WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de pacas em cativeiro: como evitar estresse e doenças

Em geral, problemas de manejo causam estresse ou desembocam problemas sanitários, por isso são necessários alguns cuidados no criatório de pacas para que possíveis doenças sejam evitadas

Criação de pacas em cativeiro: como evitar estresse e doenças   Artigos Cursos CPT

 

Estudos apontam que diferentes aspectos do manejo estão interligados. Em geral, problemas de manejo causam estresse ou desembocam problemas sanitários, por isso são necessários alguns cuidados no criatório de pacas para que possíveis doenças sejam evitadas. “O primeiro aspecto a ser valorizado diz respeito à higiene das instalações”, afirma afirma Fábio Morais Hosken, professor do Curso a Distância CPT Criação Comercial de Paca.

Diariamente, pela manhã, é feita uma limpeza geral das baias: todos os restos de ração são varridos e recolhidos (essa operação não é difícil, porque praticamente todo alimento é consumido pelos animais). Além dos restos de alimentos, recolhem-se as fezes que são postas em determinados cantos da baia, isso facilita o trabalho do tratador, porque essas fezes não ficam espalhadas pelo piso, nem se misturam aos restos de alimentos.

Diariamente, também, troca-se a água da piscina e do bebedouro, sendo que essa prática se relaciona ao fato de as pacas, preferencialmente, defecarem e urinarem na água. Quinzenalmente, é feita a lavagem da piscina, esgotando-se a água e esfregando-se as paredes com uma escova.

Mensalmente, toda a baia deve ser lavada, utilizando-se vassoura e água. Além de lavar o piso, é importante caiar as paredes da baia, não há uma periodicidade específica para se fazer a caiação - em geral, faça quando as muretas encontrarem-se sujas.

A caiação tem uma função principal que é a desinfecção do local, importante para se manter o plantel livre de parasitas, as muretas brancas também facilitam a observação de marcas de cópula muito comuns nas baias onde estão as fêmeas em cio.

Fora o aspecto de higiene das instalações, resta ao criador observar atentamente seus animais no dia a dia do criatório, em busca de alterações de comportamento que possam indicar problemas. Pouco se conhece sobre as doenças que atingem as pacas, não sendo comum doenças contagiosas; por isso, nenhum tipo de vacinação é exigida na criação dessa espécie, sendo que a maior preocupação fica por conta dos parasitas internos e externos.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Animais Silvestres.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?