
Nomes não faltam para a popular mandioca: macaxeira, aipim, castelinha, maniva, mandioca-doce, mandioca-mansa e pão-de-pobre são alguns do termos utilizados para nomear essa raiz genuinamente brasileira e de uso versátil em todo o país. Benéfica à saúde humana, pode estar presente em uma grande variedade de receitas, como estrela ou roubando a cena como acompanhamento.
Marney Pascoli Cereda, professor do Curso CPT Cultivo de Mandioca, explica que tecnicamente, mandioca apresenta uma série de vantagens em relação e outros cultivos, tais como: fácil propagação, elevada tolerância a longas estiagens, rendimentos satisfatórios mesmo em solos de baixa fertilidade, pouca exigência em insumos modernos, potencial resistência ou tolerância a pragas e doenças, entre outras.
Possui valor nutricional alto, constituindo-se como uma boa fonte de calorias e carboidratos, além de contem cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina C. Ainda, é rica em carotenoides, pigmentos que possuem ação antioxidante, protegendo contra doenças do envelhecimento e reduzindo a ação de radicais livres.
Dentre os principais benefícios, é possível destacar que a mandioca melhora a digestão, é benéfica para a saúde cardiovascular, ajuda a combater a artrite, faz bem para quem tem diabetes, ajuda na prática de exercícios físicos, fortalece o sistema imunológico e ainda ajuda a melhorar o humor.
Basta saber prepará-la para que se obtenha um prato com sabor marcante. Popular em todo o país, além de integrar diversas receitas – que podem ser salgadas ou doces –, pode ser servida como petisco, frita ou assada.
Confira a seguir um menu completo para você que é apaixonado por essa iguaria brasileira:
Entrada – Caldinho de mandioca com carne moída
Ingredientes
1 quilo de mandioca (se for da amarela melhor)
½ quilo de carne moída
Glutamato de monossódico a gosto
1 latinha média de molho de tomate
1 pimenta de cheiro
½ pimentão verde
4 dentes de alho
Cheiro verde
Sal a gosto
1 tomate
1 cebola
Modo de preparo
Cozinhe a mandioca até que ela fique bem macia. Bata no liquidificador a mandioca com a água do cozimento – colocar água apenas o suficiente para conseguir bater. Reserve. Refogue a carne moída com os demais ingredientes, com exceção do molho de tomate que deverá ser adicionado por último. Acrescente o caldo reservado e o molho de tomate. Deixe ferver por 5 minutos e, se necessário, acrescente mais água. O caldo depois de pronto deverá ter a consistência de mingau de bebê.
Prato principal – Empanados de mandioca assados (opção para quem é vegano!)
Ingredientes
500g de mandioca cozida em água e sal
1/4 xícara de cebola picada
1/4 xícara de cebolinha verde picada
3 colheres de sopa de farinha de milho fina
Pimenta do reino a gosto
Farinha de milho para empanar
3 colheres de sopa de óleo
Modo de preparo
Descasque e cozinhe as mandiocas até ficarem macias, utilizando temperos de sua preferência. Após o cozimento, esmague as mandiocas com um garfo ou com o auxílio de um processador, até que se obtenha uma massa firme e compacta. Adicione a cebola, a cebolinha e um pouco farinha para empanar, numa quantidade necessária para modelar os empanados. Misture bem até obter uma massa firme e compacta. Use a farinha para empanar e, caso deseje, uso sal e pimenta-do-reino nela. Empane pequenas quantidades da massa e deixe-os em formato de bife. Pré-aqueça o forno a 180°C e disponha os empanados, regando com um pouco de óleo para que fiquem dourados. Asse por aproximadamente 15 minutos e vire-os, deixando assar por mais 15. Pode ser utilizado como substituição à carne, com alguns acompanhamentos, ou até em hambúrgueres e outros sanduíches.
Sobremesa – Pudim de mandioca e coco
Ingredientes
1 lata de leite condensado
200ml de leite integral
3 ovos
1 vidro de leite de coco (200ml)
250 g de mandioca cozida
1 xícara de coco ralado
1 xícara (chá) de açúcar (caramelo)
Modo de preparo
Caramelize a forma com o açúcar e reserve. No liquidificador, coloque o leite condensado, o leite, os ovos, o leite de coco e a mandioca. Bata até obter um creme homogêneo, desligue o liquidificador, acrescente o coco e misture com uma colher. Despeje o creme na forma de pudim e leve para assar em banho-maria, com o forno pré-aquecido por aproximadamente 50 minutos. Faça o teste com uma faca, se ela sair limpa, o pudim está pronto.
Petisco – Mandioca frita cremosa
Ingredientes
1kg de mandioca
1 colher de sopa (cheia) de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo
Cubra a mandioca com água e cozinhe na pressão até que fique macia. Retire aquela fibra que ela tem no centro e amasse grosseiramente. Depois, junte a colher de sopa de manteiga e sal a gosto. Prove, tem que ficar com gosto de purê. Unte bem uma forma com óleo e despeje o purê ainda quente. Espere esfriar e leve ao freezer ou congelador. Quando começar a congelar, marque os quadrados usando uma faca ou espátula. Corte-os, mas mantenha-os na forma. Certifiquem-se de que não estão muito moles. Após marcá-los, leve a forma ao congelador para endurecer por completo. Depois separe-os e armazene em porções. Para fritar, coloque congelado mesmo em óleo bem quente, para evitar que desmanchem.
Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:
Cultivo de Mandioca
Processamento de Mandioca – Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa
Produção de Palmito de Açaí
Fontes: Receiteria – receiteria.com.br
Viva Bem – uol.com.br/vivabem
Receitas: Mel e Pimenta – melepimenta.com
Veganana – blog.veganana.com.br
Comida do dia – comidadodia.com
Panelaterapia – panelaterapia.com
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.