WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Frutos e hortaliças - redução do tamanho (corte)

A redução do tamanho dos frutos e hortaliças é realizada por diferentes meios, quando os frutos e hortaliças são transformados em peças menores, com forma definida e tamanho uniforme

A redução de tamanho é realizada por diferentes meios, quando os frutos e hortaliças são transformados em peças menores, com forma definida e tamanho uniforme.

A redução de tamanho é realizada por diferentes meios, quando os frutos e hortaliças são transformados em peças menores, com forma definida e tamanho uniforme.

A redução do tamanho dos frutos e hortaliças é realizada por diferentes meios, quando os frutos e hortaliças são transformados em peças menores, com forma definida e tamanho uniforme. É uma etapa importante por facilitar o manuseio, porém, apresenta algumas desvantagens. O corte causa dano mecânico às células e, portanto, aumenta a respiração dos tecidos, tornando-os mais suscetíveis à deterioração.

Os frutos e hortaliças cortados devem ser imediatamente refrigerados a 4ºC após o corte. As facas devem ser extremamente afiadas e finas para obtenção de corte satisfatório, com o mínimo de dano ao produto. Devem ser de aço inoxidável e afiadas após cada oito horas de uso. Elas têm formato diferente para cada tipo de corte. O tamanho da peça cortada é definido de acordo com o tipo de produto e com o ajuste das facas.

Os equipamentos de corte são centrífugas de alta velocidade, com lâminas ou facas de corte horizontal ou vertical para fatiar, picar, retalhar, cortar em cubos, tiras, rodelas, entre outros. Os equipamentos devem ser bem lavados após cada operação. A vida de prateleira para muitos produtos pode ser aumentada, reduzindo-se o impacto entre a máquina e o produto ou entre as peças do próprio produto.

Após o corte, os produtos podem ou não ser lavados com água clorada para retirada dos exudatos celulares e imersos ou pulverizados com soluções de aditivos químicos (conservantes ou preservativos).

Outros artigos relacionados à área:

Frutos e hortaliças - os mais utilizados para o processamento mínimo.

 

Frutos e hortaliças - descascamento mecânico e manual.

 

Frutos e hortaliças - desinfecção.

 

Frutos e hortaliças - conservação química.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Agroindústria.

 

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!