WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Palmito e fruto de açaí

Uma boa alternativa de diversificação agrícola

O açaizeiro é uma palmeira que produz palmito de qualidade comparável ao da juçara, palmiteiro encontrado espontaneamente na Mata Atlântica e que, hoje, encontra-se em extinção, por causa do extrativismo selvagem a que é submetida. O açaizeiro apresenta a vantagem de produzir vários perfilhos por touceira, por isto, está conquistando o espaço deixado pela juçara na produção de palmito. Saiu do norte do Brasil para ser cultivada em diversos Estados, destacando-se o Espírito Santo, São Paulo e, principalmente a Bahia, que reúnem as características climáticas favoráveis ao seu desenvolvimento.

Por ser uma cultura típica de floresta, é tolerável à sombra, podendo ser cultivada em áreas de capoeira e em consórcios com outras culturas.

O açaizeiro ainda pode fornecer celulose de qualidade semelhante à do pinheiro e do eucalipto.

O açaizeiro desenvolve-se , também, a pleno sol, a exemplo do comportamento observado no experimento instalado na Estação Experimental Lemos Maia – CEPLAC - BA, cujo primeiro corte deu-se aos cinco anos de idade, com rendimento médio de 210 g de palmito "creme" por haste e diâmetro de 3,12 cm. No entanto, neste sistema, deve-se tomar o cuidado de proteger as mudas no campo, durante os primeiros anos de plantio, sendo indicado o consórcio com culturas de ciclo curto como a mandioca, ou a depender do espaçamento, com a bananeira que posteriormente será retirada.

Nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Bahia, onde o açaizeiro foi introduzido, o interesse principal é pelo palmito. Porém, ele produz frutos, cuja polpa fornece o vinho ou suco de açaí, muito rico em calorias, bastante consumido e apreciado nas suas regiões de origem e que hoje está fazendo parte da dieta das principais academias de ginásticas do Brasil.

Além desses produtos, palmito e fruto, o açaizeiro ainda pode fornecer celulose de qualidade semelhante à do pinheiro e do eucalipto, com relação a resistência à ruptura, aproveitando os restos de estipe deixados na colheita do palmito.

O açaizeiro é, portanto, uma palmeira que oferece uma série de oportunidades de cultivo, constituindo-se em uma excelente alternativa de diversificação agrícola.

O curso intitulado "Produção de Palmito de Açaí" produzido dentro do convênio CEPLAC com o CPT - Centro de Produções Técnicas, sob a coordenação técnica  da pesquisadora Maria das Graças Costa e Silva e do pesquisador Ismael de Souza Rosa da CEPLAC/CEPEC/SEFOP, Ilhéus – Bahia, vem contribuir para a difusão desta tecnologia no país.

 

Engª Maria Das Graças C. P. Costa Silva
Pesquisadora Estação Lemos Maia - Esmai/Ceplac

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Ronair Dias de Souza

30 de mai de 2013

Gostaria de conhecer alguém que tenha experiencia de plantio de açaí no meio de mata nativa.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mai de 2013

Olá, Ronair!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure por um técnico em sua cidade ou região para mais informações sobre o plantio do açaí.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!