WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Fábrica de polpa de frutas propicia lucro ao produtor e praticidade ao consumidor

Essa atividade agroindustrial se tornou um grande negócio para o produtor, por exigir baixo investimento e trazer grande rentabilidade

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2139/m-polpa-frutas.jpg

A produção de polpas de frutas naturais vem se notabilizando pelo forte crescimento do consumo.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com cerca de 43 milhões de toneladas/ano, ocupando uma área de mais de 2 milhões de hectares. Paralelamente a esse segmento, a produção de polpas de frutas naturais vem se notabilizando pelo forte crescimento do consumo.

Atualmente, esse tipo de agroindústria encontra-se espalhada em todos os estados do Brasil. É um segmento que, apesar de englobar grandes indústrias, está caracterizado pela presença de micro e pequenas empresas.  O processamento de frutas propicia sua comercialização na forma de polpa congelada, a qual, além da praticidade para o consumidor, preserva as características químicas e organolépticas da fruta fresca praticamente inalteradas.

Essa atividade agroindustrial tornou-se um grande negócio para o produtor, por ser o segmento mais rentável e dinâmico do complexo rural, com um investimento relativamente pequeno e retorno rápido. É de fundamental importância para o processo de desenvolvimento econômico e social, pois desempenha o papel de alavancar vários outros segmentos da indústria de alimentos. Apresenta, ainda, outras vantagens, pois é uma maneira prática e simples de aproveitar e estocar o excesso de frutas produzidas na safra, quando normalmente baixam de preço, passando a ser comercializadas na entressafra, possibilitando o aproveitamento daqueles produtos que não atendem aos padrões de comercialização, em forma de fruta in natura, geralmente desperdiçadas na fazenda. Além disso, viabiliza o aumento de renda dos produtores rurais; fixa a mão-de-obra no campo; aumenta a renda média regional e melhorar a qualidade de vida daqueles que trabalham na terra.

É uma maneira cômoda para o consumidor, que passou a manter em seu congelador, durante todo ano, fruta fresca, em forma de polpa, não sofrendo as consequências provocadas pela sazonalidade na produção da maioria das frutas. Entre as principais matérias-primas para atender a agroindústria de polpa ou purê, figuram as frutas tropicais com maior relevância, como por exemplo, abacaxi, acerola, cacau, caju, coco, goiaba, graviola, mamão, manga, maracujá, pitanga, entre outras; e algumas de clima temperado, como ameixa, morango, pêssego, e outras, que resultam em produtos de grande aceitação para elaboração de suco, sorvetes, doces, entre outros, atendendo assim às necessidades das donas de casa e do setor alimentício.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2139/m-suco-fruta.jpg

A polpa de frutas, além da praticidade para o consumidor, preserva as características químicas e organolépticas da fruta fresca.

Para se obter uma polpa de boa qualidade, os cuidados deverão começar no pomar, isto é, nos tratos culturais, durante a colheita, e continuarem no transporte, armazenamento e processamento, no qual são estabelecidos os padrões mínimos de aceitação da matéria-prima. Para manter os padrões de qualidade, ninguém melhor que o próprio agricultor, que poderá colher e processar os frutos no mesmo dia, evitando demora no transporte e longos períodos de estocagem das frutas, aspectos, que afetam a qualidade da matéria-prima.

Além desses cuidados, a preservação da polpa depende de se evitar ou diminuir reações químicas e enzimáticas, impedindo a incorporação de ar e baixando a temperatura da polpa imediatamente após o despolpamento e/ou envasamento.

Com o objetivo de apresentar técnicas e equipamentos adequados para instalação de pequenas fábricas em propriedades rurais ou urbanas, o CPT - Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Como Montar uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas”, abordando assuntos como: vantagens econômicas da agroindústria; instalações; cuidados com o meio ambiente; equipamentos; higiene; processo de produção (colheita, transporte, recepção, lavagem, seleção, despolpamento, envasamento e congelamento); como produzir polpa de acerola, goiaba, manga, graviola, maracujá, cacau, abacaxi, caju, morango e coco; embalagem e registro da marca; e comercialização.

Nele você receberá informações do professor Raimundo Camelo Mororó, biólogo, especialista em tecnologia de alimentos, pesquisador da CEPLAC/CEPEC - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira, chefe da seção de tecnologia e engenharia agrícola do CEPEC, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Nunca foi tão importante, para os produtores brasileiros, investir em ciência e tecnologia. Hoje, são necessárias técnicas modernas que reduzam custos, aumentem a produtividade, agreguem valores aos produtos agrícolas e promovam o desenvolvimento da agroindústria. Quem não se adaptar às exigências do mercado, certamente ficará para trás.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Virginia Karla Simao

8 de mar de 2016

Bom dia, estou montando um pequena fabrica de polpas de fruta. Gostaria de maiores informações de embalagens, não encontro muitos fornecedores.

Resposta do Portal Cursos CPT

8 de mar de 2016

Olá Virginia,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Recomendamos que consulte em mecanismos de pesquisa como o Google por casas especializadas em embalagens.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Edvaldo Almeida Gama

3 de mai de 2014

Gostaria de maiores informações/cursos de processamentos de frutas. Se possível encaminhar dados como abrir uma fábrica específica de processamentos de goiabas. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de mai de 2014

Olá, Edvaldo!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso Processamento de Frutos e Hortaliças.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

francisco das chagas sousa

26 de jan de 2014

Tenho uma fabrica de concentrados de frutas e minha cidade é carente de polpas de cajá, maracujá e uva. Gostaria de saber onde compro estas polpas em grande quantidade e pura de preferência no estado da Bahia. tenho URGÊNCIA.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jan de 2014

Olá, Francisco!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Recomendamos que procure por produtores de frutas em sua cidade ou região para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

jose miguel arcanjo de carvalho

14 de jan de 2014

Tenho, um sítio em Gloria do Goitá estado de Pernambuco com equivalente a quatrocentos pés de graviola com idade de implante um ano desejo me preparar para trabalhar com polpa como posso participar deste curso. Atenciosamente agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jan de 2014

Olá, José Miguel!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Polpa de Frutas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

max marinho

6 de nov de 2013

Bom dia Eu sou da cidade de Igarassu - Pernambuco e estou abrindo uma pequena empresa de polpas de frutas gostaria mais de saber como fazer e manter uma ótima qualidade

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de nov de 2013

Olá, Max Marinho!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

carlos alves de leles

28 de out de 2013

Tenho interesse em fazer o curso; como montar pequena indústria de polpa de frutas.

Resposta do Portal Cursos CPT

29 de out de 2013

Olá, Carlos Alves!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso CPT Como Montar e Operar uma Fábrica de Polpa de Frutas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Rose Mary Lima meireles

22 de out de 2013

O conteúdo apresentado e muito bom, mas o que estou procurando é higienização completa, com produtos adequados na remoção de sujidade, ferrugem pisos incrustados por favor preciso desse feedback

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de out de 2013

Olá, Rose Mary!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

As operações básicas em um programa de higienização sanitária são compostas pelas seguintes etapas: pre-lavagem, aplicação de detergente, lavagem e desinfecção.

Higienização manual: deve ser feita com solução de detergente previamente selecionado, á temperatura variando de 30 a 45ºC. Geralmente, emprega-se escovas, esguichos de alta ou baixa pressão, esquichos a vapor, entre outros. Após a limpeza é feita a lavagem e enxágue com água fria ou morna e deixa-se a superfície secar.

Higienização por Imersão: esse processo é aplicado para utensílios como facas, baldes, peneiras, peças móveis das máquinas, entre outros. Após a pré-lavagem, com água de preferência morna, imergem os materiais numa solução de detergente em concentração apropriada durante 15 a 20 min. Após esse período, as superfícies são escovadas e lavadas em água corrente. Os equipamentos são montados e sanitizados antes do uso.

Higienização por aspersão: é empregado para limpar e desinfetar pontos dificéis de limpar no interior dos equipamentos. Nesse caso, comumente, utiliza-se máquina de alta ou baixa pressão.

Higienização por desinfecção: a desinfecção pode ser física ou química, o que vai depender do material a ser utilizado. Os vasilhames, utensílios, mesas em aço inox e máquinas podem ser desinfetados com vapor produzido por caldeiras, muito utilizado em indústrias, ou, então, espalhando-se água fervente sobre o material após sua lavagem. Outros vasilhames e utensílios que não resistem ao calor, bem como as paredes e os pisos, devem ser desinfetados com produtos químicos à base de composto cloados, quatenários de amônia, iodo, entre outros, ou, então outros produtos recomendados para a ind?utria de alimentos.

A desinfecção química pode ser feita por imersão ou mesmo despejando a soluçã sobre os equipamentos que se deseja desinfetar. Após a desinfecção, não enxágue o material; deixe apenas escorrer o excesso do desinfetante e o equipamento pode ser utilizado imediatamente.

Na indústria de polpa de frutas, o cloro e seus compostos são os mais comumente empregados na desinfecção de frutas, equipamentos, utensílios e ambientes. O cloro na água reage formando hipocloroso e HCI (ácido clorídrico). O primeiro é a forma ativa como germicida, em virtude da sua ação oxidante, principalmente do radical SH (radical sufidrila) em enzimas envolvidas na oxidação da glicosa.

Para mais informações conheça o Curso CPT Como Montar uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

elbenne marques moreira

26 de fev de 2013

Estou me formando em técnico em Alimentos e estou precisando fica sempre atualizadas na minha área.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de fev de 2013

Olá, Elbenne!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para mais informações sobre o conteúdo de seu interesse cadastramos o seu e-mail em nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

 

JOSE MACEDO LACERDA

4 de fev de 2013

Peço, por favor, que me mandem por e-mail o valor de todo equipamento de uma indústria de polpa de frutas. Agradeço.

Resposta do Portal Cursos CPT

5 de fev de 2013

Olá, José!

Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.

Recomendamos que realize uma pesquisa de preços junto aos fornecedores de sua região para ter um orçamento preciso, pois os valores dos equipamentos podem variar de acordo com a localidade, devido a custos com transporte e outros.

Atenciosamente,

Natália Parzanini Brum

Ercilia Tereza Monteiro

14 de jul de 2012

Gostaria de saber como abrir uma distribuidora de polpas, no meu municipio, conheço e consumo as polpas produzidas por vocês, que por sinal é de ótima qualidade.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de jul de 2012

Olá, Ercília!

Agradecemos a sua visita e o comentário em nosso site.

O Centro de Produções Técnicas, comercializa cursos constituídos por livro interativo e filmes em DVD que mostram a prática.

Para lhe auxiliar na abertura de uma distribuidora de polpas de frutas, que por sinal é um grande negócio para o pequeno produtor, pois exige baixo investimento e grande rentabilidade, o CPT possui o Curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas.

Neste curso você conhecerá técnicas e equipamentos necessários para instalação de uma pequena fábrica de polpa de fruta em propriedades urbanas ou rurais.

Em caso de mais alguma dúvida entre em contato conosco.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!