WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Iniciando uma fábrica de polpa de frutas

Com o ramo da alimentação saudável em alta, fabricar polpa de frutas pode ser uma excelente ideia de empreendimento

Fabricação de polpa de frutas

Com a constante busca da população por uma alimentação mais saudável, enxergar uma oportunidade de negócio voltado para esse ramo pode ser uma excelente aposta para quem deseja empreender nos dias atuais. Basta abrir um pouco o leque de possibilidades para chegar à ideia de montar um fábrica de polpa de frutas.

Raimundo Mororó, professor do Curso a Distância CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Polpa de Frutas, ressalta que Além do alto consumo do produto no mercado, esse empreendimento apresenta baixo custo de investimento e é uma alternativa lucrativa para aproveitar os excessos de frutas provenientes dos períodos de safra.

Para início de conversa, é necessário saber que esse produto é considerado natural e extraído das partes carnosas e comestíveis das frutas. Para que a polpa fabricada seja natural e de qualidade, é preciso extraí-la de frutas frescas e maduras. É importante ressaltar que as sementes não devem ser usadas no processo de fabricação.

O mercado

Na alimentação, o mercado de polpa de frutas surge a partir da demanda de pessoas por produtos que sejam saudáveis e fáceis de consumir. Por conta disso, esse mercado se torna promissor. Mas, ao contrário do que você está pensando, seu produto não será comercializados apenas a consumidores finais, de forma congelada e com o objetivo de preparar suco: a polpa de fruta pode ser vendida para mercados, restaurantes, lanchonetes e até para sorveterias, que as usarão na fabricação de sorvete e outros produtos.

Montando a fábrica

Antes de montar a sua fábrica de polpa de frutas, você precisa estar por dentro de algumas informações. Fique atento:

Local

O local onde a sua empresa será instalada é importante para o sucesso dela. Ele precisa ser escolhido de forma a facilitar a distribuição dos seus produtos aos seus clientes e também o acesso dos fornecedores. Além disso, é necessário que ele esteja adequado às normas ambientais exigidas.

Exigências legais

Antes de dar início às atividades, é preciso estar dentro da lei. Para isso, recomendamos que você procure a Associação Comercial da sua cidade para solicitar a abertura da sua empresa. Depois, também é importante conseguir as licenças ambientais e dos bombeiros para funcionamento. Além disso, sua empresa precisará de um CPNJ, que deve ser solicitado junto à Receita Federal.

Estrutura

O espaço para funcionamento deve ser amplo. Precisará ser dividido em: setor de produção, escritório, almoxarifado e áreas para os funcionários. Mais além, a estrutura também deve favorecer a produção, evitando que a fruta processada entre em contato com a matéria-prima. O ambiente precisa estar higienizado, por abrigar e produzir alimentos.

Equipamentos

Os equipamentos serão responsáveis pela maior parte do investimento no negócio. Isso porque é necessário adquirir, por exemplo, tanque de alvenaria para lavagem das frutas, mesas de aço para selecioná-las e lavá-las, equipamentos que realizem a extração da polpa, entre outros.

Matéria-prima

Obter as melhores frutas deve ser o seu objetivo. Consequentemente, com isso, seus produtos terão qualidade. A partir disso, fica fácil perceber que seu grande acerto deve ser na escolha da matéria-prima, seja por um bom fornecedor, seja pelo cultivo próprio.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Agroindústria:

Como Montar uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas
Como Produzir Geleias e Polpadas
Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas

Fonte: Novo Negócio – novonegocio.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!