WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uma alternativa de renda - Cultivo de palmeira real para a produção de palmito

O palmito é um produto nobre e apreciado em todo o mundo. O palmito de palmeira real se assemelha muito ao palmito Juçara, que é considerado o melhor palmito do mundo.

Palmito Produção

A palmeira real da Austrália está proporcionando renda a médio prazo para pequenos e médios produtores do Brasil. Suas qualidades como planta ornamental para enfeitar jardins são conhecidas há muito tempo, porém seu maior potencial está no palmito de alta qualidade que ela rende. Agricultores e industriários do setor descobriram que esta planta também rendia um bom palmito, que poderia ser cortado precocemente, a partir de três anos de idade.

O palmito é um produto nobre e apreciado em todo o mundo. É fonte de sais minerais e de potássio. É um alimento leve e dietético. O palmito de palmeira real se assemelha muito em textura e sabor ao palmito Juçara, que é considerado o melhor palmito do mundo.

A qualidade do palmito de palmeira real chamou a atenção dos produtores que iniciaram o plantio desta planta em áreas não ocupadas por nenhuma atividade produtiva, como encostas ou barrancos de beira de estradas e também nas propriedades em áreas próximas às casas, locais de difícil mecanização. Seu rápido crescimento e adaptação a diversos tipos de solo e a rusticidade a pragas e doenças impulsionou a expansão desta cultura em terrenos um pouco melhores que antes. Viu-se que, melhorando o solo e as técnicas de plantio, como o preparo do solo, a densidade e o número de plantas por cova, o rendimento do palmito desta planta poderia ser ainda melhor.


O cultivo desta espécie para palmito trouxe para os agricultores do norte catarinense uma perspectiva de diversificação das atividades agrícolas desenvolvidas na região. É considerado de retorno a médio prazo, mas, por ser cultivado em alta densidade, trás bom retorno econômico. O comércio deste produto é garantido para indústrias da região, mas pode ser agregado valor a esta matéria-prima, se ela for industrializada em nível de produtor, desde que este esteja legalizado, segundo as normas vigentes do Ministério da Agricultura.

Por se tratar de uma planta exótica, a palmeira real tem um forte apelo ecológico, pois diminui a pressão sobre a extração das espécies nativas de palmito, como é caso do palmito Juçara. Além disso, ela pode ser cultivada sem uso de agrotóxicos e de produtos químicos, adaptando-se muito bem ao cultivo orgânico. Dessa forma, possui mercado garantido em outros continentes, como é o caso do europeu.

A palmeira real já foi divulgada pelos meios de comunicação em todo o território nacional e hoje é fruto de reportagens em jornais e revistas de todo o país. Por isso, o CPT - Centro de Produções Técnicas produziu, sob a coordenação técnica do professor Alfredo Frasson, o curso "Cultivo de Palmeira Real para Produção de Palmito", exatamente para fornecer um conjunto de informações para o produtor rural que já cultiva a palmeira real e para aquele que quer ter mais uma alternativa de renda.


Engº Agrônomo
Alfredo Frasson
Experiente produtor de
Palmeira Real para Produção de Palmito

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!