WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Criação de capivara: um investimento de retorno garantido!

O preço de mercado da arroba da capivara para o produtor é pelo menos quatro vezes superior ao valor pago pela arroba do boi e seis vezes a arroba do suíno

capivara

A capivara é o maior roedor do mundo. É uma espécie rústica, bem adaptada e com ampla distribuição na América Tropical

A capivara é o maior roedor do mundo. É uma espécie rústica, bem adaptada e com ampla distribuição na América tropical e ocorria, praticamente, em todas as regiões do Brasil, mas hoje está extinta em muitos locais de sua distribuição original.

Extremamente dócil, tem de 1,00 a 1,20 m de comprimento, 0,50 a 0,60 m de altura e pesa 60 kg ou mais quando adulto. Em cativeiro pode atingir mais de 90 kg. É considerado um animal semi-aquático e geralmente permanece próxima dos corpos de água como rios, açudes e lagos de onde não se distancia mais do que 500 metros.

Em geral, quando não existe pressão de caça ou de predadores naturais, a capivara tem hábito diurno, descansa na mata nas horas mais quentes do dia e pasta ao entardecer quando também gosta de nadar. Quando há caça torna-se um animal noturno, só saindo de seu abrigo na mata para pastar após escurecer.

A carne de capivara é de excelente qualidade, tanto em sabor e coloração quanto à textura e, em sua composição, possui 24,0% de proteína a mais do que a carne de porco ou a de boi. É uma carne magra, com baixos níveis de colesterol, contendo em média apenas 4,0% de gordura enquanto a carne de porco pode ter até 22,5% e a alcatra do boi, 27,1%.

Uma das características da carne de capivara é reter a água durante processamentos como a defumação, o que resulta em uma carne extremamente suculenta.

capivara

A carne de capivara é de excelente qualidade, tanto em sabor e coloração quanto à textura

“Esta carne é boa para pessoas que fazem dieta de emagrecimento ou têm controle de colesterol, por ser mais magra que a de porco ou a de boi. Também é interessante para pessoas com grande atividade física ou em fase de crescimento, por ser tão rica em proteínas”, afirma o professor Sérgio Luiz Gama Nogueira Filho, do curso Criação de Capivaras, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Algumas pessoas que consumiram a carne de animais, que foram caçados ilegalmente, afirmam que a carne de capivara tem um sabor “forte”.  Em geral, o animal caçado não é sangrado adequadamente e a sua esfola e evisceração é feita sem muitos cuidados, em condições precárias de higiene, ocorrendo a contaminação com o conteúdo intestinal.

Atualmente, os principais compradores da “carne de caça” são os restaurantes dos grandes centros urbanos, onde a população, cada vez mais afastada do contato com a natureza, busca compensar este isolamento através do consumo de produtos alternativos, remunerando muito melhor o produtor rural em comparação com o que é pago por produtos convencionais.

Hoje, o preço de mercado da arroba da capivara para o produtor é pelo menos quatro vezes superior ao valor pago pela arroba do boi e seis vezes a arroba do suíno. E a capivara, por ser um animal herbívoro e de elevada taxa reprodutiva, apresenta custos de produção que permitem lucros expressivos e compensadores quando comparados com os investimentos necessários.

capivara

A capivara tem hábito diurno; descansa na mata nas horas mais quentes do dia e pasta ao entardecer quando também gosta de nadar

Para aqueles que pretendem iniciar essa prática, é fundamental que tenham conhecimentos sob o quão vantajoso é investir na criação de capivaras.

Couro
Além da carne, a capivara produz couro de excelente qualidade porque é resistente, impermeável e leve. Pode ser utilizado para a fabricação de selas, calçados e bolsas e para a confecção de luvas e artigos de vestuário como jaquetas, coletes etc.

Gordura
 A gordura subcutânea é utilizada como tônico e para o preparo de medicamentos para reumatismo, asma e bronquite.

Dentes
Os  dentes incisivos são exportados para países europeus onde são utilizados em artigos de artesanato.

Animais vivos
Outra alternativa para o criador é a comercialização de animais vivos, vendidos como matrizes e reprodutores. Este é um mercado que está em alta, uma vez que é crescente o número de produtores rurais interessados na criação de espécies animais alternativas.

Mercado
Atualmente, o mercado comercializa uma média de duas toneladas da carne de capivara por mês, o que não atende à demanda que é crescente e com boas perspectivas inclusive para exportação.

Sistemas de criação
Uma possível solução para o aproveitamento de áreas improdutivas de propriedades rurais, hoje consideradas marginais, é a criação, nestes locais, de uma espécie animal nativa já adaptada ao ambiente, clima, parasitas e enfermidades de várzeas e matas tropicais e, por estes motivos, mais aptas a produzir sob essas condições, como a capivara.

capivara

A carne de capivara é boa para pessoas que fazem dieta de emagrecimento ou têm controle de colesterol, por ser mais magra que a de porco ou a de boi

Manejo extensivo
Fatores como a disponibilidade de área, matrizes e reprodutores, forrageiras, água e vegetação arbórea e/ou arbustiva devem ser levados em conta na hora da escolha dos diferentes sistemas de criação que podem ser utilizados para o manejo de capivaras.

Caso já ocorra na propriedade um grande grupo de capivaras em uma grande área contendo pastagem nativa e, caso estes animais não estejam invadindo e consumindo culturas agrícolas como arroz, cana-de-açúcar ou milho, o sistema mais interessante economicamente seria o extensivo.

Sistema semi-intensivo
Instalações para sistema semi-intensivo

Caso esta área apresente um lago ou açude com superfície de pelo menos 100 m2 e vegetação arbórea e/ou arbustiva, provavelmente ela é apta para uma criação de capivaras em manejo semi-intensivo. Nessas áreas, são introduzidos e mantidos os animais reprodutores e também é onde ocorre o nascimento, o crescimento e a engorda dos filhotes nascidos na criação. A água do açude ou lago existente dentro do criadouro deve ser de boa qualidade e perene. Preferencialmente, proveniente de nascentes localizadas dentro da propriedade, isenta de impurezas e produtos químicos o que permite ser consumida diretamente pelos animais. Pode-se associar a criação de capivaras com piscicultura, com espécies de peixes menos exigentes quanto à qualidade da água como tilápia e carpa.

capivara

A capivara, por ser um animal herbívoro e de elevada taxa reprodutiva, apresenta custos de produção que permitem lucros expressivos e compensadores

Saiba tudo sobre a criação de animais silvestres, acessando os Cursos CPT, da área Animais Silvestres, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Aprimore seus conhecimentos sobre a criação de capivaras, acessando os artigos abaixo e sinta-se mais seguro para iniciar o seu próprio negócio. Confira!

Capivara - vantagens econômicas da criação em cativeiro

Capivara - organização social em cativeiro e genitália

Além de exótica, a carne da Capivara é muito apreciada pelo mercado consumidor

Por Silvana Teixeira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

JOSE MARIA SOARES

18 de nov de 2020

Artigo muito interessante.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de nov de 2020

Olá, José!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo.

Atenciosamente

Lidiane Lisboa

Jose Carlos

4 de dez de 2017

Então mercado tem mas para exportação acho difícil. Estamos tentando achar fornecedores de carnes exoticas para China. Mas todos dizem que Ibama dificilmente libera licença. Estamos buscando países visinhos onde burocracia imagino seja menor.

Rafael Carneiro

13 de jun de 2017

Achei muito interessante o curso de criação de capivara, gostaria de saber se existe algum criatório regularizado no território brasileiro e qual seria o contato, pois gostaria de conhecer e adquirir alguns exemplares.

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de jun de 2017

Olá Rafael,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure em mecanismos de pesquisa como o Google para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Alvaro Ramão Ajala

28 de mar de 2017

Principal objetivo é o repovoamento da espécie, em Caracol MS

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mar de 2017

Olá Alvaro,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que consulte o Ibama de sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marno Griebeler Bandeira

22 de jun de 2016

Olá amigos. Tenho interesse da aquisição sobre o assunto de criação e alvo da comercialização de capivaras e de se o abate pode ser efetuado na própria propriedades e os requisitos q requer o processo.... Por sua atenção, obrigado

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun de 2016

Olá Marno,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consutoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Criação de Capivara.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jorge Valério Castro da Fonseca

20 de jun de 2016

Eu gostaria de fazer uma criação de capilar, como posso fazer qual é o órgão que eu posso me informar

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun de 2016

Olá Jorge Valério,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que entre em contato com o Ibama de sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Gilson Pereira Neves

23 de jun de 2015

Olá bom dia. gostaria de saber se tem como criar a capivara na cerca elétrica?

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jun de 2015

Olá, Gilson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Pode sim, criar capivara na cerca elétrica.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Gilson Pereira Neves

23 de jun de 2015

como faço para tirar a licença para criação de capivara

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jun de 2015

Olá, Gilson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure o Órgão Ambiental de sua região para mais informações de como proceder.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Etson

10 de mai de 2015

Hola ..boa tarde ...eu estou interessado em iniciar uma criação de capivaras..gostaria de saber se tem que ter uma licença do Ibama...onde eu posso adquirir matrizes e quanto custa cada uma delas...

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de mai de 2015

Olá, Edson!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que procure o Órgão Ambiental de sua região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

fabiano

26 de jul de 2014

Olá, tenho um sitio no vale do ribeira em SP. Gostaria de criar capivaras poderia me ajudar de alguma forma. Aguardo retorno

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jul de 2014

Olá, Fabiano!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Quem pode criar capivaras? Todos os produtores rurais podem criar capivara, desde o pequeno produtor até a empresa rural. Todos eles têm de entrar pelo menos no processo que é a oficialização do criadouro, junto ao órgão ambiental (Ibama). Na propriedade algumas características são necessárias como: presença de água em abundância, algum resto de mata e disponibilidade de forrageiras para alimentação desse animal.

Tendo estas características, então a propriedade pode ser utilizada como um possível criadouro de capivaras.

O rebanho deve ser adquirido de outros criadores ou capturado no ambiente natural com autorização do órgão ambiental (Ibama). Os animais deverão pertencer a um mesmo grupo, para evitar infanticídio. Estima-se que um criadouro em escala comercial deve prever instalações para 30 matrizes ou mais.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!