WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como fazer artesanato em borracha E.V.A.

Artesanato em E.V.A. é opção de negócio para obter bons lucros

 

eva, artesanato, artesão

Recomenda-se que o local de trabalho seja arejado

O que você sabe sobre as utilizações do E.V.A.? Aprenda a respeito das possibilidades de uso desse material tão versátil e ao mesmo tempo de custo acessível. Ele permite confeccionar desde tapetes para casa a enfeites de festas infantis. Usar o E.V.A. em artesanto é sempre uma excelente escolha, além de ser de fácil manuseio, oferece ótimo acabamento ao produto final. Devido à sua excelente qualidade, esse tipo de plástico é o preferido de professores para a criação de materiais didáticos e está entre os mais adotados pelas empresas de decoração de festas.

Etil, vinil e acetato são os elementos que formam o E.V.A., um produto de alta tecnologia. Ele é empregado principalmente na indústria de calçados. No Brasil, destaca-se na fabricação artesanal de chinelos. Ele é prático e seu efeito plástico também confere um ótimo efeito visual, por isso é muito aplicado também no preparo de lembranças de datas comemorativas, montagens de cenários, máscaras de carnaval, entre outros objetos.

O artesanato em E.V.A. é uma opção de negócio que propicia bons lucros. O artesão pode trabalhar fornecendo material, por exemplo, para empresas de decoração. Contudo, antes de entrar nesse ramo, é preciso investir na própria capacitação profissional e ampliar constantemente o portfólio de produtos. Para isso, é importante estar atento ao mercado e às tendências. Há muitos detalhes que não podem ser deixados de lado.

Condições de trabalho

Para inciar a atividade, alguns dos cuidados indispensáveis referem-se às condições de trabalho. O indicado é que ele seja realizado em local arejado, já que a borracha possui um cheiro forte. Além disso, a mesa que servirá de suporte deve ser espaçosa e rústica. É importante providenciar que ela possua altura que não prejudique a coluna e que tenha uma tábua para proteger a mesa dos cortes de estilete e das manchas de cola.

Procedimentos


Ao realizar o corte do E.V.A., é preciso estar atento a algumas detalhes. O E.V.A. é uma peça grande, por isso corte apenas a parte que será usada no objeto a ser confeccionado. É muito fácil fazer cortes nesse material, já que é macio, portanto basta riscar com um lápis o desenho e usar uma tesoura comum. Já no acabamento, quando necessário, pode ser usada a tesoura de picotar.

Uma alternativa para artesãos que possuem grande demanda de serviços, é a fabricação de facas especiais, ou seja, que possuam formatos mais usados, como estrelas, corações e flores. Essa medida ajuda a agilizar o trabalho. Mas também é possível encontrá-las prontas para comprar.

No que se refere à montagem, essa etapa utiliza apenas cola, já que é a substância ideal para a borracha. Além disso, a presença da cola é importante em peças que podem vir a ser molhadas, como é o caso dos tapetes de banheiro. Uma dica é, “toda vez que você perceber que a peça a ser colada necessita de uma cola mais forte, use a cola de contato. Porém, é necessário aguardar cinco minutos, depois que passar a cola nas peças, para só então juntá-las. A aderência é excelente. Outra cola muito usada é a cola quente”, informa Aparecida Coutinho, professora do Curso Artesanato em Borracha EVA, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.


Conheça outros tópicos interessantes abordados pelo curso e aprenda o passo a passo de vários objetos que podem ser feitos com o E.V.A.

Por Luci Silva

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Maria Lucia de carvalho Lima

18 de jan de 2013

Gostaria de saber como receber os materiais desse curso. Pois fiquei muito interessada nos mesmos.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de jan de 2013

Olá, Maria Lúcia!

Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso Como Fazer Artesanato em Borracha Eva.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!