WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Saiba tudo sobre criação de pavão

A criação de pavões mostra-se como uma excelente oportunidade de negócio, pois o investimento é relativamente baixo e o valor das aves no mercado é alto

Criação de Pavão

Originário da Índia, da Malásia e do Congo, o pavão disseminou-se pelo mundo e tornou-se uma das aves ornamentais e exóticas mais admiradas pelos brasileiros. Nosso país possui clima favorável à ave (tropical), com 14 horas de sol (primordial para a sua reprodução). Além disso, a criação de pavões mostra-se como uma excelente oportunidade de negócio, pois o investimento é relativamente baixo, o manejo é simples e o valor das aves no mercado é alto.

Segundo os professores João Batista de Oliveira e Oswaldo Feierabend, do Curso CPT Criação de Pavões, no Brasil, o pavão é criado como ave ornamental, utilizada para enfeitar chácaras, sítios e jardins. Há grande demanda por suas belíssimas penas, principalmente antes do Carnaval, além da carne (presente em muitos restaurantes de comidas exóticas), que é muito saborosa, e do ovo, também com relativa aceitação no mercado.

Os pavões são muito dóceis e se adaptam bem em cativeiro, contanto que o seu manejo seja adequado. Embora resistentes a doenças, o viveiro deve garantir às aves bem-estar, higiene e abrigo (com água fresca e límpida, além de uma alimentação nutritiva). Dessa forma, a expectativa de vida das aves pode chegar até os 16 anos e sua reprodução pode ocorrer até os 6 anos.

Com quantas aves posso começar?

Inicie a criação com matrizes adquiridas de fornecedores idôneos. Você pode optar por várias raças com linhagens puras, como pavão-azul-real, pavão-branco, pavão-verde-de-java, pavão-ombros-negros e pavão-alerquim. Comece com um macho e uma fêmea até ganhar experiência e estar seguro para aumentar o número de aves em sua criação.

Como devem ser os viveiros?

Os viveiros devem ser construídos em áreas com terreno seco, onde há boa incidência de raios solares. Recomenda-se um espaço com areia, pois os pavões têm o costume de se deitar em terrenos arenosos e de ciscar grãos de areia (que auxiliam em seu processo digestivo).

Os materiais mais comuns para a construção dos viveiros são: madeira, tela de arame e telhas de barro. Eles devem ser instalados em uma área mínima de 3 m x 2 m e altura de 2,5 m. Nas laterais, devem ser colocadas telas e no teto, telhas para proteger as aves do sol excessivo e da chuva.

Mesmo no terreno seco, espalhe palha seca ou serragem (trocar a cada oito dias) para que as aves não entrem em contato direto com o chão.

Como deve ser a alimentação dos pavões?

Com 24 horas de vida, os pavõezinhos devem ser nutridos com ração inicial (durante seis meses). Como reforço, dê às avezinhas ovos cozidos e folhosas picadas (menos alface). Após esse período, forneça ração de crescimento. Já na época de acasalamento, forneça ração de reprodução/postura. Disponibilize às aves um bebedouro automático para que sempre tenham água limpa e fresca.

Como ocorre a reprodução dos pavões?

Os pavões iniciam sua maturidade sexual com 2,5 anos de vida. O acasalamento ocorre de setembro a janeiro. As fêmeas fertilizadas põem (de duas a três posturas por ano) em torno de 20 a 30 ovos (a eclosão ocorre em 30 dias).

Por Andréa Oliveira.

Fontes: Globo Rural e Cursos CPT.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Carlos Roberto Cardoso

15 de mai de 2018

Excelente matéria!

Resposta do Portal Cursos CPT

16 de mai de 2018

Olá Carlos Roberto,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Miram Kormann

22 de abr de 2017

Boa tarde!!! Gostaria de saber se o pavão acasala com somente uma fêmea, ou ele acasala com maior número de fêmeas?

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de abr de 2017

Olá Miriam,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Geralmente, ele costuma acasalar com todas as fêmeas do seu harém.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Roberto Aparecido de Oliveira

20 de fev de 2016

Bom dia! Moro em um sitio, tenho 6 pavão macho e 8 fêmea, todos criados solto. quero fazer um viveiro para prender no tempo de botar. Qual sera o modelo que faço e se tenho que dar remédio obrigado aguardo

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de fev de 2016

Olá Roberto,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Aves de chão não precisam de tanto espaço para voar, bastando 2 poleiros altos, que servem perfeitamente, mas o espaço de chão deve ser amplo. O chão em rede está fora de questão para esse tipo de aves, por ser desconfortável para estas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!