WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Perus - você sabe como iniciar uma criação doméstica?

A criação doméstica de perus está em pleno crescimento no Brasil. Com seus detritos produz-se excelente esterco; suas penas são usadas para fins diversos e seus ovos são destinados à incubação

 

A criação doméstica de perus (galiformes do gênero Meleagris, originário da América do Norte) é apontada como uma atividade em grande crescimento no Brasil. Graças às suas condições de clima, solo e tecnologia, o País produz 337 mil toneladas de carne de peru por ano, das quais 90% são direcionadas à exportação, já que o consumo interno fica muito restrito à época de Natal. Mas a atividade não para por aí; outras vantagens ainda podem ser acrescentadas à atividade: com seus detritos produz-se um esterco de qualidade superior ao de boi ou cavalo; suas penas são aproveitadas para usos diversos e seus ovos, apesar de serem de grande qualidade para o consumo humano, são destinados à incubação.

Características físicas dos perus


1. Plumagem: característica física comum entre machos e fêmeas é que ambos possuem a cabeça e o pescoço descoberto de penas. Pretas, castanhas ou até mais claras, são as possíveis cores daquelas que cobrem o resto do corpo dos perus.

2. Sexo: ara diferenciar os machos das fêmeas, uma boa dica é observar a presença de carúnculas (apêndice carnoso localizado abaixo do bico), que só os machos possuem. A altura média dos perus é de 1,17 m, gostam de caminhar, mas também voam se necessário.

3. Comportamento: na natureza, os perus são comumente observados em grupos de até 20 aves, em lugares próximos a árvores

4. Peso: quando em vida selvagem, os perus chegam a pesar de 8 a 10 kg o macho, e de 4 a 5 a fêmea. Em cativeiro, criação doméstica, os perus podem chegar a pesar mais de 15 kg devido a processos de manejo e visando aumentar o rendimento de carne para o consumo humano.

Criação doméstica


O primeiro passo para que a criação tenha sucesso, é conscientizar o produtor da necessidade de se proporcionar boas condições de higiene, alimentação e manejo aos perus. Há duas formas de se iniciar a criação: com filhotes recém-nascidos (1 dia de vida) ou com aves já adultas. Porém, a que demanda menos custos e menores instalações é a criação de perus a partir de 1 dia de idade.

- Fase: 1º até 3 meses

Quando a aquisição dos filhotes for feita por meio do método natural, a incubação dura 28 dias. A perua, de acordo com o seu tamanho, pode “cobrir” de 18 a 25 ovos. Caso opte pelo método de incubação artificial, por meio de incubadeiras, método mais empregado ultimamente, é possível obter grandes quantidades de filhotes ao mesmo tempo, durante todo o ano. Mas cuidado! Para a incubação, os ovos tem de estar frescos (no máximo 10 dias) e devem ser de aves selecionadas com critério.

Esta é a fase que pede por maiores cuidados, já que os perus, até esta idade, não possuem muita resistência. Até aos 3 meses devem ser bem protegidos do sol, das chuvas, dos ventos e da umidade.  Quando em pequenas criações e nos primeiros dias, os filhotes devem ser muito bem alimentados, podendo receber canjiquinha de milho, ovos cozidos picados, verduras picadas, pão com leite e aveia. A água precisa estar sempre fresca e limpa.

- Fase: após 90 dias

Passados o período de 90 dias, as aves estarão mais resistentes e, portanto, poderão se juntar às outras. Quando em pequenas áreas, os perus devem ser criados no chão. Quando em galpão, há necessidade de cobrir o chão com "cama" de maravalha fina, sabugo moído ou outro material absorvente.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Avicultura.


Por Silvana Teixeira.
Fonte/sites: Rural News; Apostilas Gratuitas.info; Criar e Plantar; Portal Agropecuário;

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Luiz Abrahão de Lima

28 de ago. de 2018

Gostaria de saber dicas sobre criação de perus. E como adquirir o curso. Valor e forma de pagamento. Favor mandar alguns trechos do curso.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago. de 2018

Olá Luiz,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Para mais informações, nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

DANIELE HERMOGENIO PINTO BARBEITO

6 de ago. de 2018

Olá, minha mãe possui um casal de perus e já estão na segunda cria e os filhotes estão morrendo, não chega nem ao 3 mês. Dão vários caroços na face e ficam todos molhinhos. gostaria muita da ajuda de vcs.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de ago. de 2018

Olá Daniele,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Sugiro que na proxima cria, você leve ao veterinário, para ele analisar e prescrever o remédio.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Maridalto silva Barretto

18 de out. de 2014

Gostaria que mandassem algumas coisas sobre o manejo de como criar peru.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de out. de 2014

Olá, Maridalto!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As seguintes matérias podem ser de grande ajuda: Criação de perus - período de engorda, forma de abate e raças comerciais; Criação de perus - reprodução, postura de ovos, incubação e sexagem.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?