WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção e comercialização de cachaça orgânica: uma excelente opção de renda para o produtor

A cachaça, obtida por destilação simples do caldo fermentado extraído da cana, é a bebida preferida por pessoas de diferentes classes sociais, tanto no Brasil como no exterior

cachaça

A cachaça é uma bebida de graduação alcoólica obtida por destilação simples do caldo fermentado e extraído da cana

A cachaça é definida como sendo uma bebida de graduação alcoólica que varia de 38% a 54%, à temperatura de 20ºC, obtida por destilação simples do caldo fermentado extraído da cana.

É a bebida preferida por pessoas de diferentes classes sociais, tanto no Brasil como no exterior e, quando obtida a partir do cultivo orgânico da cana e quando há cuidados com os padrões de qualidade, inerentes ao processo, ela poderá se tornar uma excelente opção de renda para o produtor.

A produção de qualquer produto para consumo humano requer uma atenção rigorosa no que se refere à higiene, em todas as etapas de produção. Essa atenção torna-se mais importante ainda, quando a matéria prima que originará o produto passará por uma fermentação, como é o caso da cachaça.

“As cachaçarias que não priorizam a higiene ficam vulneráveis às contaminações do seu produto”, afirma o professor Marcos Vacaro, do curso Produção de Cachaça Orgânica, produzido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

cachaça

É a bebida preferida por pessoas de diferentes classes sociais, tanto no Brasil como no exterior

Na produção de cachaça de boa qualidade, a higiene inicia-se tomando-se o cuidado de moer a cana no mesmo dia que foi colhida. Isso é preciso, porque, depois de 36 horas após o corte, a cana começa a perder água, com consequente diminuição do caldo extraído e, paralelamente, ocorre a fermentação alcoólica e acética, que prejudica a fermentação do caldo.

Além disso, a cana, nessas condições, dificulta a moagem, aumenta o desgaste das moendas, exige maior potência das máquinas, produz menos caldo e fornece um bagaço mais úmido.

Na agricultura orgânica, as condições (físico-química-biológica) do solo, adequadas ao desenvolvimento das plantas, são obtidas, adotando-se medidas que permitam manter, a longo prazo, os recursos naturais do solo, causando o mínimo de impactos ambientais e preservando a vida e o equilíbrio biológico no solo. Em consequência disso, o ecossistema será preservado e a propriedade se tornará mais produtiva.

Atualmente, o mercado consumidor é cada vez mais exigente por produtos saudáveis e de boa qualidade. No que se refere ao setor agrícola, os produtos obtidos de forma orgânica vêm, a cada dia, se destacando mais, por causa da preferência dos consumidores por esse tipo de produtos.

Os cultivos orgânicos são realizados sem adubações químicas; não se usam agrotóxicos para controle de pragas e doenças e nem conservantes químicos. Tudo isso permite a obtenção de alimentos naturais, saudáveis, de melhor qualidade, além de favorecer a conservação do solo.

A certificação e o controle da qualidade orgânica são realizados por instituições certificadoras credenciadas nacionalmente pelo Órgão Colegiado Nacional, devendo cada instituição certificadora manter o registro atualizado dos produtores e dos produtores e dos produtos que ficam sob suas responsabilidades.

cachaça

No processo artesanal, ela é produzida em alambiques, geralmente de cobre, que permitem a separação das frações

O cultivo orgânico, de qualquer cultura, resultará em inúmeros benefícios para o produtor, como por exemplo:
a) Obtenção de agricultura sustentável: o cultivo orgânico é fundamentado na obtenção de uma agricultura sustentável, que é aquela onde as plantas encontrarão no solo todos os recursos de que necessitam para o seu desenvolvimento, dispensando, portanto, as adubações químicas e as pulverizações com agrotóxicos. Logo, pela agricultura sustentável, o sucesso da cultura passa a ser função do fornecimento de matéria orgânica ao solo, visando aumentar a atividade biológica dos diversos organismos nele existentes.

b) Obtenção de um equilíbrio biológico: o fornecimento de matéria orgânica ao solo cria condições que favorecem o desenvolvimento de microrganismos, resultando numa intensa atividade biológica, proporcionando a existência de uma grande diversidade de microrganismos no solo. Em consequência disso, haverá um substancial aumento das transformações dos minerais em nutrientes para as plantas.

c) Preservação do ecossistema: para se desenvolverem, as plantas extraem do solo quase tudo de que necessitam. Assim, além de ser o suporte físico para as plantas, o solo funciona também como fonte de água e de nutrientes indispensáveis ao desenvolvimento das mesmas.

d) Produtos saudáveis: como os nutrientes existentes no solo são naturais, uma vez que foram transformados pela ação dos microrganismos, as plantas os absorverão e produzirão produtos de qualidade diferenciada e mais saudáveis. Isso permitirá a obtenção de melhores preços de mercado, proporcionando ao produtor uma lucratividade satisfatória.

A cachaça pode ser obtida de forma artesanal ou industrial. No processo artesanal, ela é produzida em alambiques, geralmente de cobre, que permitem a separação das frações (cabeçada, coração e cauda ou água fraca), enquanto no processo industrial, a cachaça é obtida em coluna de destilação, em um processo semelhante ao de obtenção de álcool.

A infraestrutura
A infraestrutura envolve desde a matéria-prima utilizada no processo (o caldo de cana), passando pelas unidades que compõem a indústria (moagem, decantação, fermentação, destilação e armazenamento), até os equipamentos.

A higiene
A produção de cachaça deve ser realizada dentro das melhores condições de higiene. Sendo assim, o piso e as paredes das unidades de fermentação e de destilação deverão ser impermeabilizados, de preferência com material cerâmico. Além disso, é necessário que se realizem lavagens periódicas, com água limpa, para remover eventuais impurezas dessas unidades.

O local
A escolha do local para as instalações da cachaçaria artesanal, bem como a instalação de cada unidade, deverá ser feita com base em alguns critérios, de forma a obter uma infraestrutura que facilite a execução de todas as etapas do processo de produção.
- O terreno deverá ser, preferencialmente, inclinado, de forma que o desnível permita o fluxo de líquidos, por gravidade, dispensando gastos com bombeamento durante o processo de produção da cachaça;
- O local deverá ser próximo de fontes de água, abundante, limpa e de boa qualidade;
- Ser de fácil acesso;
- Estar próximo à rede elétrica;
- Oferecer boa ventilação natural.

cachaça

Pura ou não, a cachaça caiu no gosto do paladar brasileiro e está presente em vários acontecimentos sociais


As instalações
As dimensões das instalações dependerá da quantidade de cachaça que se deseja produzir.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Biocombustíveis.

Por Silvana Teixeira

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?