WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

É viável plantar pimentas em regiões frias? Não, não é!

As pimenteiras não toleram o frio e a geada, desenvolvendo-se bem em regiões de temperatura alta, durante todo o ciclo da planta, sendo a fase de produção a mais exigente em altas temperaturas

É viável plantar pimentas em regiões frias? Não, não é!   Artigos Cursos CPT

 

Ocorre boa produção das pimenteiras quando as condições ambientais são adequadas ao seu desenvolvimento, crescimento e frutificação, que é a parte que vamos utilizar. “Por ser a pimenta uma planta de origem tropical, as condições relacionadas às condições edafoclimáticas para o seu desenvolvimento, como a temperatura, o regime de chuvas, a umidade relativa do ar e a luminosidade são característicos de plantas tropicais”, afirma Roseane Mendonça de Figueiredo, professora do Curso a Distância CPT Produção e Processamento de Pimenta, em Livro+DVD e Curso Online.

As pimenteiras não toleram o frio e a geada, desenvolvendo-se bem em regiões de temperatura alta, durante todo o ciclo da planta, sendo a fase de produção a mais exigente em altas temperaturas. Existem diversas espécies de pimentas perenes, ou seja, a planta permanece produtiva por alguns anos seguidos, sem a necessidade de replantio. Nesses casos, na época mais fria, a produção pode cessar e, quando o clima esquentar, a planta volta a florir e a produzir normalmente.

Em regiões de clima quente o ano inteiro, como no norte e nordeste, a planta pode produzir o ano todo. Para a pimenteira, as temperaturas médias mensais ideais situam-se entre 21°C a 30°C, sendo a média das mínimas ideal 18°C, e das máximas em torno de 35°C, sendo que temperaturas acima 35°C prejudicam a formação dos frutos. A germinação é favorecida por temperaturas do solo entre 25°C e 30°C, sendo 30°C a temperatura em que ocorre o menor intervalo de dias entre semeio e germinação, e temperaturas do solo iguais ou inferiores a 10°C inibem a germinação.

Para as mudas, o melhor crescimento é alcançado com temperaturas entre 26°C e 30°C, sendo a temperatura de 27°C considerada como a ideal para favorecer o desenvolvimento das plantas (CRUZ e MAKISHIMA, 2008).

Baixas temperaturas inviabilizam a produção, provocando a queda de flores e frutos, além de influenciar negativamente a pungência e a coloração dos frutos, provocando redução do valor comercial, principalmente se o produto for destinado à industrialização (CRUZ e MAKISHIMA, 2008).

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Qual o melhor tipo de solo para plantar pimenta, você sabe?
Sombra ou sol? Onde plantar pimentas?
- Muita ou poca água? Qual o melhor para as pimenteiras?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Agroindústria. 
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!