WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Fantoches - aprenda a fazer e aumente sua renda

Confeccionar fantoches vem se despontando cada vez mais como uma excelente alternativa de renda, já que não requer grande investimento e nem de um espaço especial

Fantoches

Fatores diversos, nos dias atuais, fazem com que as pessoas busquem por uma segunda opção profissional, como forma de aumentar a renda mensal. Porém, muitas vezes, essas mesmas pessoas não possuem capital suficiente para arcar com os custos de implantação de uma nova atividade.

“Nesse sentido, confeccionar fantoches de espuma vem se despontando cada vez mais como uma excelente alternativa de renda já que não requer grande investimento e nem de um espaço especial. Para a produção de fantoches basta, apenas, uma mesa e um lugar arejado”, afirma a professora Fabiana Crosara Saad Delfini, do curso Como Confeccionar Fantoches de Espuma, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Não se sabe ao certo desde quando os bonecos são utilizados para representar os atos humanos em cenas em dramatizações. Mas, o que é certo afirmar é que os fantoches são excelentes instrumentos utilizados tanto para o entretenimento como um mecanismo facilitador na educação escolar.

Os fantoches, cada vez mais bem elaborados e criativos, estão presentes em diversos ambientes, como, por exemplo, nas escolas, nos consultórios médicos, nas ruas das mais diversas cidades, em festas infantis, em consultórios psicológicos, enfim, é um instrumento facilitador na abordagem de diversos assuntos, especialmente os polêmicos.

Quem faz este tipo de artesanato está sempre inventando tipos diferentes, partindo da técnica artesanal para a arte genuína compondo sempre peças originais e divertidas. Vale ressaltar, que quanto mais bem informado e capacitado estiver o artesão, maiores serão suas chances de se destacar no mercado e prosperar seu investimento.

A confecção de fantoches é uma técnica relativamente fácil e, a partir de material simples e barato, pode-se também iniciar uma nova atividade sem precisar sair de casa. Para confeccionar os fantoches o artesão precisar de:
- Espuma branca - 1 cm de espessura (Para fantoche grande: 1 metro; médio: 0,80 m e pequeno e Sapo: 0,60 m e largura de 1,90 m)
- Cola de contato (também conhecida como cola de sapateiro)
- Cola para isopor
- Palitos de sorvete
- Palitos de dente
- Caneta hidrocor
- Linha mágica
- Retalhos de tecido (0,20m x o,20m)
- Olhos de plástico
- Tinta para tecido em cores variadas
- Corante líquido (tipo Xadrez) para tingir a espuma
- Cola (tipo escolar)
- Papel craft ou outro mais encorpado para confecção dos moldes

Outros materiais (lantejoulas, botões, retalhos de feltro etc) podem ser usados para enfeitar a roupa dos fantoches, porém eles serão ditados principalmente pela sua criatividade.

Moldes
Os moldes deverão ser bem riscados e bem cortados para garantir fantoches perfeitos. Para confeccionar um molde, precisa-se de papel craft mais encorpado (o de 300g/m2 é o mais indicado) ou papelão bem resistente, uma vez que será usado inúmeras vezes.

Tingimento da espuma
Para tingir espuma preta, muito usada para fazer fantoches negros, cabelo, sapatos e outros acessórios, o processo de tingimento usado é o tradicional processo de fervura. Compre tinta para tecido sintético, leia as instruções da embalagem e siga-as rigorosamente para que tudo dê certo. Outro método também utilizado é o tingimento com rolinho, aplicado quando se quer qualquer outra cor, inclusive a espuma cor da pele muito usada para fazer os bonecos de pele clara.

Tingimento com rolinho
Molhe o rolinho na tinta, retire o excesso e passe sobre a espuma com firmeza, porém com cuidado para não rasgá-la. Procure distribuir bem a tinta. Passe com suavidade no início quando o rolo tiver muito embebido de tinta. Após passar bem de um lado, vire a espuma e repita o processo passando o rolinho do outro lado, porém sem mergulhar na tinta. Espalhe bem para uniformizar a pintura. Em seguida, leve a peça para secar, já que ela ficará bem molhada. Estenda-a sobre um saco plástico. Nunca pendure-a enquanto estiver molhada.

Tintura do cabelo colorido
Você pode tingir o cabelo do fantoche em qualquer cor. Porém, antes de tingir, é necessário cortar a espuma no tamanho que se deseja o cabelo. O processo de tingimento é o de rolinho.

Outros formas de tingimento
Você pode encontrar outros modos de tingir a espuma: tinta para tecido na proporção de um tubo de tinta para um copo de água: ideal para ser utilizada no tingimento com compressor. Usa-se também pintar a espuma com tinta spray (esmalte sintético) e outros; porém os métodos de tingimento por imersão e o método com rolinho são os que dão melhores resultados. Além de não agredirem a espuma são mais econômicos e o colorido é mais durável.

Risco e corte das peças
Para confeccionar os moldes é só transferir os desenhos para um papel mais encorpado tipo papel cartão, craft ou qualquer outro que seja mais firme. Com o molde pronto, transfira o desenho para a peça de espuma já tingida usando caneta hidrocor. As peças são riscadas do lado avesso para não ficar marca de caneta na espuma. Algumas peças são riscadas uma só vez, outras duas vezes como o corpo e outras quatro vezes, tais como mãos e pés. Vire a espuma do lado avesso e posicione bem os moldes de modo que se aproveite bem a espuma e risque com caneta hidrocor. Passe a caneta em volta do molde sem pressionar muito e vá contornado suavemente.

Corte das peças
Em seguida, usando uma tesoura de bom corte, recorte cuidadosamente as peças. Use uma boa tesoura e a mantenha sempre na posição o mais vertical possível. Nos cantos dos ângulos, o cuidado deve ser redobrado; para não ir com a ponta da tesoura além do lugar onde deverá ser cortado. Para recortar os pés e as mãos, dê um pique até o risco entre os dedos e recorte o contorno retirando os excessos.

 

Colagem das peças
A cola usada para colar as peças é a cola de contato, conhecida como cola de sapateiro. Evite trabalhar em local pouco ventilado e trabalhe longe de crianças e animais. Quando for colar peças de plástico como olho e outras deve ser usada a cola para isopor. Passe a cola com cuidado, evitando passar pouca cola e também evitando excessos que possam sujar o trabalho. Ao passar cola em peças miúdas e cheias de contorno como os dedos, procure começar pelo meio. Abra bem os dedos das mãos e dos pés e espalhe a cola para que depois eles se fixem com perfeição. Preste bastante atenção nos locais em que deverá passar cola e onde ela não deve ser passada.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Arte e Artesanato.

Por Silvana Teixeira

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

ELINE MUNIZ

21 de out de 2014

Vocês deveriam usar imagens apenas dos vossos trabalho para divulgar seus cursos. Encontrei imagens do meu trabalho que não tem nada a ver com seus cursos minha técnica eu desenvolvi. e seu anuncio esta se beneficiando dela. Lamentável.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de out de 2014

Olá, Eline!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As imagens a que se refere foram devidamente substituídas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

sandra

4 de mar de 2014

Não tenho cartão, como faço para adquirir o curso de fantoches de espuma?

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mar de 2014

Olá, Sandra!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Como Confeccionar Fantoches de Espuma.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

sonia cunha de souza andrade reis

16 de fev de 2013

gostaria mais de saber sobre esse curso de marionetes, pois já o comprei há alguns anos atrás,só que era vídeo e ficou obsoleto(tem DVD?) e os moldes do boneco grande nunca vieram- apesar de ligar algumas vezes e reclamar...

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de fev de 2013

Olà, Sonia!

Agradecemos sua visista e seu comentário em nosso site.

Nossas consuloras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

MARIA DAS GRAÇAS CARDOZO BORLINI

4 de fev de 2013

Boa tarde. Adoraria fazer este curso de Fantoches de espuma, mas gostaria de saber se tem certificado. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de fev de 2013

Olá, Maria das Graças!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

O curso Como Confeccionar Fantoches de Espuma possui avaliação e certificado. Nossas consultoras entrarão em contato para foencer mais informações.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!