WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Criação orgânica de aves, saúde para o consumidor e para o criador

A produção orgânica de frangos e ovos é viável tanto em pequenas como em médias propriedades

 

Uma avaliação antecipada das principais enfermidades das aves leva-nos a concluir que prevenir é a principal solução.

 

O público, muito mais esclarecido e consciente, tem questionado a forma de criação de aves para produção de carne e ovos. Questiona o método como são confinadas, as possíveis consequências  das tecnologias empregadas para a saúde e outros.

As aves produzem muito mais, são economicamente mais rentáveis e, em virtude do processo de globalização, as doenças foram se tornando muito mais frequentes e intratáveis.

Isso traz a necessidade crescente do uso de aditivos na produção de frangos de corte e ovos. Resta a grande dúvida sobre o resíduos na carne de frango e nos ovos.

O incremento da avicultura caipira orgânica está aliada à popularização do frango caipira (convencional e claro com todos os resíduos); porém a ave caipira, com sabor característico de caça e carne firme, está popularizando inclusive a avicultura caipira orgânica. Resta, então, deixar bem claro os conceitos da produção orgânica de aves e ovos.

O curso "Criação Orgânica de Frango de Corte e Aves de Postura", produzido pelo CPT  - Centro de Produções Técnicas, sob a minha coordenação, apresenta todas as etapas e detalhes dessa criação. As aves caipiras são criadas livres e muito além de criá-las soltas, o Sistema Orgânico envolve a produção de alimentos orgânicos dentro da propriedade, indicando formas alternativas de alimentá-los, reduzindo consequentemente o custo dessa alimentação. Nesse sistema, integramos o animal, o vegetal e o solo. O vegetal nutre o animal, o animal nutre o solo, o solo nutre o vegetal.

A sanidade animal é garantida pelo uso de medicamentos homeopáticos que, fornecidos na ração, previnem e tratam as doenças infecto-parasitárias, assim como controla o grau de dificuldade de se estabelecer a avicultura perto de populações humanas: a mosca doméstica, causa de insalubridade animal e humana, é promotora até de pendências judiciais. A Homeopatia incrementa a produção de ovos, reduz os óbitos do sistema de criação, minimiza o estresse causado, impede a instalação de doenças, assim como incrementa o ganho de peso.

Poucas doenças apresentam tratamento, e esses são condenados pelo protocolo orgânico. Portanto, por meio da homeopatia, podemos prevenir e, principalmente, por meio de procedimentos de manejo e biossegurança. Vacinas são permitidas e indispensáveis na prevenção de doenças.

Respeitar o comportamento e a biologia das aves, assim como fornecer uma alimentação balanceada, complementa as condutas acima. A qualidade de vida dos animais é priorizada dentro do sistema de criação ao ar livre, assim como a qualidade de vida das pessoas diretamente envolvidas na criação.

O episódio da "vaca louca" favorece intensamente o consumo do frango orgânico como opção à carne bovina e a confiabilidade dos produtos de origem animal é garantia do selo orgânico, concedido por uma credenciadora que se responsabiliza por auditorar todo o ciclo de vida dos animais.

A produção orgânica de frangos e ovos é viável em pequenas e médias propriedades, sendo mais um produto a ser oferecido pelo produtor. Para esse produto chegar ao mercado, os pequenos devem se associar e criar uma marca própria. Ouça o que o mundo espera de nós: "o Brasil é considerado o celeiro de produção orgânica de produtos de origem animal e vegetal".

Essa tendência estará se instalando rapidamente no Brasil nos próximos anos. Prepare-se agora para o futuro.

Dra. Maria do Carmo Arenales
Médica Veterinária, especialista em Homeopatia pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, Licenciada em Ciências Biológicas.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ricardo constante

7 de out de 2013

Sou do Rio Grande Do Sul , tenho em torno de umas cem galinhas soltas na propriedade .

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!