WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

O que todo produtor de cachaça precisa saber antes de produzir a bebida?

A cachaça é a segunda bebida mais consumida no Brasil e possui vasto mercado

Cachaça - imagem ilustrativa

José Benício Paes Chaves, professor do Curso CPT Cachaça – Produção Artesanal de Qualidade, anuncia que a cachaça brasileira é a bebida alcoólica de maior produção no mundo, superando um bilhão de litros anualmente. Depois da cerveja, a cachaça é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil, ultrapassando a marca de 70 milhões de doses diariamente, num mercado crescente.

Ainda, é possível destacar que esse produto possui grande aceitação no mercado, o que exige do produtor capacitação para que sua cachaça seja, de fato, bem produzida. Sabe-se que o processo de produção é relativamente fácil, mas, para se destacar nesse mercado competitivo, somente a “caninha” de qualidade é o que interessa.

Produtor, fique atento a informações importantes para a produção de cachaça:

Qualidade

Nós já dissemos que a qualidade do seu produto é importante? Com certeza, sim. Mas, saber isso nunca é demais e, mais do que dizer que sua cachaça tem qualidade, o melhor é comprová-la. Para isso, o seu alambique precisa de ser certificado, pois o selo de certificação a atesta aos seus consumidores, sem que você necessite de comprová-la o tempo todo.

Legalização

De certa forma, relacionado ao tópico anterior, a legalização do alambique é crucial quando o seu objetivo é comercial. Há algumas leis e normas que precisam ser seguidas para que a comercialização possa ser feita livremente, sem se preocupar com multas e podendo expandir o seu mercado de forma mais fácil.

Produção sustentável

A atividade de produção de cachaça pode causar impactos no meio ambiente, o que exige regulamentação para ser evitado. Além da geração de resíduos, deve-se ter preocupação também com o aproveitamento da matéria-prima, garantindo, assim, uma produção sustentável.

Higiene

Qualquer produtor de alimentos ou de bebidas tem como uma de suas principais obrigações garantir a higiene em todo o processo de produção. No caso da cachaça, os cuidados começam logo no plantio da cana-de-açúcar e vão até o engarrafamento da bebida para ser distribuída aos consumidores.

Tecnologia

Em plena era de revolução tecnológica, os produtores precisam entender que ela pode ser uma grande parceira que facilite o processo de produção. Ainda que a cachaça seja uma bebida mais artesanal, é possível aderir a estratégias de controle da produção e gerenciamento de dados, por exemplo, o que pode ser feito online e com a ajuda de softwares.

Marketing

O marketing é essencial para qualquer tipo de negócio. Ao criar um produto é crucial que as pessoas o vejam, para que possam se interessar em comprá-lo. Hoje, com as redes sociais, o marketing está um pouco facilitado, pois, por meio delas, é possível realizar uma divulgação em massa com apenas alguns toques. Crie sua marca e elabore uma boa estratégia de marketing para que todos a conheçam.

Embalagem

Sabe aquela ideia de que muita gente “come pelo olho”? Ela se encaixa muito bem aqui. Ao engarrafar sua bebida, a embalagem, que é o que vai “na frente” dela, conta muito para o seu consumidor. Ela é a sua marca e, além disso, deve estar adequada às exigências da produção de cachaça para transmitir confiança a quem a compra.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:

Cachaça – Produção Artesanal de Qualidade
Produção de Cachaça Orgânica
Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça

Fonte: Cachaça Gestor – cachacagestor.com.br/blog/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!