WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de perus - infraestrutura necessária

Na criação doméstica, os perus podem ser mantidos confinados ou, então, soltos em cercados. As infraestruturas podem ser simples, porém devem ser sempre muito bem higienizadas

Criação de perus - infraestrutura necessária para a criação. Foto: ScottieT812

 

Na criação doméstica, os perus podem ser mantidos confinados ou, então, soltos em cercados. As infraestruturas podem ser simples, porém devem ser sempre muito bem higienizadas e é muito importante que os perus recebam toda assistência e controle possível, de forma a garantir o sucesso da criação.

Infraestrutura para os filhotes recém-nascidos

Os filhotes de perus, após saírem dos ninhos, devem ser colocados em criadeiras ou baterias. O piso deve ser de tela, ripa de madeira ou protegido por uma cama adequada. É importante saber que um metro quadrado comporta 10 filhotes. É importante que se mantenha uma fonte de calor (lâmpada de raios infravermelhos) de forma a aquecer o local. Esta medida não é necessária quando os filhotes tiverem uma mãe biológica e neste caso, deverão ser colocados em gaiola com fundo de tela ou em galpões com cama de material absorvente, como palha de arroz, maravalha fina, e outros, já que não devem pisar diretamente no chão. Deverão permanecer neste sistema por um período aproximado de 90 dias quando, então, poderão ser levados para áreas maiores (quintal), providas de grama, ou, então, para galpões.

Infraestrutura para os filhotes maiores

Como sabemos, os perus até os 3 meses de vida são muito frágeis e susceptíveis a doenças, mas passado este período eles passam a ser muito resistentes. Sendo assim, no que diz respeito à infraestrutura necessária para a sua criação, basta que lhes sejam fornecidos abrigos para passarem a noite e se protegerem das chuvas, dos ventos, do frio, da umidade e do sol muito forte. Seja em abrigos ou galpões, o criador deverá providenciar poleiros, todos à mesma altura, medindo 5 cm de grossura e 10 de largura, separados 60 a 80 cm uns dos outros e abrigando 2 a 3 perus por metro linear.

Infraestrutura para os perus jovens a adultos

Sugere-se colocar a criação de perus em terrenos grandes, secos, gramados e com divisões para permitir a rotação das pastagens. Nos dias iniciais após a soltura, os comedouros e bebedouros devem ficar próximos aos abrigos, para que se acostumem com a condição de liberdade. Em seguida, os comedouros e bebedouros deverão ser afastados gradualmente, obrigando as aves a se espalharem, fazendo exercícios. Se a criação se realizar em terrenos pequenos, os perus devem ser mantidos em confinamento (galpões), até serem vendidos, já que é desaconselhável ficarem em locais muito pisados e dos quais não possam ser mudados, pelo menos, uma vez por semana.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Avicultura.

Por Silvana Teixeira

Fonte/sites: Rural News; Apostilas Gratuitas.info; Criar e Plantar; Portal Agropecuário;

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!