WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Patchwork: arte em retalhos

Uma ótima opção para quem pretende lucrar se dedicando a uma atividade artesanal relaxante e terapêutica

Peças com motivos natalinos estão em alta nesta época do ano para decorar a casa e para presentear

O Patchwork é uma modalidade de artesanato bastante conhecida atualmente por ser um trabalho que une simplicidade e elegância. Um tapete ou uma colcha produzida através desse processo torna o ambiente ao mesmo tempo bucólico e sofisticado, trazendo leveza e originalidade para a decoração.

Além de ser uma opção decorativa, o Patchwork tem sido uma fonte de renda para várias pessoas que veem nele uma alternativa para complementar o orçamento doméstico e até mesmo para serem donas de um negócio próprio. Pouco se sabe sobre a origem dessa arte e como ela deixou de ser uma mera técnica de costura caseira para se tornar um produto valorizado no mercado.

A origem do Patchwork

Há registros históricos de que os faraós já usavam roupas acolchoadas no século IX a.C., pois esse tipo de vestimenta começou a ser produzido desde que o homem aprendeu a tecer. Também existe a versão de que essa técnica de artesanato foi levada para o antigo Oriente por comerciantes, chegando posteriormente à Alemanha e à Inglaterra, onde o Patchwork costumava ser vendido, em sua grande maioria, como túnicas clericais e tapetes. Estes, na época de Henrique VIII, eram considerados os presentes de casamento mais nobres.

Na Idade Média, os cavaleiros costumavam usar os acolchoados por baixo da armadura de metal como proteção. Na Europa, todos os restos de tecido eram guardados para serem, posteriormente, costurados uns nos outros. Ao ser forrada com lã de animais, essa costura artesanal se transformava em uma grande coberta que protegia os europeus do frio.

Entre as outras versões acerca do surgimento da técnica de Patchwork, há a de que foram os ingleses os responsáveis pela sua vinda para a América, durante suas fugas de perseguições religiosas. Os ingleses tinham uma cultura rígida, na qual as atividades das mulheres se restringiam ao trabalho doméstico e manual. Elas quase nunca saiam de casa, a não ser para irem à igreja ou a reuniões de Patchwork. Estas eram um motivo para as mulheres se libertarem de uma rotina cansativa e solitária.

Os temas do Patchwork

A criatividade confere às peças um toque de requinte e sofisticação que valorizam o ambiente

Os temas e as formas do mosaico Patchwork variavam de acordo com o momento histórico. Durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, por exemplo, motivos patrióticos eram muito utilizados. Em meados de 1800, as moças costumavam seguir uma tradição na qual elas deveriam fazer doze colchas antes do casamento, utilizando, na última delas, os blocos Double Wedding Ring (dois anéis de casamento entrelaçados). 

Ao longo do tempo, muitos outros motivos foram utilizados, bem como muitas ferramentas para auxiliar na precisão e na rapidez do corte do tecido foram criadas, além, é claro, da variedade de cores e de estampas desenvolvidas pela indústria têxtil. Todos esses fatores contribuíram de maneira singular para o desenvolvimento dessa técnica artesanal que se consolidou como uma arte e como uma mercadoria altamente valorizada por decoradores e outros profissionais da área.

Como fazer Patchwork

O curso Patchwork: Técnica e Arte em Retalhos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, contém todas as informações necessárias para quem pretende se capacitar e começar seu próprio negócio trabalhando em casa. As professoras Elsie Gilbert e Bete Grifth ensinam passo a passo como confeccionar as mais belas peças de Patchwork.

Ao longo do curso, você aprenderá a confeccionar os objetos mais procurados pelos consumidores. Siga as dicas das professoras e inove o comércio artesanal oferecendo peças ainda mais atrativas. A partir das peças básicas, você poderá produzir outras, explorando a sua criatividade e o seu conhecimento adquirido através do curso.

Por Camila Guimarães Ribeiro

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!