WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Fabricação de cachaça com tecnologia orgânica

Quando obtida a partir do cultivo orgânico da cana a bebida possui um diferencial em suas características e sabor

A cachaça, quando obtida a partir do cultivo orgânico da cana, possui um diferencial, por suas características e sabor.

Segundo o decreto nº 4.851, de 02 de outubro de 2003, cachaça é denominação típica e exclusiva da aguardente de cana-de-açúcar produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48% em volume, a 20ºC, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana, com características sensoriais peculiares, podendo ser adicionada de açúcares até seis gramas por litro.

Estima-se que a produção de cachaça por ano, no Brasil, seja de aproximadamente 1,6 bilhão de litros, sendo apenas 10% artesanal e os 90% restantes representados pela produção industrial. O país exporta 10 milhões de litros desse total. A bebida é produzida em praticamente todo o território nacional, principalmente nos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, sendo esse o principal centro produtor da cachaça artesanal.

Quando obtida a partir do cultivo orgânico da cana, possui um diferencial, por suas características e sabor. Do mesmo modo, quando há cuidados com os padrões de qualidade, inerentes ao processo; valorização pelo envelhecimento; e investimento em embalagem, agrega-se ao produto maior valor de mercado, se tornando uma excelente opção de renda para o produtor.

Com o mercado consumidor cada vez mais exigente por produtos saudáveis e de boa qualidade, os orgânicos vêm, a cada dia, se destacando mais. Nesse sistema  de cultivo não há adubações químicas; não se usam agrotóxicos para controle de pragas e doenças e nem conservantes químicos. Tudo isso permite a obtenção de alimentos naturais, saudáveis, de melhor qualidade, além de favorecer a conservação do solo. E como qualquer produto orgânico, antes de ser levado ao mercado, deverá receber um certificado, o qual é emitido por um dos órgãos certificadores existentes, após criteriosa avaliação.

A Fazenda Vacaro, localizada no município de Rio de Contas, na Chapada de Diamantina, estado da Bahia, em 2000, implantou uma mini agroindústria para produção da primeira cachaça orgânica do Brasil, a “Serra das almas”, e, em parceria com o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Produção de Cachaça Orgânica”, no qual você receberá informações do engenheiro agrônomo Marcos Vacaro, especialista em produção de cachaça orgânica.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A produção de qualquer produto para consumo humano requer uma atenção rigorosa no que se refere à higiene, em todas as etapas de produção. Essa atenção torna-se mais importante ainda quando a matéria-prima que originará o produto passa por uma fermentação, como é o caso da cachaça. As cachaçarias que não priorizam a higiene ficam vulneráveis a contaminações no seu produto.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!