Produção de mandioca - mudas de boa qualidade e método de propagação rápido

A mandioca é uma planta muito versátil, cultivada em todos os Estados brasileiros. O sucesso da lavoura, no entanto, depende, em grande parte, da utilização de mudas de boa qualidade

Produção de mandioca - mudas de boa qualidade e método de propagação rápido

 

A mandioca é uma planta muito versátil e de ampla utilização na alimentação humana, animal e para uso na indústria. De fácil adaptação, ela é cultivada em todos os estados brasileiros e  quando comparada a outros cultivos, apresenta uma série de vantagens, tais como: fácil propagação; elevada tolerância a longas estiagens; rendimentos satisfatórios mesmo em solos de baixa fertilidade; pouca exigência em insumos modernos; potencial resistência ou tolerância a pragas e doenças; elevado teor de amido nas raízes; boas perspectivas de mecanização, do plantio à colheita, sem grandes perdas na matéria seca; e, por fim, permite consórcio com inúmeras plantas alimentícias e industriais. O sucesso da lavoura, no entanto, depende, em grande parte, da utilização de mudas de boa qualidade.

O sucesso da lavoura de mandioca depende, em grande parte, da utilização de mudas de boa qualidade

O sucesso da lavoura de mandioca depende, em grande parte, da utilização de mudas de boa qualidade

Mudas de mandioca

A qualidade das mudas afeta diretamente a capacidade de brotação, o enraizamento e a resistência a doenças da futura lavoura. Sendo assim, para obtenção das mudas é necessário selecionar plantas com excelentes características, orientando-se pelos critérios a seguir:

- As plantas devem ser sadias e maduras, sem sintomas de doenças, sem pragas e com ótimo desenvolvimento vegetativo;

- Devem ter idade entre 8 e 14 meses;

- As plantas devem ser produtivas, ou seja, com grande número de raízes, pois a produtividade da mandioca depende do número de raízes, esta é uma característica genética das variedades;

- As melhores ramas para fazer mudas são as provenientes da haste principal da planta e do terço central desta.

- No momento da retirada das mudas, as brotações e as raízes devem ser cortadas, mas as ramas devem ficar inteiras, sendo feito o corte em estacas menores só na hora do plantio.

Materiais para o trabalho com as mudas

A mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros e quando comparada a outros cultivos, apresenta uma série de vantagens

A mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros e quando comparada a outros cultivos, apresenta uma série de vantagens

Os materiais necessários para o trabalho com as mudas são uma serra de metal para cortar as estacas, estilete ou gilete para cortar os brotos, produtos químicos para a desinfecção do substrato, ferramentas e estacas, vasilhas (baldes) para tratamento das estacas e frascos ou vasilhames de boca larga que são utilizados para enraizamento.

Método de propagação rápida para a formação de mudas

1- O primeiro passo é esterilizar o solo, utilizado como substrato na câmara de propagação. Para isso, utiliza-se formol a 10%, em uma quantidade de 10 litros por câmara. Cobre-se a câmara com um plástico durante cinco dias, tira-se o plástico e espera-se mais cinco dias para se fazer o plantio das estacas. O substrato deve apresentar alta fertilidade. Caso necessário, deve ser aplicado um fertilizante adequado, para assegurar uma boa brotação das estacas.

2- Uma vez preparada a câmara, inicia-se o processo de obtenção das manivas. No campo, devem ser selecionadas plantas sadias e maduras, com pelo menos oito meses de idade, retirando os melhores caules. Esses são levados para a área destinada à multiplicação rápida e cortados em estacas com duas gemas ou nós com uma serra previamente desinfetada. A serra deve ser desinfetada antes de cada corte, com hipoclorito de sódio, permanganato de potássio ou álcool.

3- As estacas são tratadas em submersão com solução de fungicida e inseticida usando 3 g de cada produto por litro de água. Depois, são secadas ao ar. A seguir, as estacas são plantadas na posição horizontal, à profundidade de aproximadamente 1 cm e cobertas ligeiramente com o substrato. Deve-se regá-las após o plantio. A posição correta das estacas é aquela em que a distância menor entre as gemas deve ficar para cima.

Os caules, para a obtenção de manivas, devem ser cortados em estacas com duas gemas ou nós

Os caules, para a obtenção de manivas, devem ser cortados em estacas com duas gemas ou nós

4- Plantadas as estacas, o teto é colocado de forma que suas extremidades fiquem assentadas na parte central dos blocos. Os blocos devem permanecer sempre cheios de água, para favorecer uma boa evaporação e, dessa forma, uma alta umidade relativa no interior da câmara. Em locais ou regiões com alta temperatura e umidade relativa, aconselha-se molhar o canteiro diariamente para evitar o murchamento das plantas. Em épocas muito frias, as estacas demoram mais para produzir os brotos.

5- Após algumas semanas do plantio das estacas, já se disponibiliza grande número de brotos. Quando esses brotos alcançam entre 8 e 10 cm de altura, são cortados a 1 cm do cabo da planta, com estilete ou gilete, ou outro objeto similar, devidamente desinfetado. Normalmente, durante quatro meses após o plantio, uma estaca pode produzir até 10 brotos, mas pode-se considerar que cada estaca continua produzindo brotos, até que suas reservas acabem.

6- A frequência com que são feitos os cortes dos brotos depende do vigor da estaca, da variedade e da temperatura na câmara. Geralmente, uma estaca grossa proporciona mais brotos do que uma estaca fina da mesma variedade. Os brotos normalmente apresentam muitas ramificações, sendo necessário cortar a maioria, deixando somente a principal, para evitar o murchamento. Recomenda-se também cortar o talo dos brotos exatamente abaixo de uma gema, para estimular o enraizamento.

7- Após o corte, deve-se colocar a estaca imediatamente em um recipiente com água fria, previamente fervida, para deter a emissão de látex e evitar a contaminação do broto por patógenos do ar ou a sua oxidação. Esta etapa é muito importante para o êxito do processo. Cessada a perda do látex, o que ocorre em aproximadamente 10 minutos, os brotos são transferidos para outro recipiente com aproximadamente 500 mL de capacidade, contendo cerca de 200 mL de água previamente fervida. Pode-se colocar até 80 brotos por recipiente.

8- Os recipientes com os brotos são colocados imediatamente na câmara de enraizamento, onde a água deve ser periodicamente trocada até que ocorra o enraizamento. Inicialmente, as estacas se conservam verdes, mas após dois a quatro dias as folhas murcham, dando a impressão de estarem mortas. Aproximadamente oito dias após, o broto forma um calo na base e se recupera, dando início ao enraizamento. Passados mais alguns dias, aproximadamente 12, o crescimento radicular é mais visível e surgem novas folhas. Depois de um período de cerca de 20 dias, as raízes estão bem desenvolvidas com novas folhas e podem ser transplantadas para o campo.

Após algumas semanas do plantio das estacas, as manivas já disponibilizam grande número de brotos

Após algumas semanas do plantio das estacas, as manivas já disponibilizam grande número de brotos

9- Os brotos devem ser plantados a uma profundidade que possibilite que quase toda a haste fique dentro do solo. É indispensável manter uma umidade adequada durante as duas primeiras semanas, para bom desenvolvimento das estacas e obtenção de plantas sadias e vigorosas.

Esse processo simples e de baixo custo é mais eficiente em taxa de multiplicação que o sistema tradicional de propagação de mandioca. Pelo sistema tradicional, a partir de uma planta adulta se obtém entre 10 e 20 estacas de tamanho comercial (20 cm), as quais, depois de um ano plantadas no campo, produzem entre 100 e 400 estacas. Com o método de propagação rápida, desta mesma planta podem ser cortadas 150 estacas de dois nós, produzindo oito brotos cada uma, totalizando 1.200 brotos. Ao final de um ano, as plantas desenvolvidas a partir de cada broto ou estaca podem produzir de 10 a 20 estacas, obtendo-se, assim, um total de 12.000 a 24.000 estacas. A diferença do número de estacas demonstra a eficiência do método de propagação rápida.

Os brotos devem ser plantados a uma profundidade que possibilite que quase toda a haste fique dentro do solo

Os brotos devem ser plantados a uma profundidade que possibilite que quase toda a haste fique dentro do solo

Conheça os Cursos CPT, da área Agroindústria, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Conheça, abaixo, algumas opções:

Curso CPT Processamento de Mandioca

Curso CPT Cultivo de Mandioca

Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta

Curso CPT Produção e Processamento de Pimenta-do-Reino

Curso CPT Alimentação Saudável

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Nivaldo Carlos Storti

25 de fev de 2019

Gostei da matéria. Quero manter contato para inform. de construção da câmara de enraizamento

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de fev de 2019

Olá, Nivaldo!

Agradecemos a sua visita e comentário em nosso site. Estamos salvando o seu contato para que você passe a receber nosso Boletim Informativo.

Atenciosamente,

Lorena Tolomelli

Aristeu Martins

23 de jan de 2019

Como devo plantar a muda de mandioca, em pé ou deitado!?

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de jan de 2019

Olá Aristeu,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Deve ser deitada.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Manoel alves severino

2 de set de 2018

Eu tenho uma área plantada de mandioca industrial, com 10 meses de idade e fui tirar as hastes ou ramas para plantar em uma outra área, mas notei que toda a haste esta com as manivas gemas brotadas, se eu plantar, elas vão nascer ou morrem em baixo do solo? Obrigado!!!

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set de 2018

Olá Manoel,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Você pode planta-las sim!

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

emilio pinho brandao

30 de abr de 2018

Ola muito boa noite sou bombeiro de Aeroporto Internacional da Guine-Bissau Guniense de 42 anos de idade também formado em agropecuaria e tenho comigo as galinhas poedeiras e plantação de mamão mandioca e bananas e gosto de receber uma formação muito avançada nesta área portanto quero saber as condições destes

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de mai de 2018

Olá Emílio,

Para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rosilene de Oliveira

16 de mar de 2018

Boa tarde! Preciso de 10.000 mudas de aipim. Favor informar se teria para fornecer, valor e frete. Att.: Rosilene

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de mar de 2018

Olá Rosilene,

Nós, só oferecemos cursos de capacitação profissional.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

Edson Santana

29 de set de 2017

Muito didático, entretanto preciso de mudas de boa qualidade, para curto prazo. Podem indicar um fornecedor. Grato Edson

Resposta do Portal Cursos CPT

2 de out de 2017

Olá, Edson.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo. Quanto às mudas, você pode encontrar em casas de produtos agrícolas ou até mesmo na internet.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Janete

11 de set de 2017

Eu gostaria de saber qual é o melhor mês para plantar a mandioca e qual lua é a melhor para plantar

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2017

Olá Janete.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para plantar a mandioca, opte por começar o cultivo no princípio da estação chuvosa, quando a umidade e a temperatura tornam-se elementos essenciais para a brotação e enraizamento.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

manoel justino da silva neto

21 de jul de 2017

excelente materia vou aproveitar o máximo.parabéns um abraço a todos e ate breve.

Resposta do Portal Cursos CPT

24 de jul de 2017

Olá, Manoel.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!

Até breve!

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Maria dos santos viana

28 de mar de 2017

Preciso comprar muda mandioca que produza entre 6 e 8 meses

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mar de 2017

Olá Maria,

Recomendamos que procure em casas especializadas em vendas de mudas, em sua cidade ou região.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Obrigado pelas explicações. .

1 de mar de 2017

Obrigado pelas explicações. .

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de mar de 2017

Olá,

Por nada!

Cursos Relacionados

Curso Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade Curso Cachaça - Produção Artesanal de Qualidade

Com Prof. Dr. José Benício Paes Chaves

R$ 520,00 à vista ou em até 12x de R$ 43,33 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas Curso Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas

Com Prof. Raimundo Mororó

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Produção de Brotos Comestíveis Curso Produção de Brotos Comestíveis

Com Prof. Dr. Rogério Vieira

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Cultivo de Mandioca Curso Cultivo de Mandioca

Com Prof.ª Dr.ª Marney Pascoli Cereda

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa Curso Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa

Com Prof.ª Dr.ª Marney Pascoli Cereda

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Produção e Processamento de Pimenta Curso Produção e Processamento de Pimenta

Com Prof.ª Roseane Mendonça de Figueiredo

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Outros artigos relacionados à área Agroindústria

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade