WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Capivara - autorização para a criação em cativeiro, custos e comercialização

Capivara - autorização para a criação em cativeiro, custos e comercialização

 

Todos os produtores rurais podem criar capivara em cativeiro, desde o pequeno produtor até a empresa rural. Para tal, todos têm de entrar, pelo menos, no processo, que é a oficialização do criadouro junto ao órgão ambiental. No entanto, para que o processo seja aprovado, na propriedade deverá haver algumas características, como a presença de água em abundância, algum resto de mata e disponibilidade de forrageiras para alimentação desse animal. Tendo essas características, a propriedade então pode ser utilizada como um possível criadouro de capivaras.

O rebanho deverá ser adquirido de outros criadores ou capturado no ambiente natural com autorização do órgão ambiental. Os animais deverão pertencer a um mesmo grupo, para evitar infanticídio. Estima-se que um criadouro em escala comercial deva prever instalações para 30 matrizes ou mais. Com o rebanho de 15 fêmeas e dois machos é previsto o abate de cerca de 80 terminados por ano.

Custo e comercialização da criação em cativeiro

Se o custo de produção for estimado em determinado montante, o valor dos animais vendidos vivos varia entre 200% a 500% do valor deste montante; ou seja, se a produção custar 1 a 1,5 reais, os animais serão vendidos por 3 a 5 reais o kg vivo. A alimentação representa 55% do custo.

No caso do produtor ter estrutura para vender diretamente a carne, prevendo-se o custo da prestação de serviços de abate de lotes de 10 animais por mês, por exemplo, o que seria comportado em 3 a 4 freezers, o rendimento torna-se muito superior ao da venda por peso vivo, pois a carne é vendida embalada a vácuo (rotulada), a preços iguais ou superiores ao do filé bovino.

Saiba tudo sobre a criação de animais silvestres, acessando os Cursos CPT, da área Animais Silvestres, entre eles o Curso Criação de Capivara, produzidos pelo Centro de Produções Técnicas.

Aprimore seus conhecimentos sobre a criação de capivaras, acessando os artigos abaixo e sinta-se mais seguro para iniciar o seu próprio negócio. Confira!

Capivara - vantagens econômicas da criação em cativeiro

Capivara - organização social em cativeiro e genitália

Além de exótica, a carne da Capivara é muito apreciada pelo mercado consumidor

Capivara - instalações para a criação em cativeiro em sistema intensivo de produção

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!