Biscuit - como fazer uma ursinha de saia

O biscuit é um artesanato muito utilizado em decorações, para presentear pessoas queridas e como lembrancinhas de momentos especiais. Que tal reproduzir uma linda ursinha para treinar?

 

O biscuit é um artesanato muito utilizado na decoração de ambientes, na decoração de bolos de aniversários, batizados, bodas e casamentos, para presentear pessoas queridas, como lembrancinhas de momentos especiais, enfim, há uma infinidade de oportunidades que fazem desta arte, uma oportunidade de negócios. Fazer biscuit não é tarefa difícil, exige apenas um pouco de dedicação e criatividade. Quer aprender essa incrível arte? Comece simulando objetos menos trabalhosos. Então, que tal reproduzir uma linda ursinha para ir treinando? Vamos lá, tenha coragem, adquira os materiais necessários e mãos à obra!

Material necessário

Bolinha de isopor de 40 milímetros
Estilete
Lixa de unha
Boleador pequeno
Rolo de plástico (ou cano de PVC)
Guardanapo para decopagem estampado
Massa para Biscuit
Cola para Biscuit
Tesourinha
Cola gel pra biscuit
Pincel fininho (poucas cerdas)
Pincel médio (volume médio de cerdas)
Tinta de tecido na cor marrom
Tinta de tecido na cor preta
Tinta de tecido na cor rosa
Base plana (compensado, aglomerado, MDF, vidro, plástico ou outros)

Os membros da ursinha deverão ser modelados nesses formatos

Os membros da ursinha deverão ser modelados nesses formatos

Cabeça da ursinha de biscuit

- Corte com o estilete as extremidades da bolinha de isopor (cerca de um dedo de cada lado). Eliminando as extremidades da bolinha de isopor, o que sobrar será usado para confeccionar a cabeça do ursinho.

- Lixe delicadamente esta base que você acabou de fazer dos dois lados, dando um bom acabamento à peça.

- Separe 70 gramas de massa de biscuit, pingue algumas gotinhas de tinta marrom e amasse-a bem. É necessário sovar até que a massa adquira uma cor homogênea. Em seguida, depois de bem sovada, faça uma bolinha. Essa massa pode ser comprada já pronta ou você mesma pode fazê-la, se preferir.

- Agora, pegue a base de isopor e coloque-a sobre a bolinha que você acabou de fazer. Aperte-a delicadamente, de forma que a base vá, aos poucos, sendo introduzida dentro da massa.

- Aos poucos, vá cobrindo as laterais da base de isopor com a massa até cobri-la por completo. Tenha muito cuidado para não rasgar a massa.

- Após envolver totalmente a base de isopor com a massa de biscuit, continue movimentando-a delicadamente a massa com as mãos. Isso fará com que ela fique lisinha e levemente achatada, tomando o mesmo formato da base de isopor.

- Feito isto, aguarde por um momento, pois o próximo passo será fazer as orelhas da ursinha.

Orelhas da ursinha de biscuit

- Separe uma pequena quantidade da massa de biscuit e sove-a bem, fazendo movimentos circulares para que tome o formato de uma bolinha.

- Coloque a bolinha sobre a mesa, dê uma leve apertadinha com as mãos, achatando-as um pouquinho, e corte-a ao meio com o estilete. Essas duas metades serão as orelhinhas da ursinha.

- Agora, você deverá colocar um pouco de cola de biscuit em dois lugares sobre a cabeça da ursinha e, delicadamente, fixar, uma de cada lado, as orelhinhas.

- Depois de colar as orelhinhas, pegue um boleador pequeno e pressione sobre as orelhinhas, dando certo contorno à massa. Agora aguarde.

Corpinho, perninhas e bracinhos da ursinha de biscuit

Você poderá montar a ursinha em várias posições, basta usar a criatividade

Você poderá montar a ursinha em várias posições, basta usar a criatividade

Corpinho

- Pegue novamente um pouco de massa de biscuit. É importante essa quantidade seja maior do que aquela usada para a modelagem da cabeça da ursinha.

- Pingue, aos poucos, gotas de tinta marrom sobre a massa, sovando-a bem, até obter uma cor homogênea e da mesma tonalidade que a cor da cabeça da ursinha.

- Depois de bem sovada, você deverá dar à massa o formato aproximado de uma coxinha, porém, com a extremidade menor um pouco mais grossa. Atenção! A ponta mais fina da coxinha terá de suportar o peso da cabeça, portanto, se ficar muito fina a cabeça irá cair.

- Apoie a massa sobre a mesa e, delicadamente, faça uma leve força para baixo de forma a achatar a base da coxinha (a ursinha deverá ficar na posição de “sentada”).

Perninhas

- Pegue mais um pouco da massa de biscuit no plástico, pingue tinta marrom sobre ela (usando o mesmo procedimento utilizado para colorir o corpinho) e sove-a bem.

- Após obter uma cor homogênea, separe-a em duas partes iguais e, com delicadeza, modele-as de forma que virem duas cenouras não muito grandes e grossas. Essas “cenouras” formarão as perninhas da ursinha. Delicadamente, pressione-as sobre a mesa, achatando o fundo da cenoura. Esse procedimento ajudará na sustentação do corpo da ursinha.

Bracinhos

- Separe do plástico mais um pouco de massa de biscuit. Assim como das outras vezes, pingue tinta e sove.

- Agora, divida a massa em duas metades e, com movimentos circulares, dê à massa o formato de uma castanha de caju. Se desejar, coloque uma bolinha pequenininha na ponta do bracinho que ficar apoiada sobre a barriga da ursinha, simulando um dedo.

Depois de dominar a técnica, você poderá desenvolver belíssimos trabalhos

Depois de dominar a técnica, você poderá desenvolver belíssimos trabalhos

Decopagem – saia da ursinha de biscuit

- Tire um pedaço de massa de biscuit do plástico e volte a fechá-lo bem para que não entre ar.

- Amasse bastante com as duas mãos esse pequeno pedaço de massa e, em seguida, coloque-o sobre a mesa.

- Com um rolo ou cano de PVC, estique a massa sobre a mesa. Corte as extremidades e as laterais para que a massa tome o formato de uma tira de espessura bem fina. Essa tira deverá ter aproximadamente 2 dedos de largura e 2 palmos de comprimento.

- Agora, pegue o guardanapo de decopagem estampado, tire as duas películas (lembrando que o guardanapo de decopagem possui três películas) e aguarde.

- Volte à tira e sobre ela deixe cair vários pingos de cola. Em seguida, espalhe a cola por toda a massa com o pincel médio.

- Após espalhar a cola sobre a massa, pegue o guardanapo e, delicadamente, posicione-o sobre a massa com cola, ajeitando-o com as mãos. Corte, com um pouco da massa, as sobras com a tesourinha.

- Para que a tira vire uma saia, faça franzimentos em toda a sua extensão.

- Agora, pegue o rolo, passe-o sobre os franzidos (apenas sobre os franzidos) e, novamente, corte o excesso da massa apertada, de forma que ela fique linear.

Montagem

- Para fazer a montagem da ursinha, por completo, você começará fixando ao corpo da ursinha sobre a base escolhida (vidro, madeira, MDF, etc), em seguida será a vez das pernas, depois a saia, depois os braços e, por último a cabeça, conforme abaixo:

- Passe um pouco de cola na ponta menos grossa da perninha (em formato de cenoura) e fixe-a junto ao corpo da ursinha. Lembre-se que as perninhas deverão ficar com a base tão planas e apoiadas à mesa quanto o corpinho da ursinha. Faça o mesmo com a outra perna.

- Passe um pouco de cola no verso superior da sainha e delicadamente posicione-a sobre a barriguinha. Vá ajeitando delicadamente o trabalho, para que ele fique bem bonito e com aspecto harmonioso.

- Passe cola na ponta mais fina do bracinho (em formato de castanha) e cole-o ao corpinho da ursinha. O local de fixação dos braços deverá ser o mais alto possível, desde que não ultrapasse o limite da ponta. Repita a operação do outro lado.

- Agora, passe cola na cabeça da ursinha e fixe-a ao corpinho. Procure centralizá-la para que não caia devido ao peso e dimensão.

São inúmeras as oportunidades de negócios quando se trabalha com o biscui

São inúmeras as oportunidades de negócios quando se trabalha com o biscui


Toques finais

- Faça três bolinhas de massa, pingue tinta cor de rosa e sove-as bem até obter uma cor uniforme.

- Coloque as três bolinhas sobre a mesa e, em seguida, achate-as com o rolo.

- Coloque uma bolinha na barriguinha da ursinha, acima da saia e abaixo da cabeça. As outras duas bolinhas deverão ser coladas nos pesinhos.

- Faça novamente uma uma bolinha rosa e, desta vez, achate-a levemente com os dedos. Ela ainda deverá permanecer um pouco gordinha. Cole-a um pouco acima da posição que o queixo ficaria, se ele existisse. Com a pontinha de uma faca de mesa, dê um apertãozinho em forma de meio círculo, simulando um sorriso. Finalizado o sorriso, faça o narizinho da coelhinha, pintando, com o pincel fino, uma bolinha com a tinta marrom no topo central.

- Agora, você deverá pintar, com a tinta preta, duas bolinhas, simulando os olhos, um pouco acima da altura em que você pintou o nariz.

- Pinte as bochechas. Coloque um pedacinho de algodão sobre uma gota de tinta rosa e encoste-o levemente no rostinho da ursinha. Repita a operação batendo levemente o algodão sobre a face da ursinha até obter uma coloração levemente rosada. A cor rosa na face dará um charme todo especial ao bichinho.

Finalize com criatividade. Use a imaginação e enfeite a sua ursinha com um lacinho, pulseirinha, entre outros.

Conheça os Cursos CPT, da área Arte e Artesanato, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

Curso CPT Como Confeccionar Caixas Artesanais Para Presentes

Curso CPT de Artesanato em Borracha EVA

Curso CPT Artesanato em Palha de Milho - Bolsas, Caixas, Baús, Cestos, Bonecos e Outros

Curso CPT de Pintura a Óleo sobre Tela

Curso CPT Cestaria em Fibras Bambu, Cipó, Taboa

Curso CPT Patchwork - Técnica e Arte em Retalhos

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

marlene caetano

29 de nov de 2015

Queria aprender a fazer biscuit na internet.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de nov de 2015

Olá, Marlene!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Cursos Relacionados

Curso de Artesanato em Borracha EVA Curso de Artesanato em Borracha EVA

Com Prof.ª Aparecida Coutinho

R$ 325,00 à vista ou em até 12x de R$ 27,08 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Cestaria em Fibras - Bambu, Cipó, Taboa Curso Cestaria em Fibras - Bambu, Cipó, Taboa

Com Prof.ª Wânia Simões

R$ 375,00 à vista ou em até 12x de R$ 31,25 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Confeccionar Caixas Artesanais Para Presentes Curso Como Confeccionar Caixas Artesanais Para Presentes

Com Prof.ª Lucília Santiago

R$ 368,00 à vista ou em até 12x de R$ 30,67 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Confeccionar Fantoches de Espuma Curso Como Confeccionar Fantoches de Espuma

Com Prof.ª Fabiana Crosara

R$ 368,00 à vista ou em até 12x de R$ 30,67 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Pintura a Óleo sobre Tela Curso de Pintura a Óleo sobre Tela

Com Prof.ª Dilma Mewes

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Artesanato em Palha de Milho - Bolsas, Caixas, Baús, Cestos, Bonecos e Outros Curso Artesanato em Palha de Milho - Bolsas, Caixas, Baús, Cestos, Bonecos e Outros

Com Prof.ª Wânia Simões

R$ 368,00 à vista ou em até 12x de R$ 30,67 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Outros artigos relacionados à área Arte e Artesanato

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade