WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Capivara: equipamentos para a criação em cativeiro

As exigências quanto aos equipamentos necessários para a criação de capivaras em cativeiro variam de acordo com o número de animais. São necessárias gaiolas para transporte, puçás e cambão

Capivara: equipamentos para a criação em cativeiro


As exigências quanto aos equipamentos necessários para a criação de capivaras em cativeiro variam de acordo com o número de animais. Essencialmente, são necessárias uma ou mais gaiolas para transporte, puçás e cambão.


Em criações maiores, torna-se interessante ter balanças (que suportem pelo menos 200 kg) e ao menos uma gaiola de contenção, igual a uma gaiola de transporte, só que feita de metal e com uma das paredes móveis, de tal maneira que se possa prensar o animal e fazer o tratamento necessário.

Gaiolas


As gaiolas de transporte podem ser feitas de madeira ou metal e tela de alambrado. São estruturas simples com portas do tipo guilhotina e com o cuidado de terem alças retráteis para poder carregar os animais sem o risco de levar uma mordida.


Puçá


O puçá nada mais é do que uma estrutura de metal circular com 0,60 m de diâmetro, soldada em um cano de ferro de uma polegada, com 1,50 m de comprimento. Costuram-se dois sacos de farelo de soja (um dentro do outro) no aro e está pronto o puçá para o manejo de filhotes de capivara.

Cambão


Caso não seja possível a compra de uma gaiola de contenção, uma alternativa para o manejo dos animais adultos é o uso do cambão, que nada mais é do que um laço feito com cabo de aço, com a diferença de ter uma barra de metal que auxilia a manter o animal longe de quem estiver fazendo o manejo.

É um equipamento bastante semelhante ao utilizado para o manejo de cachaços em suinocultura com a diferença de que vai ser passado em volta do pescoço, e não na boca do animal.

É feito com cabo de aço ou corda com 2 m de comprimento e barra de ferro de 3/4 de polegada com 1,50 m de comprimento.

Fixa-se uma das extremidades do cabo de aço no cano de metal, passa-se o cabo de aço por uma mangueira de borracha fina de 0,40 m de comprimento, com o objetivo de não ferir a capivara, e o restante passa-se por dentro do cano de ferro.

Na outra extremidade do cabo, coloca-se um pedaço de 0,20 m de madeira ou cano de PVC de 1/2 polegada para servir de apoio para puxar o cabo de aço.

O uso do cambão é difícil e exige prática. Para a contenção de uma capivara de 80 kg, chegam a ser necessários até quatro homens.

 

Gostou do assunto? Quer saber mais sobre a criação de capivaras? Leia as matérias abaixo:


Capivara - vantagens econômicas da criação em cativeiro
Capivara - organização social em cativeiro e genitália
Além de exótica, a carne da Capivara é muito apreciada pelo mercado consumidor
Capivara - instalações para a criação em cativeiro em sistema intensivo de produção

 
Conheça os Cursos CPT, da área Animais Silvestres.
Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?