WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Palmeira real tem elevado potencial produtivo e fornece palmito de excelente qualidade

O palmito extraído da palmeira real apresenta boas características necessárias a esse produto, tais como textura extremamente macia, sabor brando e delicado e cor branca

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1890/m-palmito.jpg

O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica, muito consumido nacionalmente.

O palmito é um produto comestível, tenro, macio e com forma cilíndrica. Ele é extraído no interior da extremidade superior do estipe (caule) de algumas espécies de palmeiras. Apenas as do gênero,  Euterpe, porém, predominam nessa atividade extrativa, por serem mais saborosas.

O aproveitamento econômico do palmito, no Brasil, teve início na década de 30, mais precisamente nas regiões Sul e Sudeste. Inicialmente, as explorações se limitaram apenas à espécie Jussara, nativa da Mata Atlântica, que foi a responsável por colocar o Brasil na posição de maior produtor, consumidor e exportador de palmito do mundo. Entretanto, com o passar do tempo, essa exploração intensa e prolongada da palmeira Juçara ocasionou uma considerável diminuição das suas reservas, de forma que, por volta de 1975, teve início a exploração do palmito de açaí, espécie comum e de grande abundância na região Norte. Assim, o estado do Pará passou a ser seu maior fornecedor.

A partir de 1990, a palmeira Pupunha passou também a ser explorada de forma comercial e intensiva na produção de palmito. E, na metade da década de 90, surge a palmeira real da Austrália, como uma espécie de grande potencial para a produção do produto. Por ser uma palmeira tipicamente de clima tropical, com elevado potencial produtivo, e que fornece palmito de excelente qualidade, a palmeira real vem recentemente se destacando na produção de palmito em nosso país.

Essa é uma planta nativa da Austrália e que se adaptou satisfatoriamente às condições ambientais do Brasil. Inicialmente, era utilizada apenas como uma planta ornamental, com caráter de embelezamento de áreas, residências, praças públicas, jardins, entre outros. Posteriormente, descobriu-se que essa espécie de palmeira oferecia um grande potencial para a produção de palmito e, atualmente, ela ocupa uma posição de destaque entre as espécies que são exploradas com essa finalidade comercial.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1890/m-cultivo-palmera-real.jpg

A palmeira real tem elevado potencial produtivo, e fornece palmito de excelente qualidade, se destacando na produção de palmito em nosso país.

O palmito extraído da palmeira real apresenta boas características necessárias a esse produto, tais como textura extremamente macia, sabor brando e delicado (entre o doce e o amargo) e cor branca. Outra vantagem da exploração da palmeira real refere-se à sua precocidade, rusticidade e à qualidade do seu palmito.

O curso “Cultivo de Palmeira Real para Produção de Palmito” elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas aborda as técnicas de cultivo dessa palmeira para produção de palmito de qualidade. Nele você receberá informações do  engenheiro agrônomo Alfredo Frasson, proprietário do Viveiro Florestal Ouro Verde Mudas, onde se desenvolveu o trabalho de cultivo de palmeira para produção de palmito.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A colheita da palmeira real para produção de palmito deverá ocorrer quando as plantas tiverem de três a quatro anos de vida. Com essa idade, o diâmetro médio do estipe, a uma altura de 50 cm acima do solo, em geral, mede de 12 a 14 cm, e a altura do mesmo, medida a partir da base das plantas, deverá estar em torno de dois metros. Com apenas dois cortes, consegue-se fazer a extração da parte da palmeira (“ripa” ou “cabeça”) na qual o palmito fica localizado.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

roque schoffen

9 de dez. de 2014

Boa Tarde! Desejo comprar sementes de Palmeira Real. Atte. Roque Schoffen

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de dez. de 2014

Olá, Roque!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Seria interessante procurar por estas sementes em casas especializadas em produtos para jardinagem.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?