Qual o solo apropriado para o plantio do açaí?

Como, em cultivo, os açaizeiros permanecem em campo por mais de cinco anos, o terreno para plantio tem que ser escolhido observando-se certos critérios

Açaizeiro

A árvore do açaí, denominada açaizeiro, é uma espécie nativa do nosso país, especificadamente da Amazônia, cujo centro de dispersão natural é o estado do Pará, na região norte. Sua ocorrência é maior em solos de várzeas e igapós e terras firmes em torno, nos quais vicejam açaizais.

Maria das graças C. P. Costa e Silva e Ismael de Souza Rosa, professores do Curso a Distância CPT Produção de Palmito de Açaí, explicam que “o açaizeiro é uma planta delgada que pode atingir acima de 20 metros de altura, tendo o seu ciclo de produção de frutos iniciado só depois dos quatro anos após o plantio”. Portanto, essas espécies permanecem em campo por muito tempo, o que exige que o terreno para plantio seja escolhido observando-se certos critérios. O primeiro deles é a preferência por relevos planos e um pouco inclinados para que a conservação do solo seja favorecida e facilite a marcação das linhas de plantio, os tratos culturais, colheita e trânsito de máquinas.

Outro critério é a textura média do solo. Esta, quando característica de terra firme, tem a grande vantagem de proporcionar menor custo ao cultivo se feito em áreas já exploradas sucessivas vezes, seja para sistemas de cultivo solteiro ou consorciado.

Embora o açaizeiro tolere muito bem solos pobres e de baixo pH, a acidez e a falta de nutrientes devem ser observadas e corrigidas por meio de calagem e adubação. A aplicação de calcário deve ser feita para elevar a saturação por bases a 60%, distribuída uniformemente sobre a superfície do terreno e incorporada com gradagem cerca de 20 a 30 dias antes do plantio das mudas. As adubações de plantio, formação e produção devem ser realizadas de acordo com as orientações a seguir:

- Utilize adubo orgânico curtido, tais como esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova) ou torta de mamona (1 litro por cova), em covas de 40 x 40 x 40 centímetros. Acrescente também toda a quantidade do superfosfato triplo (SFT) recomendada para o 1º ano, de acordo com a tabela ao final da matéria, e 10 gramas de FTE BR 12;

- Homogeneíze os adubos orgânico e químico com a terra da camada superficial retirada da cova e preencha-a novamente com essa mistura. Divida ao meio as quantidades de ureia e cloreto de potássio (KCl) e aplique uma metade no início e outra no final do período chuvoso.

- Aplique os fertilizantes em meio círculo na frente do tronco da planta e à distância de 20 centímetros da muda, cobrindo-os em seguida. Depois de 10 dias, no mínimo, proceda ao plantio das mudas;

- Nos próximos anos, no início da estação chuvosa, adicione, em cada planta, a dose total de SFT, a metade da ureia e de KCl (Tabela) e a mesma de adubo orgânico indicada para o plantio;

- Utilize os adubos químicos em cobertura em torno das plantas à 20 centímetros de distância da muda, cobrindo-os com o adubo orgânico;

- Acrescente a outra metade dos fertilizantes, de modo similar, no final do período de chuva;

- Antes de cada adubação, deve ser realizado o coroamento das plantas;

- Monitore a fertilidade do solo e a nutrição das plantas por meio de análises de solo e foliar periódicas e, se detectada algum problema nutricional, promova outra adubação. Caso haja ausência de micronutrientes, faça adubação foliar.

 


Tabela. Adubação recomendada para o açaizeiro baseada em análise de solos já calculada para aplicação das quantidades de ureia, superfosfato triplo e cloreto de potássio.

Adubação recomendada para o açaizeiro baseada em análise de solos já calculada para aplicação das quantidades de ureia, superfosfato triplo e cloreto de potássio.

 


Para mais informações sobre a cultura do açaí, adquira o Curso a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, Produção de Palmito de Açaí.

 

Fonte: Revista Globo Rural

Por Bruna Falcone Zauza

Salvar

Cursos Relacionados

Curso Produção de Palmito de Açaí Curso Produção de Palmito de Açaí

Com Prof. Ismael de Souza e Prof.ª Maria das Graças...

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

ALBERTO MENDES FERNANDES

20 de out de 2018

Boa tarde! Muito bom o texto acima, gostaria de saber se solo vermelho serve para o plantio de açaizeiro?

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de out de 2018

Olá Alberto,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Solos de textura média são os mais indicados e, no caso de ser de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, é recomendável a utilização de áreas já exploradas com plantios sucessivos, enquanto em pastagens degradadas ou em capoeiras finas (macegas) os custos são menores. Você precisa fazer uma análise do solo para corrigir a falta de nutrientes, caso haja.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Rosberg Alves

29 de mai de 2018

Estou com projeto de início do plantio de 2 mil mudas o clima do nordeste e favorável pro açaí?

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mai de 2018

Olá Rosberg,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O açaí desenvolve-se naturalmente em regiões sem estação seca definida, mas com um período seco curto ou, às vezes, inexistente, porém sempre quente e com boa quantidade de chuva.

A temperatura nessas regiões caracteriza-se por apresentar elevadas médias térmicas anuais (24ºC a 27ºC) e também elevados índices pluviométricos (2.000mm a 2.500mm).

No Sul da Bahia, região de clima tropical úmido, também com temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos, o açaizeiro encontrou excelentes condições de desenvolvimento.

Sendo o Brasil, na sua maior parte, um país de clima tropical, o açaizeiro poderá ser cultivado em uma ampla faixa territorial, contanto que a temperatura média não seja inferior a 18ºC e o regime de chuvas seja de 1500 mm anuais. Abaixo desse índice, recomenda-se irrigar o açaizeiro.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Jeremias guedes da silva

26 de jan de 2018

Oi bom dia meu nome é Jeremias, moro no Estado do Pará. Vou plantar mil pés de açaí e tenho duas perguntas? O Açaí pode Ser plantado em terra firme e qual a distância certa de um pé de açaí para outro?

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de jan de 2018

Olá Jeremias,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As maiores concentrações da fruteira ocorrem em solos de várzeas e igapós e em áreas vizinhas de terra firme, compondo ecossistemas de floresta ou em forma de maciços conhecidos como açaizais. Para seu cultivo é fundamental a escolha de uma área adequada, pois a plantação deverá permanecer no campo, geralmente, mais de cinco anos.

O terreno precisa ser plano a levemente inclinado, pois favorece a conservação do solo, facilita a marcação das linhas de plantio, os tratos culturais e a colheita, além de facilitar o trânsito seguro de tratores e máquinas entre as linhas de plantio. Solos de textura média são os mais indicados e, no caso de ser de terra firme em sistemas de cultivo solteiro e consorciado, é recomendável a utilização de áreas já exploradas com plantios sucessivos, enquanto em pastagens degradadas ou em capoeiras finas (macegas) os custos são menores.

Em cova com dimensões de 40 x 40 x 40 centímetros, aplique adubo orgânico bem curtido, que pode ser esterco de curral (10 litros por cova), de galinha (3 litros por cova), ou torta de mamona (1 litro por cova).

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Nelber Romero

1 de set de 2017

Muito interessante a produtividade em terras firme do açaizeiro, gostaria de fazer uma experiência no município de Maracanaú/CE. Seria viável !?

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de set de 2017

Olá, Nelber.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você deve avaliar as condições necessárias para o cultivio do açaizeiro e verificar se sua região as apresenta. Também é necessário avaliar o possível mercado consumidor para verificar a viabilidade do cultivo.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Outros artigos relacionados à área Agroindústria

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade