sabendo, então, que a resposta é não!
A cor da casca do ovo é estabelecida geneticamente e de acordo com a camuflagem que a espécie necessita na natureza, tanto que existem ovos pintados, azuis, negros, entre outros.
Com o interesse em explorar comercialmente as galinhas, porém, linhagens têm sido criadas e aprimoradas geneticamente, de forma que, nos dias de hoje, há poedeiras brancas, que geralmente produzem ovos de casca branca, e poedeiras vermelhas, também chamadas de marrons, que geralmente produzem ovos vermelhos (ou marrons).
Ainda sim, a cor dos ovos das linhagens não se define pela cor das penas: “salvo algumas
exceções impostas pela cor dos brincos que as galinhas apresentam, ou seja, se a galinha possui brincos brancos, produzirá ovos brancos; se brincos vermelhos, ovos marrons”, explica Marcelo Dias da Silva, professor do Curso CPT Galinhas Poedeiras: Produção e Comercialização de Ovos.

Foto: Brincos vermelho e branco, respectivamente.
Com relação às diferenças entre as galinhas poedeiras de linhagens brancas e as galinhas poedeiras de linhagens vermelhas, podem ser citadas:
Tabela: comparativo entre galinhas poedeiras brancas e marrons
As empresas que produzem as linhagens disponibilizam manuais que indicam os manejos adequados para se conseguir explorar o máximo potencial dos animais, como a quantidade de ração e água diária, programa de luz, etc.
É importante anotar os dados zootécnicos da granja para ir comparando com as informações fornecidas por esses manuais, pois assim será possível verificar se a produção está dentro do esperado. Caso contrário, é preciso efetuar mudanças no manejo.
Em relação ao manejo, não existe muita diferença entre criar galinhas brancas ou marrons, porém é preciso levar em conta que a criação das marrons é um pouco mais cara, uma vez que elas comem mais ração e põem menos ovos por ano.
Em contrapartida, seus ovos são mais valorizados no mercado, alcançando preços mais altos. Para decidir, portanto, qual linhagem criar, ou se vale a pena investir na criação de ambas, o produtor deve conhecer seu mercado e oferecer o que agrada mais aos consumidores da sua região.
De um modo geral, a postura se inicia por volta da 18a/20a semana e vai até a 76a semana.
Gostou do assunto? Leia também a matéria abaixo:
- Limpeza de granja de frangos? O que fazer com os dejetos?
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.