WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Produção de mandioca: mudas de boa qualidade e método de propagação rápido

A mandioca é uma planta muito versátil, cultivada em todos os Estados brasileiros. O sucesso da lavoura, no entanto, depende, em grande parte, da utilização de mudas de boa qualidade


A mandioca é uma planta muito versátil e de ampla utilização na alimentação humana, animal e para uso na indústria. De fácil adaptação, ela é cultivada em todos os estados brasileiros e quando comparada a outros cultivos, apresenta uma série de vantagens.


Fácil propagação; elevada tolerância a longas estiagens; rendimentos satisfatórios mesmo em solos de baixa fertilidade; pouca exigência em insumos modernos; potencial resistência ou tolerância a pragas e doenças; elevado teor de amido nas raízes; boas perspectivas de mecanização, do plantio à colheita, sem grandes perdas na matéria seca, são apenas algumas delas.


O sucesso da lavoura, no entanto, depende, em grande parte, da utilização de mudas de boa qualidade. E tem mais: "permite consórcio com inúmeras plantas alimentícias e industriais", explica a Prof.ª Dr.ª Marney Pascoli Cereda, do Curso CPT Produção de Mandioca.


Mudas de mandioca


A qualidade das mudas afeta diretamente a capacidade de brotação, o enraizamento e a resistência a doenças da futura lavoura. Sendo assim, para obtenção das mudas é necessário selecionar plantas com excelentes características, orientando-se pelos critérios a seguir:

- As plantas devem ser sadias e maduras, sem sintomas de doenças, sem pragas e com ótimo desenvolvimento vegetativo;
- Devem ter idade entre 8 e 14 meses;
- As plantas devem ser produtivas, ou seja, com grande número de raízes, pois a produtividade da mandioca depende do número de raízes, esta é uma característica genética das variedades;
- As melhores ramas para fazer mudas são as provenientes da haste principal da planta e do terço central desta.
- No momento da retirada das mudas, as brotações e as raízes devem ser cortadas, mas as ramas devem ficar inteiras, sendo feito o corte em estacas menores só na hora do plantio.


Materiais para o trabalho com as mudas


Os materiais necessários para o trabalho com as mudas são uma serra de metal para cortar as estacas, estilete ou gilete para cortar os brotos, produtos químicos para a desinfecção do substrato, ferramentas e estacas, vasilhas (baldes) para tratamento das estacas e frascos ou vasilhames de boca larga que são utilizados para enraizamento.

Produção de mandioca: mudas de boa qualidade e método de propagação rápido


Método de propagação rápida para a formação de mudas


1- O primeiro passo é esterilizar o solo, utilizado como substrato na câmara de propagação. Para isso, utiliza-se formol a 10%, em uma quantidade de 10 litros por câmara. Cobre-se a câmara com um plástico durante cinco dias, tira-se o plástico e espera-se mais cinco dias para se fazer o plantio das estacas. O substrato deve apresentar alta fertilidade. Caso necessário, deve ser aplicado um fertilizante adequado, para assegurar uma boa brotação das estacas.

2
- Uma vez preparada a câmara, inicia-se o processo de obtenção das manivas. No campo, devem ser selecionadas plantas sadias e maduras, com pelo menos oito meses de idade, retirando os melhores caules. Esses são levados para a área destinada à multiplicação rápida e cortados em estacas com duas gemas ou nós com uma serra previamente desinfetada. A serra deve ser desinfetada antes de cada corte, com hipoclorito de sódio, permanganato de potássio ou álcool.

3
- As estacas são tratadas em submersão com solução de fungicida e inseticida usando 3 g de cada produto por litro de água. Depois, são secadas ao ar. A seguir, as estacas são plantadas na posição horizontal, à profundidade de aproximadamente 1 cm e cobertas ligeiramente com o substrato. Deve-se regá-las após o plantio. A posição correta das estacas é aquela em que a distância menor entre as gemas deve ficar para cima.

4- Plantadas as estacas, o teto é colocado de forma que suas extremidades fiquem assentadas na parte central dos blocos. Os blocos devem permanecer sempre cheios de água, para favorecer uma boa evaporação e, dessa forma, uma alta umidade relativa no interior da câmara. Em locais ou regiões com alta temperatura e umidade relativa, aconselha-se molhar o canteiro diariamente para evitar o murchamento das plantas. Em épocas muito frias, as estacas demoram mais para produzir os brotos.

5
- Após algumas semanas do plantio das estacas, já se disponibiliza grande número de brotos. Quando esses brotos alcançam entre 8 e 10 cm de altura, são cortados a 1 cm do cabo da planta, com estilete ou gilete, ou outro objeto similar, devidamente desinfetado. Normalmente, durante quatro meses após o plantio, uma estaca pode produzir até 10 brotos, mas pode-se considerar que cada estaca continua produzindo brotos, até que suas reservas acabem.

6
- A frequência com que são feitos os cortes dos brotos depende do vigor da estaca, da variedade e da temperatura na câmara. Geralmente, uma estaca grossa proporciona mais brotos do que uma estaca fina da mesma variedade. Os brotos normalmente apresentam muitas ramificações, sendo necessário cortar a maioria, deixando somente a principal, para evitar o murchamento. Recomenda-se também cortar o talo dos brotos exatamente abaixo de uma gema, para estimular o enraizamento.

7
- Após o corte, deve-se colocar a estaca imediatamente em um recipiente com água fria, previamente fervida, para deter a emissão de látex e evitar a contaminação do broto por patógenos do ar ou a sua oxidação. Esta etapa é muito importante para o êxito do processo. Cessada a perda do látex, o que ocorre em aproximadamente 10 minutos, os brotos são transferidos para outro recipiente com aproximadamente 500 mL de capacidade, contendo cerca de 200 mL de água previamente fervida. Pode-se colocar até 80 brotos por recipiente.

8
- Os recipientes com os brotos são colocados imediatamente na câmara de enraizamento, onde a água deve ser periodicamente trocada até que ocorra o enraizamento. Inicialmente, as estacas se conservam verdes, mas após dois a quatro dias as folhas murcham, dando a impressão de estarem mortas. Aproximadamente oito dias após, o broto forma um calo na base e se recupera, dando início ao enraizamento. Passados mais alguns dias, aproximadamente 12, o crescimento radicular é mais visível e surgem novas folhas. Depois de um período de cerca de 20 dias, as raízes estão bem desenvolvidas com novas folhas e podem ser transplantadas para o campo.

9- Os brotos devem ser plantados a uma profundidade que possibilite que quase toda a haste fique dentro do solo. É indispensável manter uma umidade adequada durante as duas primeiras semanas, para bom desenvolvimento das estacas e obtenção de plantas sadias e vigorosas.


Esse processo simples e de baixo custo é mais eficiente em taxa de multiplicação que o sistema tradicional de propagação de mandioca. Pelo sistema tradicional, a partir de uma planta adulta se obtém entre 10 e 20 estacas de tamanho comercial (20 cm), as quais, depois de um ano plantadas no campo, produzem entre 100 e 400 estacas.


Com o método de propagação rápida, desta mesma planta podem ser cortadas 150 estacas de dois nós, produzindo oito brotos cada uma, totalizando 1.200 brotos. Ao final de um ano, as plantas desenvolvidas a partir de cada broto ou estaca podem produzir de 10 a 20 estacas, obtendo-se, assim, um total de 12.000 a 24.000 estacas. A diferença do número de estacas demonstra a eficiência do método de propagação rápida.


Conheça os Cursos CPT, da área Agroindústria.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Claudeci de oliveira paim

27 de mai. de 2023

Preciso de rama de mandioca para plantio

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de mai. de 2023

Olá, Claudeci de oliveira Paim! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Debora

13 de set. de 2021

Olá, gostaria de saber por quantos anos a mandioca é produtiva?

Resposta do Portal Cursos CPT

14 de set. de 2021

Olá, Debora! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita! :)

O CPT possui curso na área da mandioca que pode te auxiliar bastante. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!

Marcela Teixeira.

genildo pereira da silva

18 de jan. de 2021

bom dia onde posso comprar manivas

Resposta do Portal Cursos CPT

26 de mar. de 2021

Olá. Genildo

Como vai?

Agradecemos sua visita a nosso site!
O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância, onde o aluno tem a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e enriquecer sua grade curricular.
No momento não trabalhamos com indicações de fornecedores.

Atenciosamente,

Erika

Maria Lucimar Costa Silva

20 de set. de 2020

Ótima matéria. É muito ver que a Região Norte faz um excelente trabalho,pois a mandioca é um alimento nutricional de grande rentabilidade.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de set. de 2020

Olá, Maria!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber que gostou da nossa matéria.

Atenciosamente

Lidiane Lisboa

Nivaldo Carlos Storti

25 de fev. de 2019

Gostei da matéria. Quero manter contato para inform. de construção da câmara de enraizamento

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de fev. de 2019

Olá, Nivaldo!

Agradecemos a sua visita e comentário em nosso site. Estamos salvando o seu contato para que você passe a receber nosso Boletim Informativo.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Aristeu Martins

23 de jan. de 2019

Como devo plantar a muda de mandioca, em pé ou deitado!?

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jan. de 2019

Olá Aristeu,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Deve ser deitada.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Manoel alves severino

2 de set. de 2018

Eu tenho uma área plantada de mandioca industrial, com 10 meses de idade e fui tirar as hastes ou ramas para plantar em uma outra área, mas notei que toda a haste esta com as manivas gemas brotadas, se eu plantar, elas vão nascer ou morrem em baixo do solo? Obrigado!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set. de 2018

Olá Manoel,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Você pode planta-las sim!

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

emilio pinho brandao

30 de abr. de 2018

Ola muito boa noite sou bombeiro de Aeroporto Internacional da Guine-Bissau Guniense de 42 anos de idade também formado em agropecuaria e tenho comigo as galinhas poedeiras e plantação de mamão mandioca e bananas e gosto de receber uma formação muito avançada nesta área portanto quero saber as condições destes

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai. de 2018

Olá Emílio,

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rosilene de Oliveira

16 de mar. de 2018

Boa tarde! Preciso de 10.000 mudas de aipim. Favor informar se teria para fornecer, valor e frete. Att.: Rosilene

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de mar. de 2018

Olá Rosilene,

Nós, só oferecemos cursos de capacitação profissional.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Edson Santana

29 de set. de 2017

Muito didático, entretanto preciso de mudas de boa qualidade, para curto prazo. Podem indicar um fornecedor. Grato Edson

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out. de 2017

Olá, Edson.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Quanto às mudas, você pode encontrar em casas de produtos agrícolas ou até mesmo na internet.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?