WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Patchwork é obra de arte em retalhos

O Patchwork é um artesanato que se aproxima da arte por causa da beleza e criatividade das peças

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2035/m-patchwork.jpg

O Patchwork consiste no corte de variados tecidos em formas geométricas, ligando-as para formar uma superfície de mosaico.

O Patchwork, que significa trabalho em retalhos, é uma arte muito antiga que consiste no corte de variados tecidos em formas geométricas, ligando-as depois para formar uma superfície de mosaico com uma infinidade de formatos.

Passada de geração a geração, a técnica, que têm suas origens na Europa, veio para a América com os primeiros colonizadores e já constitui tradição nos Estados Unidos, onde, atualmente, voltou à cena, com força total. Em crescente expansão em todo o mundo, está presente na decoração e na moda, e as possibilidades de criação são infinitas, constituindo uma atividade excelente para quem quer se dedicar a um hobby, ou mesmo para quem quer uma alternativa de renda.

O patchwork é caracterizado pela parte superior, ou o topo do artesanato. Já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento. De todas as artes populares, essa é realmente única, pelo fato de não requerer grandes meios e de ter um efeito imediato. Fazem-se coisas maravilhosas e úteis de uma forma agradável.

Vale ressaltar que a criatividade e o bom gosto são quesitos fundamentais para obter bons resultados na confecção das peças. Uma dica é começar desenvolvendo os trabalhos mais simples e, com a prática, passar para os maiores e mais complexos. O investimento em material é muito baixo, e o retorno em satisfação é grande. Além disso, as peças de Patchwork são muito valorizadas no mercado e você pode fazer dessa a sua atividade profissional.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2035/m-patchwork-.JPG

A criatividade e o bom gosto são quesitos fundamentais para obter bons resultados na confecção das peças.

Com o objetivo de disseminar essa arte, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Patchwork – Técnica e Arte em Retalhos”, no qual você vai aprender as técnicas básicas para fazer os blocos mais tradicionais e os mais usados em todo o mundo, além de conhecer algumas das técnicas que têm conquistado o marcado nacional. Nele, você receberá informações da jornalista Elsie Gilbert e da estilista de moda Bete Grift; abordando assuntos como:  bloco básico, cerca de barras, bloco de nove, bloco de quatro, estrela de oito pontas e outras.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Um universo colorido feito de retalhos de pano, milimetricamente cortados em escala geométrica, unidos com linha, de formas artesanal ou à máquina, e organizados de maneira harmoniosa. A arte que nasceu a partir de uma necessidade, remendar tecidos, é hoje admirada e praticada por milhares de artistas e leigos. Com ela é possível confeccionar  colchas, almofadas, roupas, aventais, painéis, tapetes, cortinas e muito mais, basta exercitar a paciência e usar a criatividade.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!