WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Você conhece os Agapornis?

Agapornis são lindos piriquitos, divididos em nove espécies, todas de origem africana, sendo uma delas a Swinderiana, não encontrada até hoje em cativeiro

Você conhece o Agapornis?   Artigos Cursos CPT


Você conhece os Agapornis? Não? Pois bem. Agapornis são lindos piriquitos, divididos em nove espécies, todas de origem africana, sendo uma delas a Swinderiana, não encontrada até hoje em cativeiro.

A cor original dos Agapornis é verde, em todas as espécies. Os Roseicollis possuem uma máscara vermelha na altura da testa, que acompanha até o meio do peito, como se fosse um babador, clareando de cima para baixo até ficar um rosa escuro. O corpo é praticamente todo verde, com as voadeiras primárias pretas. Na região do dorso, apresenta a cor azul celeste, que é uma cor que modifica muito em relação às combinações de mutações, situando-se, também, no local em que sempre que examinamos as aves, pois detém informações.

A espécie Personata é uma das espécies de aro branco, chamada assim pois possuem um aro em volta do olho que destaca, em função das outras espécies. São quatro, no total, que possuem esse aro branco em volta dos olhos: personata, fischer, nigrigenis e liliane. Alguns autores, inclusive, destacam que a espécie é Personata e as subespécies são as aqui destacadas, portanto, chamam-nas Personata personata, Personata fischeri e assim por diante.

“Eles (inclusive) delineiam a região de seu habitat, bastante próxima entre as quatro espécies (ou subespécies)”, afirma Paul Richard Wolfensberger, professor dos Cursos a Distância CPT da área Pequenas Criações. No entanto, chamamos a atenção por considerarmos que são espécies diferentes, por dois motivos :


1- No mundo todo, inclusive no Brasil, essas espécies concorrem separadamente por terem ou apresentarem seus fenótipos completamente diferentes.
2- Desde o fenótipo, passando por comportamento, identidade e características de criação trata-se de espécies diferentes, e devem ser tratadas como tal.

A espécie nigrigenis, junto com a liliane, são as menores dessa série, sendo as outras duas de aro branco. A menor das espécies é o cana, a única espécie que não é encontrada no Continente Africano, pois provém da ilha de Madagascar. A maior das espécies (o outro extremo) é a Taranta, em que também o macho é diferente da fêmea. A última das espécies que se encontra em cativeiro, é a Pullaria, muito rara e muito difícil de reproduzir.

Os Agapornis são de constituição robusta, e de criação muito fácil, sendo pouco sujeitos a doenças. Sua criação constitui uma distração encantadora, e a venda de seus numerosos filhotes permitem o retorno das despesas feitas com o magnífico entretenimento. Vale lembrar que o importante, ao adquirir um único Agaporni ou um casal, é a época, ou seja, logo após este ter sido "desmamado", ou às vezes até mesmo antes, desde que se substitua a alimentação da mãe por alimento artificial. Esse fato é importante, para que o Agapornis adquira um contato íntimo com o seu dono, tornando-se muito manso.

Um cuidado especial deve ser tomado na hora de adquirir as matrizes. Deve-se ter sempre em mente a procura de pássaros saudáveis e de preferência jovens. Para êxito nessa busca, vale ressaltar a paciência, pois as visitas às lojas ou criadouros é de vital importância. O local deve satisfazer a questão básica de higiene e saúde. Encontrado o local, passa-se à escolha dos pássaros. Devem ser observadas as pernas, os pés, a região ao redor do bico e se as narinas estão completamente limpas, livres de qualquer infestação. Deve-se dar preferência aos Agapornis que tenham sido anilhados. A anilha é como se fosse o registro da ave, ou "certidão de nascimento". É um pequeno anel metálico, contendo alguns dados sobre a ave, principalmente o ano de nascimento. Preferencialmente, tente adquirir pássaros do ano em curso ou, no máximo, do ano anterior, e de criadores idôneos.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT, da área Aves Exóticas.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?