Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Descubra como legalizar pássaro coleiro

Após cadastro no IBAMA, o criador do coleiro pode requisitar as anilhas, assim como realizar o registro de filhotes

Descubra como legalizar o pássaro coleiro

Todo aquele que pretende investir em criação de coleiros deve seguir algumas exigências legais obrigatórias. A qualquer infração dos termos do artigo 77 (Decreto nº 6.514/2008) o indivíduo estará sujeito a sérias penalidades – dentre elas, multa. Mas como legalizar o pássaro coleiro? Primeiramente, é fundamental obter autorização anual para criação amadora de pássaros (apenas maiores de 18 anos). A requisição deve ser realizada de 1° de agosto a 31 de julho (do ano subsequente).

Vantagem do registro junto ao IBAMA


Ao comprar um coleiro de um criador comercial, ele deve vir acompanhado de nota fiscal e registro no IBAMA. Dessa forma, o comprador não precisará fazer novo registro do pássaro no IBAMA (criador amador). Uma das vantagens é poder transitar livremente com o coleiro no estado onde a ave foi registrada. Já em viagens interestaduais, é necessário laudo veterinário. É estritamente proibida a exportação de coleiros.

Direitos do criador de coleiro regularizado


Após o cadastro do pássaro coleiro no IBAMA, o criador pode requisitar as anilhas, assim como realizar o registro de filhotes, pois estará regularizado perante a lei que dispõe sobre criação de pássaros silvestres. A inclusão na categoria de “Criador Amador de Passeriformes” é realizada, via internet, na página de serviços online do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Entrega de documentação e cópias autenticadas


Para que a autorização seja liberada, o criador deve se dirigir ao órgão federal de sua jurisdição, com a seguinte documentação: comprovante de residência referente aos últimos 60 dias; CPF e RG (ou outro documento oficial com foto). Se os documentos forem entregues pessoalmente na unidade do IBAMA, a autenticação das cópias não será necessária. Basta apresentar os documentos originais.

Alterações nos dados cadastrais


Além da entrega dos documentos junto ao IBAMA, o interessado deve pagar uma taxa específica para a categoria de Criador Amador de Passeriformes (criadores de coleiros, agapornis, canários, curiósperiquitos e outros). Com isso, ele terá direito à compra de pássaros de outros criadores amadores. É importante lembrar que, a qualquer alteração no cadastro (como endereço) do criador do coleiro, os dados devem ser atualizados no sistema (em até 07 dias). Já os documentos devem ser enviados ao IBAMA em até 30 dias.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Aves Exóticas.

Fonte: ocoleiro.com

Por Andréa Oliveira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

VALERIA SOUZA DA SILVA

21 de mar de 2019

Boa noite!! Recentemente encontrei um coleiro ainda jovem, com uma das asas machucada. O ferimento foi tratado e ele agora está bem, cantando e adaptado a gaiola. Gostaria de saber se preciso registrar no IBAMA, pois pretendo ficar com ele, e em caso afirmativo, como devo proceder? Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de mar de 2019

Olá Valeria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações, sugerimos consultar um especialista da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

 

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!