WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Produção e consumo de brotos comestíveis

Livres de substâncias tóxicas e altamente nutritivos, os brotos são alimentos de grande procura no mercado nacional

 

Brotos comestíveis garantem o fortalecimento do sistema imunológico das pessoas

O grande salto relacionado à produção e ao consumo de brotos no país se deve a diversos fatores. Um deles é o elevado valor nutritivo. A alfafa, por exemplo, tem quatro vezes mais proteínas do que o milho. Os brotos mais comuns no Brasil são o feijão moyashi, também conhecido como feijão mungo-verde, o trevo, o rabanete e a alfafa. Por dependerem apenas da semente e de água para se desenvolverem, são bastante benéficos a nossa saúde, garantindo o equilíbrio do metabolismo e o fortalecimento do sistema imunológico. Interessante notar que o cultivo de brotos comestíveis dispensa o uso de aditivos químicos, fator que os torna ainda mais valorizados durante a comercialização.

O curso Produção de Brotos Comestíveis, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, oferece todas as informações necessárias para quem pretende cultivar esse tipo de alimento. Rogério Faria Vieira, pesquisador da EMBRAPA/EPAMIG, e Ademir Maçanori Honda, engenheiro agrônomo e especialista em produção de brotos, discorrem sobre as principais vantagens e restrições. Além disso, eles ensinam como proceder ao longo do cultivo e da comercialização. O tratamento de água no meio rural também é um dos temas presentes no curso para que os agricultores utilizem somente água de qualidade para a irrigação.

Vantagens da produção de brotos

Brotos prontos para serem transportados e comercializados

Segundo Vieira e Honda, o cultivo de brotos comestíveis demanda pouco consumo de água e energia elétrica, bem como é um trabalho que dispensa o uso da força braçal. Outros fatores que fazem essa atividade ser tão rentável são o baixo investimento e os equipamentos empregados, que são simples, duráveis e baratos. Além disso, o período compreendido entre o plantio e a colheita é curto, fazendo com que o retorno financeiro seja rápido. Essas são apenas algumas das vantagens que acabam incentivando os pioneiros na produção desse tipo de alimento.

A escolha da semente

Etapas de desenvolvimento dos brotos comestíveis

Vieira e Honda afirmam que as sementes de brotos comestíveis são ricas em reservas de vitaminas, minerais, lipídios, proteínas e carboidratos. Essas propriedades são as responsáveis pelo considerável valor nutritivo dos brotos. Estes têm sua qualidade determinada pela qualidade das sementes. Por isso, uma das primeiras providências a serem tomadas pelo produtor de brotos comestíveis é contatar um bom fornecedor. As condições nas quais as sementes foram germinadas são inerentes ao conceito de qualidade dos brotos, portanto, deve-se escolher sempre aquelas cujo tratamento dispensou o uso de defensivos agrícolas. Vieira e Honda lembram também que as sementes não devem ficar armazenadas por muito tempo. Dessa forma, no momento de plantio dos brotos, dê preferência às sementes que foram colhidas recentemente.

Higiene e manipulação

Os brotos são consumidos crus, por isso, durante todo o cultivo, devem ser mantidos em locais com extrema higienização e manipulados nas mesmas condições. Como em qualquer agroindústria alimentícia, os funcionários que tiverem contato direto com a produção devem lavar as mãos quantas vezes forem necessárias para proteger as plantas de possíveis contaminações. Eles devem também utilizar uniformes, toucas e sapatos adequados. Além disso, a limpeza do local e a retirada do lixo devem ser feitas regularmente. Vieira e Honda recomendam ainda que o produtor providencie um método eficiente de controle de pragas e vetores.

Armazenamento dos brotos

Funcionários que tiverem contato direto com a produção devem utilizar uniformes, toucas e sapatos adequados

Em relação ao armazenamento adequado dos brotos, o produtor deve seguir com rigor todas as regras ditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O cômodo no qual eles serão armazenados deve estar sempre organizado, limpo e protegido. É preciso providenciar o armazenamento dos brotos assim que eles passarem pelos processos de colheita e lavagem. De acordo com Vieira e Honda, o controle de temperatura é essencial para conservá-los em bom estado, adiando ao máximo a deterioração. Uma dica para protegê-los é envolvê-los em sacos plásticos. No entanto, é importante certificar-se da total ausência de umidade a fim de evitar a proliferação de bactérias.

Demanda por produtos orgânicos

Alimentos caracterizados pelo frescor, pela cor, pelo sabor e pelo aroma nunca foram tão valorizados, de acordo com Vieira e Honda. Não é novidade que a cada dia a alimentação saudável, baseada em alimentos orgânicos e altamente nutritivos, tem ganhado a preferência de consumidores de diferentes idades e culturas. Consequentemente, a procura por esse tipo de produto nas feiras, mercados e hipermercados tem sido elevada. O número de produtores dispostos a cultivar alimentos sem fertilizantes e defensivos químicos precisa acompanhar esse crescimento, especialmente nos grandes centros urbanos, onde se concentra o maior número de pessoas interessadas nessa alternativa de consumo.

Brotos comestíveis podem ser cultivados em pequena quantidade para consumo próprio

Assim, ainda que você não tenha experiência nesse setor, vale a pena adquirir o curso que o CPT preparou, pois ele concentra valiosas instruções e dicas para que você faça da sua produção um excelente negócio. Além de comercializar os brotos comestíveis para o consumo humano, você ainda pode conseguir vendê-los a criadores, pois também são parte fundamental da dieta dos animais. Lembre-se de que a produção de brotos exige tecnologia simples, pequeno espaço, baixo investimento e é bastante requisitada pelo mercado alimentício nacional.

Por Camila Guimarães Ribeiro

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Fabricio Maidane

29 de ago de 2020

Preciso citar e fazer referências em um artigo no qual estou escrevendo, gostaria de saber a data da publicação dos temas "Produção e consumo de brotos comestíveis" e "Produção de brotos comestíveis".

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de set de 2020

Olá, Fabricio 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Os artigos foram publicados:

Produção e consumo de brotos comestíveis em 23/01/2012

Produção de Brotos Comestíveis em 28/12/1999

Atenciosamente,

Erika Lopes.

   

Pedro de souza santos netto

19 de jun de 2020

BOA TARDE, ESTOU QUERENDO COMERCIALIZAR BROTO DE FEIJÃO, ONDE CONSIGO A COMPRA DA SEMENTES.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jun de 2020

Olá,Pedro

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Manuel R C Melo

21 de mar de 2018

Gostaria de adquirir manuais de produção de brotos comestíveis e da produção de tomate seco ou desidratado em conserva e igualmente do Shiitake. Podem-me enviar isso para a minha morada nos Açores - Portugal? Se possível informem o custo do envio.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de mar de 2018

Olá Manuel,

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Teresa Cristina Korres Raimundi

10 de jul de 2017

Desejaria saber se esse curso é dado por professores em loco ou somente nos livros. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de jul de 2017

Olá, Teresa. 

Sua pergunta já foi respondida: 

Nossos cursos são à distância, compostos por um manual e um DVD. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Teresa Cristina Korres Raimundi

7 de jul de 2017

Desejaria saber se esse curso é dado por professores em loco ou somente nos livros. Obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de jul de 2017

Olá, Teresa.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossos cursos são à distância, compostos por um manual e um DVD. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Carla Eloiza Bavose Campos Seabra

5 de jul de 2017

Sou engenheira florestal. Estou interessada em mais informações sobre a questão dos brotos comestíveis. Possivelmente, eu faria o curso. Resido em Manaus (AM) e tenho pensado em começar um pequeno negócio no ramo, mas temo por causa do clima predominante aqui. Aguardando resposta, agradeço!

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de jul de 2017

Olá, Carla.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Marly Botelho Wiering

7 de jan de 2015

Quero iniciar, em casa, a produção de broto de alfafa. Várias conhecidas têm interesse de consumir e dificuldade de encontrar. Quero saber também se há cursos presenciais e em caso positivo, o endereço. Peço a orientação de vocês. Muito obrigada. Marly

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jan de 2015

Olá, Marly!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O CPT possui o Curso Produção de Brotos Comestíveis que poderá ser de grande ajuda.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Virginia Celina

13 de mai de 2014

Boa tarde, Estou em África, Maputo Moçambique, estou querendo começar a alimentar-me com base nos brotos. Gostaria de saber se posso fazer brotos com semente de verduras como por exemplo (alface, couves, cenoura, agrião, coentros, pimentos, salsa). Obrigada, Virginia

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de mai de 2014

Olá, Virginia!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Os brotos que são mais facéis de ser produzidos são: Feno grego, alfafa, abóbora, ervilha, feijão azuki, feijão de corda, gergelin, girassol, lentilha, rabanete, trigo.

Mas, se desejar você pode fazer brotos de qualquer leguminosa ou hortaliça.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Eliane

26 de nov de 2013

Obrigada pela resposta. Moro em Itaboraí / RJ , você poderia me indicar se tem algum curso de produção de Brotos aqui perto de mim? O SEBRAE me ajudaria? Tem curso online, ou alguém poderia me mandar apostilas do curso?

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de nov de 2013

Olá, Eliane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o Curso CPT Produção de Brotos Comestíveis.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Eliane Garcia David

26 de nov de 2013

Estou querendo começar com cultivo de brotos para comercializar, vocês poderiam me ajudar, dizendo tudo que preciso, como fazer etc... Quero começar em casa mesmo. Grata Eliane

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de nov de 2013

Olá, Eliane!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Produção de Brotos Comestíveis.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!