
Luiz Antônio Andrade, professor do Curso CPT Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça, ressalta que no Brasil, a cana-de-açúcar constitui uma cultura tradicional, com alta produção por unidade de área. Os principais motivos para toda essa expansão são o simples manejo e a pouca exigência quanto aos tratos culturais.
Popular em nosso país, a cana-de-açúcar é muito mais do que a matéria-prima para a fabricação de açúcar ou de álcool. Conhecida por seu formato peculiar e por seu sabor doce, é uma planta que pode atingir até seis metro de altura, dependendo das condições de cultivo em que está inserida.
Destaca-se, também, por apresentar boas respostas mesmo a cultivos em condições adversas. De acordo com o IBGE, a produção de cana-de-açúcar já ultrapassou os 675 milhões de toneladas aqui em nosso país, número considerável, mas que não é o ideal para o Brasil, haja vista que temos potencial para produzir ainda mais.
A história da cana-de-açúcar
Apesar de possuirmos tradição no cultivo e na produção de cana-de-açúcar, essa cultura não é de origem brasileira: acredita-se que foi trazida para terras brasileiras depois dos portugueses para, então, tornar-se um dos cultivos mais importantes para o cenário nacional. Ela se sobressai, atualmente, por permitir maior sustentabilidade na produção de combustíveis.
Utilização da cana-de-açúcar
Como mencionado, os dois principais destinos da cana-de-açúcar são a fabricação de álcool ou, de fato, açúcar. Quando a cana é moída, o caldo que escorre é o açúcar em estado líquido, que precisa ser fervido para se transformar no açúcar que conhecemos; se ele for fermentado, vira álcool. Contudo, o que sobra – o bagaço – também pode ser utilizado pela indústria na geração de energia elétrica ou na produção de biogás.
Como funciona o plantio da cana-de-açúcar?
A cana-de-açúcar é classificada como uma planta semiperene e apresenta ciclo produtivo de aproximadamente seis anos em cinco cortes. Durante o plantio, há várias etapas: eliminação da soqueira, subsolagem, calagem, gradagem ou aração, terraceamento, sulcação, distribuição de torta de filtro e adubo, distribuição de mudas, cobrimento de mudas, pulverização de herbicida e quebra de sulco. Todos esses processos podem ser simplificados com a utilização de equipamentos e implementos específicos.
Produtos surpreendentes feitos à base de cana-de-açúcar
Há alguns produtos que, inimaginavelmente, são produzidos a partir de cana-de-açúcar:
- Brinquedos
Empresas renomadas do ramo da fabricação de brinquedos têm substituído o plástico comum pelo bioplástico, que é feito à base do etanol extraído da cana-de-caçúcar.
- Garrafas
Da mesma forma, garrafas de refrigerante passaram a ser fabricadas com a utilização desse bioplástico, que também é conhecido como plástico verde. Não só garrafas, como também potes, tampas e sacolas plásticas.
- Papel
Do bagaço que sobra da cana-de-açúcar, extrai-se uma massa vegetal que é empregada na fabricação de papel. Até as palhas que sobram nos campos são empregadas na produção de papel sulfite, cartolina e outros tipos de papel.
- Cosméticos
O etanol possui efeito de secagem rápida após a aplicação, propriedade que o tornou ideal para a produção de cosméticos para peles oleosas, uma vez que a deixam com toque seco.
- Antissépticos
Esse mesmo etanol ainda é ingrediente de antissépticos bucais, pois contribui para prevenir cáries.
- Perfumes
Essa utilização não é tão nova quanto parece. Perfumes e loções já usam há tempos substâncias da cana-de-açúcar em seus processos de fabricação.
- Vidro
Sabe aquela cena de televisão em que as pessoas quebram garrafas de vidro umas nas outras, mas sem causar ferimentos reais? Então, essas garrafas são fabricadas com açúcar – ou seja, também são fruto da cana. Mais além, esse vidro também pode ter finalidade culinária.
Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:
Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça
Como Produzir Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo
Produção de Cachaça Orgânica
Fontes: Nova Cana – novacana.com
Agro Saber – agrosaber.com.br
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.