WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Cana-de-açúcar - principais variedades, qualidade e rendimento

A rentabilidade e a qualidade da cana-de-açúcar para a fabricação de rapadura, açúcar mascavo e melado dependerão fundamentalmente da escolha correta das variedades que formarão os canaviais

Cana-de-açúcar - principais variedades, qualidade e rendimento

 

No Brasil, até o século XIX, a cana-de-açúcar utilizada para fabricar rapadura era a Crioula. Depois, veio a Caiana, que é mais resistente a pragas, e, posteriormente, surgiram inúmeras outras variedades, como a Cana Rosa, Fita, Bambu, Carangola, Cabocla, Preta, entre outras. A variedade da cana-de-açúcar está entre os principais fatores de produtividade e de qualidade dos produtos da cana-de-açúcar. A variedade ideal é aquela que atende às exigências quanto ao rendimento e à qualidade, uma vez que são considerados os requisitos-chave em qualquer atividade produtiva. Por isso, tanto a produtividade quanto a qualidade são, hoje, os temas mais discutidos em sistemas de produção de diversas áreas.

Sendo assim, a qualidade e a produtividade da cana-de-açúcar, utilizada na produção de rapadura, melado e açúcar mascavo são de suma importância na fabricação desses produtos. Isto, porque são parâmetros que estão envolvidos diretamente no desempenho das operações de extração de caldo, sendo fundamental na obtenção de altos rendimentos e qualidade do produto final.

Qualidade

“A qualidade da cana-de-açúcar deve ser entendida como o conjunto de características da matéria-prima compatível com as exigências da indústria”, afirma o professor José Benício Paes Chaves, do Curso Como Produzir Rapadura, Melado e Açúcar Mascavo, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Nesse sentido, a cana-de-açúcar deve atender a um conjunto de características tecnológicas, de produção e microbiológicas que definam a sua qualidade e que tenham influência no seu processamento, já que as técnicas empregadas na fabricação de rapadura, melado e açúcar mascavo não conseguem minimizar os efeitos de matéria-prima de baixa qualidade e produtividade.

Rendimento

O rendimento é função da quantidade de açúcar (sacarose) da cana-de-açúcar. Portanto, a rentabilidade depende fundamentalmente da escolha correta das variedades que formarão os canaviais. O caldo de cana-de-açúcar, matéria-prima utilizada na fabricação de açúcar mascavo, melado e rapadura, é constituído por água e sólidos solúveis. O teor de água fica em torno de 76 a 82% e o restante é constituído pelos sólidos solúveis (aproximadamente 14 a 24% de sacarose e o restante de não açúcares).

Portanto, no controle de produção devemos ficar atentos para a produtividade da cana-de-açúcar, em termos de sacarose por área colhida (kg de açúcar/hectare, por exemplo). Assim, para se obter maior rendimento, o produtor deve procurar cultivar variedades que permitam obter um nível máximo de sacarose no momento do corte.

Apesar de praticamente todas as variedades de cana-de-açúcar serem adequadas à produção de rapadura, açúcar mascavo e melado, existem alguns critérios básicos que deverão ser respeitados no momento de se escolher uma variedade de cana. Por exemplo:

-Deve-se escolher uma variedade que, quando madura, apresente no mínimo 20% de sacarose;
-A variedade escolhida deve ser tolerante às eventuais deficiências nutricionais do solo;
-A variedade deve possuir uma boa capacidade de emitir mais de uma brotação em cada gema, ou seja, deve apresentar um bom perfilamento;
-Deve ser capaz de apresentar uma boa brotação de soqueira;
-Deve-se preferir aquelas variedades que apresentem um teor de fibra de baixo a médio, pois essa condição facilita a extração do caldo.

Além desses critérios, outras informações, no que se refere à precocidade da cultura também devem ser consideradas, uma vez que as diversas variedades de cana podem ser agrupadas em três categorias, de acordo com o tempo de maturação, ou seja:

-Variedades precoces são aquelas que atingirão a maturação logo no início da safra (setembro);
-Variedades medianas são aquelas que atingirão a maturação no meio da safra, ou seja, de outubro a novembro; e
-Variedades tardias são as que apresentarão maturação no final da safra, ou seja, de novembro a dezembro.

Qual variedade de cana devemos utilizar?

Se pensarmos que o período de produção de rapadura, açúcar mascavo e melado coincide com o final da colheita da cana, o ideal é cultivar variedades precoces, medianas e tardias. Com isso, conseguiremos utilizar melhor a mão de obra e os equipamentos da propriedade.

O Brasil, como maior produtor mundial de cana-de-açúcar, tem, naturalmente, bem desenvolvida, a tecnologia de produção de cana. A cada ano têm sido lançadas novas variedades e, por isso, é recomendável que, antes de cultivar novas variedades, o produtor reserve uma pequena área da propriedade para realizar testes do desenvolvimento dessas novas variedades.

Dessa forma, o produtor rural terá condições de analisar todos os parâmetros desejáveis de diferentes variedades de cana-de-açúcar, principalmente os aspectos de produtividade e de rendimento em rapadura, melado e açúcar mascavo.

A principal vantagem de se proceder assim é que todos os resultados e análises serão referentes às mesmas condições de solo e de clima onde a cana será cultivada. A seguir, será apresentada uma descrição de algumas das principais espécies de cana-de-açúcar.

Vejamos a tabela abaixo:

Variedades da cana-de-açúcar e características
Variedades da cana-de-açúcar e características

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Agroindústria.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Sebastião Joaquim Cardoso

17 de out de 2020

Alguém pode me fornecer informação sobre a antiga cana-sal muito usada na alimentação de equinos.

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de out de 2020

Olá, Sebastião!

Agradecemos sua visita a nosso site!

Como é bom ver pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos! Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre o curso.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

Sérgio Rodrigues de Souza

1 de out de 2019

Gostaria de saber qual a melhor cana que dá uma rapadura mais clarinha

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de out de 2019

Olá Sérgio Rodrigues,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Para a produção de rapadura de qualidade, é necessário utilizar uma cana que possua maior teor de açúcar, e para conseguir isso, é necessário levar em consideração fatores como:

- escolha da variedade que mais se adapta à região,
- condições climáticas do local favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar,
- tipo de solos favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar,
- preparo adequado do solo para implantação do canavial,
- tratos culturais realizados no canavial, visando obter uma boa produção, em termos de produtividade e qualidade.

Então, para saber qual a variedade mais indicada para a sua região, o ideal buscar ajuda junto a EMATER, ou outra empresa de assistência técnica.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Tiago Birchler

26 de ago de 2019

Bom dia! Qual a melhor espécie de cana de açúcar para se plantar para matéria-prima na fabricação de Etanol? Obrigado!

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago de 2019

Olá Tiago Birchler,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O ideal é consultar um Engenheiro Agrônomo da sua região, para que ele possa ajudá-lo na escolha da melhor cultivar para a sua região.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Maria Madalena

28 de mai de 2019

Oi bom dia, Gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar a escolher a melhor variedade de cana para produção de açúcar mascavo, rapadura e melado? E se vocês poderiam disponibilizar fotografias das variedades. Desde já agradeço

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai de 2019

Olá Maria Madelana,

Agradecemos a sua visita e comentário em nosso site.

Para escolher a melhor variedade de cana-de-açúcar para a produção do açúcar mascavo, rapadura e melado, depende muito da sua região. Pois os fatores climáticos são essenciais para a determinação da variedade. Então, o ideal seria procurar alguma empresa de assistência técnica da sua cidade, como a EMATER.

Ao entrar em contato com a empresa, além de indicar a melhor variedade, eles irão te orientar sobre os cuidados a serem adotados na lavoura.

Em breve, nossas consultoras entrarão em contato com as informações e esclarecimentos em relação ao curso que será fundamental para o seu sucesso com a produção de açúcar mascavo, rapadura e melado.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Welington Alves Bernucio

19 de mai de 2019

Boa tarde, Gostaria de saber quantas gemas é utilizada por metro no plantio da cana.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2019

Olá Welington Alves Bernucio,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

A quantidade de gemas pr metro varia de acordo com a variedade plantada, o espaçamento entre linhas e as características climáticas da região onde será realizado o plantio.

Para que saiba a recomendação para a sua região, o ideal é consultar um engenheiro agrônomo.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Bernardo Mascarenhas Franchini

20 de nov de 2018

Qual a melhor cana para cultivar no quintal de casa para chupar?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de nov de 2018

Olá Bernado,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Uma das melhores canas para chupar é a caiana.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

leandro da silva filho

11 de set de 2018

Boa noite. qual seria o tipo de muda que tenha o maior custo beneficio para extração de álcool e como adquirir

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2018

Olá Leandro,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Maria Teresa Morais Bundo

6 de set de 2018

Olá, estou interessada em a prender o processo de produção de cachaça .

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de set de 2018

Olá Maria,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Você pode deixar o seu telefone para nossas consultoras entrarem em contato para esclarecer suas dúvidas sobre o curso.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Levi Rodrigues Ramos

21 de nov de 2017

estou com ânimo na produção de açúcar e alcool. Gostaria de receber maiores informações,

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de nov de 2017

Olá, Levi.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Cadastramos seu e-mail para receber nossos boletins informativos.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Flávio Silveira

28 de ago de 2017

Bom dia prezados A "Javinha", das espécies citadas acima, seria qual? E qual a melhor ou melhores para a produção de cachaça? Abçs!

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de ago de 2017

Olá, Flávio.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Não encontramos uma relação entre a javinha e as espécies citadas. Talvez, pela característica doce, pertença à Saccharum officinarum.

De acordo com o Site Cachaciê, "O pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), André Alcarde, é categórico: ainda não existe nenhuma pesquisa científica no mundo que comprove a influência das diferentes variedades de cana na produção de cachaça. 'Para produzir cachaça, o produtor precisa cultivar uma cana sadia, recém-cortada e com o máximo de teor possível de sacarose no colmo. A escolha da variedade não é tão significativa para a produção de cachaça, especialmente no caso da cachaça envelhecida, na qual 60% do aroma e sabor da bebida vem do processo de envelhecimento', afirma."

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!