WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Moldagem em cerâmica para peças decorativas

As cerâmicas decorativas vêm se destacando como um acessório indispensável nos mais variados ambiente

Moldagem em cerâmica para peças decorativas

Conquistando, cada vez mais, um nível de inigualável beleza, as cerâmicas decorativas vêm se destacando como um acessório indispensável nas ornamentações dos mais variados ambientes.

 

Conquistando, cada vez mais, um nível de inigualável beleza, as cerâmicas decorativas vêm se destacando como um acessório indispensável nas ornamentações dos mais variados ambientes. Além de sua suavidade e beleza, elas também são consideradas uma excelente fonte de renda para aqueles que as produzem. Uma peça decorativa, se bem trabalhada, tem seu preço muito valorizado no mercado, o que contribui, e muito, no orçamento familiar dos artesãos.

No entanto, para que se consiga a máxima qualidade no resultado final, alguns procedimentos devem ser seguidos durante a preparação da matéria-prima da cerâmica, a argila. A técnica de utilização da cerâmica atravessou gerações e durante todos esses anos, passou por várias descobertas e aperfeiçoamentos.

Hoje em dia, existem técnicas e recursos, bastante simples, que possibilitam idealizar, construir, pintar e queimar peças cerâmicas para fins decorativos e funcionais, com uma beleza inigualável, causando, no público, um interesse muito grande”, relatam os Professores Magno Soalheiro Barrozo e José Dermeval Saraiva Lopes, do curso de Moldagem em Cerâmica para Peças Decorativas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Instalações

As instalações necessárias para que todo o processo de produção de peças em cerâmica seja realizado são constituídas por três partes: o estúdio, que é onde é feita a maior parte do processo; a câmara de gás que é o local onde os botijões de gás deverão ser instalados para fornecer combustível para a queima das peças; e o local de queima, onde o forno se encontra instalado.

Mobiliário, instrumentos, materiais e equipamentos

É importante esclarecer, antes de mais nada, que a matéria-prima, a argila, deve possuir boa plasticidade, isto é, apresentar composição adequada ao tipo de trabalho para evitar perdas, etc. Além disso, ela deverá ser pura, isenta de contaminações indesejáveis e de bolhas de ar. Os equipamentos, utilizados em todos os processos de moldagem de peças decorativas em cerâmica são bastante simples, sendo muitos deles até improvisados e, ou, adaptados.

Mobiliário: É necessário, basicamente, uma mesa grande de madeira, na qual serão colocadas as placas cerâmicas para endurecerem. Essa mesa também servirá para fazer a preparação do material para a pintura das peças e para outros procedimentos que se tornarem necessários. Outra mesa, também de madeira, porém de menores dimensões. Será utilizada para realizar etapas como a preparação da argila, a moldagem em placas, a moldagem livre, algumas técnicas de pintura, etc. Um suporte de madeira de menor altura, como um banco, por exemplo, é bastante útil, de grande praticidade, principalmente para praticar a técnica de moldagem no torno. Estantes de madeira para serem montadas no interior do galpão. Elas irão acomodar as esculturas prontas, até o momento de levá-las ao consumidor final. Finalmente, um simples armário de madeira, com algumas portas e gavetas, para possibilitar o acondicionamento de ferramentas e materiais que são utilizados nos processos de moldagem em cerâmica.

Instrumentos: Os instrumentos utilizadas em todos os processos de produção das peças em cerâmica são bastante simples. De modo geral, podemos dizer que um rolo de madeira, adequado para abrir massas de pastel; estilete; linha de nylon (que é utilizada para pesca), amarrada, em cada uma de suas extremidades a um pequeno pedaço de madeira; espátulas de madeira, de plástico de chapas de aço; réguas; esponjas de espuma; panos de algodão; ripas de madeira; raspadores; entre outros, são os tipos de instrumentos mais comuns utilizados nos processos de moldagem em cerâmica.

Materiais: Os materiais utilizados são argila de boa qualidade, água, e produtos apropriados para pintura (esmaltes, óxidos e corantes minerais).

Equipamentos: Os equipamentos utilizados na moldagem em cerâmica, basicamente, são os seguintes: tornos, que podem ser elétricos ou movidos pelos pés; balança, analógica ou digital, que será necessária para fazer a pesagem dos materiais de pintura; e compressor e pistola de pintura, para realizar a técnica de pintura em “spray”; luvas flexíveis de borracha; máscara para pintura; óculos protetores transparentes, para serem utilizados durante a pintura pela técnica “spray”, e óculos escuros para os momentos de observar a queima dentro do forno.

 

Técnicas de moldagem

Existem três tipos de técnicas utilizadas na moldagem das peças em cerâmica. São elas:

Moldagem livre: Esta é uma técnica que não fica presa a uma sequência de etapas predeterminadas. É a técnica que permite ao artista se expressar quase que sem limites, uma vez que nela, ele pode desenvolver formas aleatórias bem como formas definidas, como rostos de pessoas, corpos, formas geométricas ou abstratas, enfim, nesta técnica o artista poderá expressar a sua criatividade de diversas formas.

Moldagem em placas: A técnica de moldagem em placas compreende duas etapas. A primeira refere-se à moldagem das placas em cerâmica, e a segunda consiste em utilizar as placas anteriormente produzidas para compor a peça do interesse do artesão.

Moldagem no torno: O torno é, sem dúvida, além de fascinante, um verdadeiro desafio, e por isso requer vontade de aprender, prática, paciência e tempo para dedicação. O principal desafio consiste em centrar a argila, pois este é um fundamento básico para que a moldagem seja realizada com sucesso.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Arte e Artesanato.

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!