WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça os benefícios dos cogumelos para a saúde

Os cogumelos possuem várias substâncias benéficas para nosso corpo

Cogumelos

Os cogumelos são fungos conhecidos desde a antiguidade e ingredientes com sabor único e que podem ser utilizados em inúmeras receitas. São várias as espécies existentes e diversos os benefícios que eles podem promover à saúde. Existem até espécies medicinais, como é caso do cogumelo-do-sol.

Gilberto Costa, professor do Curso a Distância Cultivo de Cogumelo Champignon, destaca o champignon, como sendo o cogumelo mais consumido e apreciado no Brasil e no mundo, correspondendo a mais de 80% de todo o cogumelo consumido no planeta.

Não há uma definição específica da quantidade recomendada de cogumelo a ser consumida, cabendo ao nutricionista introduzi-lo em sua dieta conforme seja conveniente. O consumo em excesso deve ser evitado, apesar de não causar problemas de saúde. Porém, é preciso observar se a pessoa é alérgica.

Conheça alguns dos benefícios dos cogumelos para a saúde:

Cogumelo e o câncer

Alguns estudos mostram uma relação entre o cogumelo e o câncer, uma vez que o fungo é rico em beta-glucanas, principalmente a lentinana, que estimula o sistema imunológico, especialmente as células “natural killer”, que atacam as células cancerígenas.

Ainda por conta da presença dessas substâncias, ele também pode ser eficaz no tratamento contra o câncer de mama. Por estimular o sistema imunológico, é interessante também para portadores do HIV. Mas, é importante ressaltar que o consumo não substitui o tratamento convencional e a intenção não é “receitar” o cogumelo como um medicamento, apenas relatar os benefícios que ele pode proporcionar.

O cogumelo-do-sol (Agaricus brasiliensis), já conhecido por suas propriedades medicinais, é o que mais contém as beta-glucanas. Contudo, o champignon de Paris e o shitake também possuem essa substância.

Ação antimicrobiana

Algumas espécies também podem auxiliar no combate a microrganismos nocivos, pois precisam de compostos antibacterianos e antivirais para que consigam sobreviver em seu ambiente natural, como é o caso do pleurotus salmon.

Ação antioxidante

Também atuam no combate aos radicais livres, por serem ricos em vitaminas A e C, betacaroteno, compostos fenólicos, terpenos e outras substâncias que ajudam a combatê-los, como o Champignon, o Portobello, o shitake, o hiratake e o cogumelo-do-sol.

Colesterol

Pesquisas apontam que os cogumelos promovem redução do colesterol. Apesar de necessitar de investigações mais detalhadas, essas são algumas das possíveis razões: algumas espécies são ricas em B3, que auxilia na redução do colesterol ruim; também, por ser rico em fibras, contribui para a redução do LDL; e pela presença de eritadeina, especialmente no shitake, que também ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

Diabetes

Várias espécies possuem propriedades hipoglicêmicas, que promovem uma diminuição do açúcar no sangue, por conta das fibras, polissacarídeos e outros compostos no alimento. As já mencionadas beta-glucanas também poderiam possuir efeito antidiabético. Estudos superficiais mostram a eficiência dessa substância para tal finalidade.



Conheça os Cursos a Distância e Online CPT da área Agroindústria:

Cultivo do Cogumelo Champignon
Cultivo do Cogumelo Medicinal – Agaricus Blazei (murril)
Cultivo de Cogumelo Shimeji e Hiratake

Fonte: Minha Vida – minhavida.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!