WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai fazer cachaça? Saiba mais sobre a destilação!

Vai produzir cachaça? Saiba, então, que a aguardente é separada do vinho pela operação de destilação, que se baseia na diferença do grau de volatilização dos seus componentes

Vai produzir cachaça? Aprenda mais sobre a destilação!    Artigos Cursos CPT

Vai produzir cachaça? Saiba, então, que o caldo de cana, após o seu preparo e durante a fermentação, é denominado de mosto. Após a fermentação adequada, recebe o nome de vinho.


“A aguardente é separada do vinho pela operação de destilação, que se baseia na diferença do grau de volatilização dos seus componentes”, afirma Dr. José Benício Paes Chaves, professor do Curso CPT Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade.


Esta operação é realizada por meio de aquecimento do vinho em recipientes denominados destiladores (alambiques).

A qualidade sensorial da aguardente depende de sua composição qualitativa em ésteres, ácidos, álcoois, aldeídos e várias outras substâncias presentes em mínimas quantidades, mas é, principalmente, a proporção adequada destes componentes na mistura que condiciona o aroma e o sabor típico da bebida.


Esta composição depende, dentre outras variáveis, da natureza e da composição do vinho, do tipo e da condução operacional da operação de destilação. Estes fatores controlam e determinam o buquê das aguardentes, que é resultante da combinação de aromas dos componentes não-álcoois.

A eficiência da destilação é influenciada por variáveis como: qualidade da mistura (vinho), projeto do alambique (destilador) e condições operacionais.


A água é, quantitativamente, o principal componente do vinho e também da aguardente, e controla a separação dos não-álcoois, em razão do comportamento destas substâncias em solução de baixa graduação alcoólica, em que a separação se baseia na diferença de ponto de ebulição das substâncias e na solubilidade dos componentes em água e no álcool (etanol), o segundo componente em quantidade.

Nos vinhos com teor alcoólico variando de 5 a 8%, o comportamento da maioria das impurezas de cauda (ponto de ebulição maior que o do álcool) assemelha-se ao das impurezas de cabeça (ponto de ebulição menor que o do álcool).


Deste modo, a operação de destilação deve ser conduzida de forma que a aguardente, tenha aroma e sabor de alguns componentes voláteis, provenientes do mosto ou formados durante a fermentação e a destilação, dando ao destilado uma composição de não-álcoois totais (aldeídos, ácidos voláteis, ésteres, furfural e álcoois superiores) entre 200 e 650 mg por 100 ml de álcool a 100%, para atender aos padrões de identidade e qualidade da aguardente de cana.

Terminada a fermentação do mosto (a leitura no areômetro de Brix é zero ou “menos"), o vinho deve ser destilado imediatamente, evitando-se, assim, que o álcool (etanol) venha a ser transformado em vinagre, provocando, em consequência, uma deterioração da qualidade sensorial (gosto) da aguardente.


Além disso, após a fermentação, as infecções aparecem mais rapidamente no vinho. O vinho colocado no alambique contem de 7 a 10% de álcool (etanol) que, durante a destilação, eleva-se para 52 a 54% (52 a 54 ºGL), correspondente a 19,85 a 20,47 ºCartier.

Gostou do assunto? Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Vai produzir cachaça? Moa a cana no mesmo dia que foi cortada!
- Você sabe o quem transforma o açúcar em álcool? As leveduras!


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os Cursos CPT da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Joaquim Augusto Francisco José Antônio

7 de jun. de 2022

Nota dez, pela apresentação, em seguida gostaria de ter um momento para partilha de conhecimento, sou produtor em pequenas escala de pr de cachaça a base de açúcar.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun. de 2022

Olá, Joaquim! Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

A empresa CPT trabalha com cursos de capacitação profissional 100% online

No link a seguir você também encontra informações sobre os cursos da empresa... https://www.cpt.com.br/

Você pode ligar na central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato.

 Abraços!!

Karina Theodoro

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!