WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vegetais desidratados, tomate seco e shiitake desidratado

Muitos trabalhos com desidratação de alimentos estão sendo realizados, despontando como excelente alternativa para a redução das perdas na agricultura

O setor lidera também as estatísticas de geração de empregos e de números de estabelecimentos industriais.

A agroindústria é, reconhecidamente, um dos mais dinâmicos segmentos da economia brasileira, sendo responsável por parcela significativa das exportações do país. O setor lidera também as estatísticas de geração de empregos e de números de estabelecimentos industriais. Sabe-se, ainda, que os efeitos multiplicadores dos investimentos na atividade industrial são altamente expressivos . poucas atividades econômicas apresentam índices comparativos, neste particular.

Por proporcionar meios efetivos para a fixação do homem no campo, agregar valor ao produto agrícola, utilizar tecnologia e equipamentos que independem do setor externo, entre outros benefícios, a agroindústria tem sido considerada pelo Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária (MAARA), como um dos principais alicerces de uma política nacional de desenvolvimento rural.

Em função disso tudo, muitos trabalhos com desidratação de alimentos estão sendo realizados, despontando como excelente alternativa para a redução das perdas na agricultura. É uma técnica que está se difundindo e crescendo a cada dia, com a implantação de fábricas de pequeno e médio porte, localizadas junto as regiões produtoras de alimentos. Hoje, são necessárias técnicas modernas que reduzam custos, aumentem a produtividade, agreguem valores aos produtos agrícolas e promovam o desenvolvimento da agroindústria.

Tanto a desidratação quanto a secagem referem-se a um sistema qualquer de remoção de água por intermédio de um processo que, em geral, segue regras bastante simples. Em resumo, o aumento da temperatura do produto a ser desidratado força a evaporação da água, enquanto a circulação do ar remove a umidade evaporada.

Os legumes e as hortaliças desidratadas apresentam como principais vantagens, a grande redução de peso e volume, não necessitam de refrigeração durante o transporte ou armazenamento, como é o caso dos produtos frescos ou congelados e são compatíveis com outros ingredientes nas misturas desidratadas, como sopas.

O mercado consumidor de alimentos desidratados, no Brasil, ainda é muito restrito, estando concentrado nos grandes centros urbanos, onde se encontram quase que 100% da demanda, e nas classes sociais mais altas. A tendência desse mercado, no entanto, é crescer e, a melhor maneira de se aproveitar essa tendência de mercado e ampliar o universo de consumidores, é incrementar os programas de marketing. Sabe-se, também, que o consumo deste tipo de alimento é comum entre pessoas de todas as idades e classes sociais, eventualmente com freqüências variadas.

No caso específico do tomate seco em conserva, verificamos que suas principais vantagens e aplicações estão na culinária, substituindo o tomate "in natura" na maioria das receitas. Por ser um novo ingrediente para o desenvolvimento de novas receitas e, principalmente, por ser moda o seu consumo, não necessita de grandes investimentos em marketing.

Com base nestes indicativos, o CPT - Centro de Produções Técnicas . coordenamos os cursos "Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Vegetais Desidratados" e "Produção de Tomate Seco em Conserva e Shiitake Desidratado". Os cursos apresentam técnicas simples, porém muito eficientes para a produção de alimentos desidratados, tendo como princi al objetivo fornecer aos pequenos e médios produtores rurais e empreendedores a oportunidade de analisar e, quem sabe, viabilizar a implantação de uma agroindústria.

 

Prof. Paulo Stringheta,
Doutor do Deptº. de Tecnologia de Alimentos da UFV, e
Pesquisador Pedro Meloni,
especialista em Desidratação de Alimentos

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

genilson

14 de out de 2013

desidratação

saraanjinha23

19 de set de 2013

GOSTEI

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de set de 2013

Olá, Sara!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!