WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Receita picante? Aprenda a fazer pimenta em salmoura

A salmoura é um método simples de conservação da pimenta, consistindo em armazená-la na solução por um período de até dois anos, mas não como um produto final para ser consumido

Pimentas - como fazer pimenta em salmoura   Artigos CPT

A salmoura é um método simples de conservação da pimenta, consistindo em armazená-la na solução por um período de até dois anos, mas não como um produto final para ser consumido. Este é um excelente método de conservação utilizado para manter as pimentas, in natura, com condições de uso, podendo ser posteriormente, processadas por até um ano.

A pimenta em salmoura é uma boa alternativa para o produtor, que não tem como escoar sua produção, e para a indústria conservar a pimenta para os períodos de entressafra, fazendo o estoque anual da fábrica. Essa é a principal forma de comercialização da pimenta em grandes quantidades.

A pimenta em salmoura é uma boa alternativa para o produtor, que não tem como escoar sua produção, e para a indústria conservar a pimenta para os períodos de entressafra.

A pimenta em salmoura é uma boa alternativa para o produtor, que não tem como escoar sua produção, e para a indústria conservar a pimenta para os períodos de entressafra.

Ingredientes


Pimentas
Água tratada
Sal

Processamento


1. O primeiro passo é realizar uma seleção criteriosa das pimentas, eliminando as que apresentarem partes estragadas. Em seguida, é necessário realizar a lavagem e a sanitização com bastante cuidado
2. As pimentas lavadas e sanitizadas podem ser acondicionadas em recipientes de vidro ou plástico, estes devidamente lavados e sanitizados. O tamanho vai depender da quantidade de pimentas a serem armazenadas e do volume de pimenta necessário para o processamento posterior. Os recipientes mais utilizados têm sido garrafas PET de dois litros, recicladas, e bombonas de 50, 100 e 200 L.
3. Em seguida, deve ser preparada a salmoura a 10%. Para atingir essa concentração, é necessário acrescentar 100 g de sal de cozinha para cada litro de água tratada. Deve-se mexer essa solução até que todo o sal esteja diluído, levando-a, posteriormente, ao fogo até a fervura.
4. Depois deve-se despejar essa solução, ainda quente, sobre as pimentas, até que todas fiquem submersas. Os recipientes devem ser fechados hermeticamente e guardados em local seco, fresco, e ao abrigo da luz.

Atenção!

Essas pimentas armazenadas em salmoura mantêm todas as características da pimenta fresca. No entanto, o seu ardume é diminuído. Da mesma forma, é comum a produção intensa de gases, ao longo do período de armazenamento. Isso não quer dizer que as pimentas estragaram.

Outros artigos relacionados ao tema:


Pimentas – o processamento adequado gera bom rendimento.
Pimentas – como fazer picles de pimenta.
Pimentas – como fazer geleia de pimenta.
Pimentas – como fazer molho de pimenta.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Agroindústria.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Carlos Henrique Peres de Sousa Silva

25 de jan. de 2022

Boa noite. O que vocês dizem sobre o branqueamento das pimentas antes da conserva, acham necessário, ou é um processo que pode ser deixado de lado ?

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de fev. de 2022

Olá, Carlos! Tudo bem? 

Agradeço sua visita em nosso site! 

O branqueamento serve para que elas fiquem com uma cor mais vibrante e demorem mais para oxidar, podendo ficar fora da geladeira. Então, fica seu critério! 

Abraço!

Lorena 

UESTINEIDER NEVES FERREIRA

6 de dez. de 2021

Gostei muito do método de armazenamento das pimenta malagueta

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de dez. de 2021

Olá, Uestineider! Tudo bem com você?

A pimenta é um fruto que está no gosto dos brasileiros, sendo usada principalmente na culinária. Suas espécies, algumas muito fortes, como a malagueta e a cumari, e outras sem ardência, como a biquinho, são usadas sob a forma de diversos produtos, destacando os molhos, conservas e geleias.


Para saber mais informações sobre o nosso curso, basta acessar o link a seguir https://www.cpt.com.br/cursos-agroindustria/producao-e-processamento-de-pimenta,  nos ligar na nossa central de atendimento no número (31)3899-7000 ou informar seu número de telefone ou WhatsApp aqui nos comentários que uma de nossas consultoras entrará em contato. Abraço!

Karina Theodoro

Paulo Roberto Alves Borges

10 de nov. de 2021

Cultivo varias pimentas, gostei da matéria.

Marly Cristina Carvalho

30 de ago. de 2021

Informações sobre cursos.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de ago. de 2021

Olá, Marly! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

Gracielle Araujo Machado Suzart

31 de jan. de 2021

Boa noite! Posso substituir o vinagre por cachaça nas conservas de pimenta? Ela também garante a conservação por 1 ano?

Thiago

16 de jan. de 2018

Boa noite! Gostaria de saber se tem como tirar o gás do pet de 2 litros com a pimenta Biquinho!! esta produzindo muito gás!!

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jan. de 2018

Olá Thiago,

Para tirar o gás, você deverá abrir a tampa lentamente e deixar o gás sair aos poucos.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

emiliano soares luciano de souza

22 de set. de 2017

bom dia gostaria de saber uma forma de amenizar o sal que esta nas pimentas elas estao salgadas demais tem alguma forma de eu conseguir tirar um pouco o sal delas?obg

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de set. de 2017

Olá, Emiliano.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Você pode tentar lavá-las para tirar um pouco do excesso de sal, ou, na produção, colocar menos sal.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Gislene Galdino

1 de ago. de 2017

Bom dia!Estou fazendo o curso de processamento de pimenta e preciso que me tira algumas dúvidas , quero saber se o molho de pimenta tem validade de 1 ano também e a professora Roseanne fala no curso que e pra por na garrafinha de vidro quero saber se posso por na garrafinha pet altera sabor e a cor e se preciso colocar algum conservante no molho se poder me ajudar com as informações! Desde já agradeço Bom dia!

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de ago. de 2017

Olá, Gislene.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Sobre a validade, você encontrará informações ao longo do curso. Sobre a embalagem, a mais recomendada é a de vidro. A garrafa pet pode alterar o sabor da pimenta.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Keli Cristine

24 de mar. de 2017

Olá Ana Carolina! Tudo bem? Primeiramente, agradeço o apoio e a colaboração com suas dicas e receitas aos amantes da gastronomia! Neste caso específico das conservas, tenho uma dúvida quanto ao processo de preparação de pimentas em azeite. Fiz duas experiências com pimentas "Dedo de Moça". Na primeira vez, utilizei as pimentas limpas, devidamente lavadas, cortadas em rodelas. Fervi uma quantidade de água na qual submergi as pimentas por alguns minutos, em seguida escorri a agua e as pimentas permaneceram em repouso por aproximadamente 15 minutos. Em seguida, foram colocadas em vidros esterilizados, acrescentei pequenos ramos de alecrim, folha de manjericão roxo e rodelas de alho. Foram devidamente envazados e tampados, no entanto essa primeira experiência espumou já no dia seguinte e o odor ficou bem azedo. Numa segunda experiência, utilizando o mesmo procedimento, mesmos ingredientes, apenas acrescentei sal grosso e nenhum deles espumou e conferiram sabor e qualidade muito bons. Saberia me dizer o que poderia ter ocorrido no primeiro lote? Nos casos que utilizo azeite, posso acrescentar vinagre para estabilizar e conservar as pimentas? E em óleo? Como seria adequado proceder? Desde já agradeço!

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de mar. de 2017

Olá Keli,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Esterilização:

- Antes de fazer qualquer conserva é fundamental que os potes de vidro sejam esterilizados;

- Escolha um pote de vidro que possua uma tampa que vede bem e lave com água e sabão (ou detergente);- Pegue uma panela e forre o fundo com um pano limpo. Coloque o pote e cubra com água. Deixe ferver por 15 minutos;

- Quando faltar cinco minutos, jogue a tampa, para também ser esterilizada. Deixe esfriar naturalmente, para que não quebre;

- Depois que esfriar um pouco, coloque o pote e a tampa sobre um pano limpo com a boca para baixo e deixe secar.

A conserva:

Antes das pimentas: besunte as mãos com óleo ou azeite. Isso fará com que a ardência das pimentas não passe para as mãos. Retire os cabinhos das pimentas que for usar, e descarte as pimentas que estiverem machucadas ou com pintas pretas ou murchas. Lave as pimentas que for usar em água corrente, uma a uma. Depois coloque-as numa peneira para que sequem completamente. Dica: você pode secá-las também com um pano limpo seco.

Com o pote esterilizado, comece a colocar as pimentas em camadas, de acordo com sua preferência. Com a ajuda de um espetinho de madeira para churrasco, vá arrumando as pimentas para formar as camadas ajeitadas. Se desejar, coloque folhas de louro e dentes de alho a gosto para dar um sabor a mais. À parte, misture 300ml de vinagre de álcool branco e 2 colheres (sopa) de sal.

Depois de preencher o vidro com as pimentas, despeje o vinagre com sal até a boca e tampe o vidro com uma rolha. Curiosidades- O vinagre e o sal são conservantes naturais. Eles farão com que a conserva dure por 1 ano, fechada.

Outras informações

Rendimento: 1 vidro de conserva com 500ml

- Use, preferencialmente, vinagre branco com acidez entre 4 e 6%.

- Utilize sal refinado comum.

- Se você adicionar uma colher de pinga na conserva de vinagre (depois que estiver pronta), a pimenta ficará mais picante.

- Algumas especiarias podem ser adicionadas às conservas para dar um toque especial. As mais utilizadas são: louro, manjericão, tomilho, pimenta do reino, gengibre, cebolinha, salsinha e sementes de mostarda.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

CLAUDENIR JOSE DOS REIS

16 de fev. de 2017

olá fiz todo o processo mais quando fui colocar a agua na garrafa ela encolheu, queria saber o por que

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de mar. de 2017

Olá Claudenir,

Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!