WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça a permacultura na criação de frangos de corte e aves de postura

Alimentos produzidos em maior quantidade e de forma ecologicamente correta

Sustentabilidade e ética no uso da terra são as marcas do conceito de permacultura (junção das palavras permanente e cultura). Trata-se de um tipo de produção baseado em cultura permanente. Ele combina características do meio natural com características dos frangos de corte e das aves de postura, e assim se obtém a criação de sistemas ecologicamente corretos e economicamente viáveis. Para isso, aproveitam-se tanto conhecimentos empíricos quanto científicos, sobre os quais o avicultor precisa inteirar-se caso deseje conhecer todos os benefícios da avicultura orgânica.

As aves participam da adubação do solo, o que favorece o crescimento das plantas e contribui também para a alimentação animal

Na prática, a permacultura oferece uma ecologia cultivada, que produz alimentação humana e animal acima das quantidades convencionais. Isso ocorre por meio da interação de culturas permanentes (ex.: frutas arbóreas e café) com culturas temporárias (ex.: hortaliças, cereais e criação de animais). No que diz respeito aos animais, esses participam da adubação do solo, o que favorece o crescimento das plantas e consequentemente contribui também para a alimentação animal, é o que ocorre com os frangos de corte e as aves de postura. Aliás, nesse sistema, realizam-se tanto a rotação de culturas quanto de outras aves, além de cabras, ovelhas e bovinos.

Entretanto, é preciso saber que "existem dois passos básicos para um bom projeto permacultural. O primeiro trata de leis e princípios que podem ser adotados em quaisquer climas ou condições culturais; o segundo já é mais associado a técnicas e a práticas que mudam de um clima ou cultura", informa a médica veterinária Maria do Carmo Arenales, professora do curso Criação Orgânica de Frangos de Corte e Aves de Postura, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Princípios da permacultura

Sendo assim, o avicultor precisará conhecer esses princípios, os quais se fundamentam na ecologia, na conservação de energia, no paisagismo e na ciência ambiental. Entre eles, o curso cita:

- localização relativa: cada elemento (casa, tanques, estradas, etc.) é posicionado em relação a outro, de forma que se auxiliem mutuamente;
- cada elemento executa mais funções;
- cada função importante é apoiada por muitos elementos;
- planejamento eficiente do uso de energia para a casa e os assentamentos (zonas e setores);
- preponderância do uso de recursos biológicos sobre o uso de combustíveis fósseis;
- reciclagem local de energias (ambas: as humanas e as combustíveis);
- utilização e aceleração da sucessão natural de plantas, visando ao estabelecimento de sítios e solos favoráveis;
- policultura e diversidade de espécies benéficas, objetivando um sistema produtivo e interativo;
- utilização de bordas e padrões naturais para melhor efeito.

Localização

Outro aspecto importante da aplicação da permacultura na criação orgânica de frangos de corte e aves de postura é a localização, ou distribuição, dos elementos que interagem no sistema. Em outras palavras, isso quer dizer que a permacultura não considera a água, a galinha e a árvore isoladamente. Eles estão conectados e isso influencia na localização de cada componente do projeto.

O curso explica essa questão por meio do seguinte exemplo: açudes e tanques de água são mais bem localizados acima da casa e do jardim, de forma que a gravidade (e não uma bomba) seja usada para dirigir o fluxo. Quebraventos caseiros são colocados de forma a defletir o vento, mas não a sombrear a casa, do sol e de inverno. O jardim é posicionado entre a casa e o galinheiro, de forma que os restos do jardim sejam coletados no caminho para o galinheiro, o estrume das galinhas possa ser facilmente removido para o jardim, e assim por diante.

Funções dos elementos

Assim, cada elemento pode ter várias funções, mas isso dependerá do posicionamento escolhido para cada um deles. Sobre isso, o curso menciona que um tanque pode ser utilizado para a irrigação, o fornecimento de água aos animais, o cultivo de plantas aquáticas e o controle de incêndios. Também é um habitat para pássaros aquáticos, piscicultura e um refletor de luz. A parede de um açude pode servir como estrada, quebra-fogo e uma área de produção de bambu.


Conheça outros tópicos referentes à permacultura e à criação orgânica de frangos de corte e aves de postura. Acesse o curso CPT e confira!

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?