WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Frutos e hortaliças minimamente processados reduzem as perdas dos alimentos

Hortaliças e frutos selecionados, higienizados, picados e embalados, prontos para serem consumidos são a grande novidade no mercado

Os produtos minimamente processados de frutos e hortaliças correspondem a uma ampla variedade de órgãos vegetais que foram submetidos a algum tipo de modificação em sua condição natural, mas que apresentam qualidade semelhante à do produto fresco. São, também, conhecidos como produtos levemente processados, parcialmente processados, processados frescos, cortados frescos ou pré-preparados.

 O processamento mínimo de frutos e hortaliças apresenta grande potencial em decorrência da sua demanda constante e crescente.


No Brasil, o processamento mínimo de frutos e hortaliças foi introduzido na década de 90, por algumas empresas atraídas pela nova tendência do mercado que, atualmente, se encontra em franca expansão. Essa atividade é um simbolo da economia de tempo, de conveniência e de redução do lixo. O público-alvo são os serviços de fornecimento de alimentos prontos para consumo e de preparo rápido, como fast foods, hotéis, restaurantes, lanchonetes e redes de supermercado.  São considerados produtos de conveniência  pela redução do tempo de preparo, melhor padronização da qualidade e redução de perdas.

Esses apresentam grande potencial em decorrência da demanda constante e crescente por alimentos com características de produto fresco, com alta qualidade e preparados de forma segura. O valor agregado aumenta a competitividade do setor produtivo e proporciona meios alternativos de comercialização.

O processamento mínimo inclui todas as operações de limpeza, lavagem, seleção, descascamento, corte, embalagem e armazenamento, que agregam valor ao produto. Dessa forma, o preparo e o manuseio dos mesmos requer o conhecimento da fisiologia da matéria-prima e dos princípios básicos da ciência e tecnologia de alimentos. As perspectivas são promissoras nesse segmento, frente a crescente demanda, estando o sucesso desse empreendimento dependente da utilização de manuseio, higiene e tecnologias adequadas para obtenção de produtos com elevada qualidade e  vida útil prolongada.

 O processamento mínimo inclui todas as operações de limpeza, lavagem, seleção, descascamento, corte, embalagem e armazenamento, que agregam valor ao produto.

Com o objetivo de levar aos inúmeros interessados os conceitos básicos e as técnicas necessárias ao bom desempenho no processamento mínimo de frutos e hortaliças, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças”, no qual você receberá informações da professora Maria Isabel Fernandes Chitarra, doutora em ciência dos alimentos, pós-doutorada em fisiologia e pós-colheita e professora do Departamento de Ciências dos Alimentos, da Universidade Federal de Lavras - MG.  

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Os requisitos de qualidade se relacionam com o mercado de destino: armazenamento, consumo ao natural ou processamento, e são agrupados em três categorias: sensoriais, nutricionais e segurança, devendo ser considerados em conjunto não só para satisfazer a necessidade do consumidor, mas, também, para proteção da saúde pública.

A  avaliação da qualidade deve ser realizada  em todos os segmentos, desde o campo até a fase de comercialização para se ter conhecimento do valor real do produto e da sua capacidade de conservação, com base em padrões pré-estabelecidos.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Lucélia Proença

26 de abr. de 2014

Bom dia!! Gostaria de saber em que ano foi feito esse curso de Processamento Mínimo de Frutos e hortaliças? Lucélia

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de abr. de 2014

Olá, Lucélia

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Juarez Marinho de Mello

22 de mar. de 2014

Estou pesquisando a implantação de uma indústria de alimentos basicamente processados, gostaria de informações, publicações, cursos e se possível visita a alguma indústria já instalada. Grato.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mar. de 2014

Olá, Juarez!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O CPT - Centro de Produções Técnicas possui o Curso Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças que poderá esclarecer todas as sua dúvidas.

Qualquer dúvida estamos a disposição.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Mayara Cordiolli de Souza

27 de jun. de 2013

Estou montando um negócio de vegetais minimamente processados, gostaria de maiores informações. Att. Mayara Cordiolli

Resposta do Portal Cursos CPT

1 de jul. de 2013

Olá, Mayara!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A Legislação estabelece algumas regras a serem seguidas com relação às instalações para processamento de alimentos. Essas regras são apresentadas abaixo:

Localização: Com relação à localização, os seguintes pontos são considerados de importância:

- deve haver um local apropriado para despejo dos resíduos quando estes não forem processados para eventual aproveitamento;

- suprimento de águaconfiável e de boa qualidade;

- fornecimento suficiente de energia elerica, sem interrupção;

- disponibilidade de mão-de-obra para processamento;

- vizinhança livre de contaminantes de qualquer espécie; e

- vias de comunicação rodoviária com condições mínimas de uso e de fácil acesso.

Considerações gerais para o projeto:

Em geral, as instalações necessárias para o trabalho de processamento mínimo de vehetais são simples, mas devem seguir algumas normas básicas.

O projeto deve levar em consideração a segurança e o conforto do pessoal dentro da fábrica, ou seja, deve apresentar, entre outros, condições de iluminação, arejamento e índices de ruídos adequados.

Outros aspectos de grande importância que devem ser considerados na elaboração do projeto são: otimização dos espaços, área para ampliação futuras, áreas para descarte de resíduos longe da unidade de processamento, instalações sanitárias fora do setor de processamento e meios de controle de insetos, pássaros e roedores no setor de produção.

Para mais informações o CPT - Centro de Produções Técnicas possui o curso Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

gilmar garcia

24 de mar. de 2013

Bom dia! Pretendo montar negocio de vegetais e frutas minimamente processados. Gostaria de obter todas as informaçoes Grato

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mar. de 2013

Olá, Gilmar!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso Processamento Mínimo de Frutos e Hortaliças.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

LUCIANA ALVES

28 de jan. de 2013

Gostaria de mais informações sobre o curso de processamento minimo de frutos e hortaliças. Aguardo!

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de jan. de 2013

Olá, Luciana!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com você.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?