
Precisando de uma ajudinha para entender a grande importância que tem o concentrado em uma granja de frangos de corte? Podemos ajudar! Leia essa matéria até o final e tire todas as suas dúvidas quanto a este assunto. Vamos lá?
É como diz o ditado: galinhas que não comem não engordam. Certo ou errado? Certo! Mas até que ponto? Como alimentar as galinhas corretamente, de forma a obter todo o seu potencial produtivo, e não ter prejuízos? O que fazer? Pois bem, às respostas, então!
Sem a alimentação adequada, os animais não conseguem expressar todo o seu potencial produtivo e, por isso, menos quilos de carne são obtidos ao final do ciclo de produção, o que consequentemente é convertido em menos dinheiro para o produtor, explica Marcelo Carvalho de Souza, professor do Curso CPT Gestão Econômica e Financeira na Avicultura de Corte.
Entretanto, mesmo sabendo que galinhas que não comem não engordam, nunca se deve fornecer alimento além do necessário, uma vez que isso pode sobrecarregar, e muito, os custos de produção.
Na avicultura de corte, o concentrado pode comprometer cerca de 80% do Custo Operacional Efetivo (COE) e 75% do Custo Total (CT), entretanto, é impossível fornecer menos ração que o necessário para os animais.
Em virtude disso, o que pode ser feito para amenizar o impacto dos gastos com a alimentação é proporcionar condições para que as aves tenham uma conversão alimentar o mais eficiente possível.
São medidas que podem ser adotadas nas granjas para um alto aproveitamento do alimento ingerido pelos animais:
• Proporcionar boa ambiência.
• Manejar galpão, comedouros e bebedouros adequadamente.
• Disponibilizar alimento e água na quantidade correta.
• Adquirir matérias-primas de qualidade para a composição da ração com bom custo-benefício.
Granjas com bons resultados econômicos que empregam essas medidas eficientemente chegam a comprometer, no máximo, apenas 50% da sua renda com gasto de ração.
Gostou da matéria? Quer saber mais sobre o assunto? Leia abaixo:
- Granja de frangos: como calcular o custo de produção?
Quer saber mais sobre o Curso CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Avicultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.