WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Criação de gansos: principais raças, reprodução, alimentação e instalações

Se bem alimentados, os gansos podem viver em torno de 15 anos, produzir em torno de 20 a 40 ovos/ano, fornecer belas penas e excelente carne aos adeptos do gênero

Criação de gansos: principais raças, reprodução, alimentação e instalações

 

Os gansos são aves de origem bastante antiga, o que se comprova em alguns desenhos encontrados nas pirâmides egípcias (3.000 a 4.000 a.C.), ou mesmo na Odisseia de Homero (Grécia – 950 a.C.), onde o autor retrata que a mulher de Ulisses possuía 20 gansos em sua casa. Já na guerra dos Gauleses contra Roma (390 a.C.), a excelente reputação dos gansos se espalhou, pois com seu instinto de vigilância, deram alarme aos guardas romanos salvando o Capitólio de seus inimigos.

Desde então, século após século, os gansos foram ganhando espaço no mundo, conquistando inúmeros criadores. Atualmente, no Brasil, as raças mais conhecidas são a Chinês Branco e a Chinês Pardo, ambas apelidadas de gansos sinaleiros, já que ao menor sinal estranho, dão alarme, mostrando-se excelentes guardiães da propriedade. Entretanto, há também outras variedades de ganso, como o Africano, o Toulouse, o Embden, o Pilgrim, o Sebastopol, entre outras.

Principais raças de ganso:

Chinês Branco e Chinês Pardo


A raça de ganso conhecida como Chinês lembra um cisne, já que possui o pescoço longo e curvado, porte elegante e belas plumas. Dentre as demais raças de ganso, esta é a que melhor se adapta ao clima do Brasil, pois é bastante resistente. Outra característica bastante peculiar do ganso Chinês é a sua aptidão como guarda da propriedade, sendo um exímio sinaleiro, a qualquer indício estranho. Esta raça pode alcançar 5 kg ou mais e botar em torno de 20 ovos, já na primeira postura anual.

Africano

O ganso Africano possui o pescoço comprido, acinzentado, com uma raia escura na parte de trás, que segue da cabeça às espáduas. O seu bico é negro, na parte de cima, com uma protuberância na parte de baixo, lembrando um chifre sem ponta. O Africano é um excelente reprodutor, o que o difere do Toulouse. Quando adulto, o macho pode chegar aos 9 kg. Quanto à postura, a fêmea pode produzir até 40 ovos/ano.

Toulouse

Dentre as demais raças de ganso, a Toulouse é a mais pesada, podendo alcançar os 15 kg. Sua plumagem possui o tom cinza-escuro, com algumas listas (no tom cinza claro no peito). Na França, a raça Toulouse é criada para a produção de carne, principalmente de fígado, com o qual é elaborado o Pathe-de-Foie-Gras, conhecido na gastronomia mundial. Já as fêmeas produzem em torno de 20 a 40 ovos/ano.

Embden (Bremem)

A raça de ganso alemã Embden (Bremem) possui a plumagem inteiramente branca e seus olhos são azuis. As belas penas da Embden são comercializadas para a confecção de travesseiros. Os machos da espécie podem alcançar os 10 kg rapidamente, o que torna esta ave típica para o abate. Já as gansas Bremem possuem boa postura (em torno de 20 a 30 ovos/ano), igualando-se a fêmeas de outras raças.

Sebastopol

O ganso da raça Sebastopol possui uma bela plumagem frisada, com coloração branca, característica que o torna uma bela ave ornamental. O macho do Sebastopol pode alcançar os 12 kg, quando adulto. É uma ave produtora de carne e ovos. Já na primeira postura, a gansa pode produzir de 40 a 60 avos/ano. Entretanto, ela não consegue chocar tamanha quantidade de ovos, por isso a necessidade de uma chocadeira elétrica, ou mesmo, galinhas servindo de amas.

O período de acasalamento ocorre aos 8 ou 9 meses de vida.

Para a maioria das raças de ganso, o período de acasalamento ocorre aos 8 ou 9 meses de vida, entre os meses de julho e dezembro.

Aspectos gerais dos gansos:

Reprodução


Para a maioria das raças de ganso, o período de acasalamento já ocorre aos 8 ou 9 meses de vida, entre os meses de julho e dezembro. Entretanto, para o melhoramento genético, os criadores devem selecionar os melhores exemplares na proporção de 1 macho para 2 fêmeas, ou 1 macho para 3 fêmeas. Geralmente, na primeira postura, as gansas produzem em torno de 20 ovos, que eclodem de 28 a 32 dias.

Alimentação

Os gansos são aves herbívoras, com tendências omnívoras, alimentando-se geralmente de capim, legumes, frutas, grãos, ervas, caracóis, insetos e minhocas. Entretanto, para crescerem saudáveis e para equilibrar a ingestão de nutrientes, os gansos, principalmente os criados em cativeiro, necessitam de ração conforme a faixa de idade.

Instalações

Os gansos são aves bastante rústicas e se adaptam muito bem aos mais diversos climas. Entretanto, para o conforto das aves, os gansos devem ser criados ao abrigo do sol e da chuva. Como são aves aquáticas, os gansos necessitam de um tanque para banhos e mergulhos rotineiros, principalmente  no calor. Muitos criadores criam os gansos dentro de um cercado, onde possam se locomover livremente e se proteger dos predadores. Além disso, cada gansa necessita de um ninho para a postura de seus ovos.

Penas de ganso, como tirá-las sem agredir a ave?

Apreciadas para a confecção de travesseiros e edredons, as penas de ganso são mais uma opção de lucro ao criador desta magnífica ave. Entretanto, para retirá-las do ganso, não se deve submeter a ave ao estresse nem ao sofrimento. Por isso, a melhor forma de extrair as penas do ganso é esperar a época da muda, que ocorre entre a estação mais fria do ano e a primavera. Neste período, as penas caem naturalmente. Em algumas raças de ganso, basta tocá-las, que estas já caem facilmente.

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Rural News, Globo Rural, ABC Aves, Enciclopets e Novo Negócio.

Conheça mais sobre criação de aves, acessando os Cursos CPT, da área Avicultura, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas.

Entre os cursos, destacam-se:

Curso CPT Criação de Marrecos

Curso CPT Codornas - Iniciando a Criação

Curso CPT Codornas - Recria e Reprodução

Curso CPT Criação de Frango e Galinha Caipira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Francisco Miguel Gonçalves

19 de ago de 2020

Gostaria de saber que gonso não gosta de ficar dentro de uma lugar fechado fiz uma casa mais eles não entram

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de ago de 2020

Olá, Francisco!

Neste caso, recomendamos que procure um especialista na área para ajudá-lo com os detalhes da criação.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Tatiana

31 de mai de 2020

Olá! Gostaria de saber se gansos de diferentes espécies criados juntos, mantém a espécie ou podem misturar a raça nas linhagens futuras.

Gabriel

20 de mai de 2020

Qual ração devo dar os meus animais: 1 gansos e 2 gansas?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2020

Olá,Gabriel 

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Nesse caso, é importante que você procure um veterinário em sua região para que o mesmo possa orientá-lo de maneira mais eficiente.

Atenciosamente,

Erika Lopes

 

JOSE MARIA DEL CASTILO

23 de mar de 2020

possuo propriedade rural e gosto de criar mas não tenho nenhuma tecnica, temos em pequena quantidade: Ganços, marrecos, galinhas, porcos de raça, coelhos e cavalos. Gostaria de aprimorar nossos conhecimentos para melhorar a criação e reprodução dos animais, nossa propriedade rural tem 100 he com bastante agua(com lago e Igarape

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de set de 2020

Olá, José!

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Temos curso que pode ajudar. Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Alex Lourenço da Silva

13 de out de 2019

Por favor, enviar dicas.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2019

Olá, Alex

Como vai?

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área de avicultura.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Emerson

13 de jun de 2019

Olá, Minha gansa fez o ninho a beira da lagoa, devo retirá-lo por causa da umidade e da chuva pois não tem teto? Ou não tem problema? E quantos ovos põe uma gansa africana?

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jun de 2019

Olá Emerson,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O ideal é colocar o ninho em um local coberto, pois o excesso de água pode causar danos aos ovos. Em relação a quantidade de ovos, isso depende da idade e do manejo do animal.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Renato

11 de abr de 2019

Boas idéias.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de abr de 2019

Olá Renato,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.  Ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Reginalda constamte

16 de mar de 2019

Minha gamsa esta doente nao consegue andar e fica babando e nao come

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de mar de 2019

Olá, Reginalda!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para maiores informações, sugerimos que procure um especialista na área.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Joaquim Clayton

12 de fev de 2019

Gostei das dicas sou um iniciante.

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de fev de 2019

Olá Joaquim,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Joan Ataides

20 de out de 2018

Comprei 2 gansos já fez 8 meses agora uma começou a botar e chocou com 5 ovos a outras que pensei que fosse macho e fêmea evitou 4 ovos e agora estou sem saber se vai tirar porque elas 2 são fêmeas e já tem 8 meses que estão aqui na fazenda mim ajuda aí por favor

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de out de 2018

Olá Joan,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

De uma lida neste artigo, ele fala sobre formas de chocar os ovos. Clique aqui.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!