WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Cana-de-açúcar: principais exigências da cultura

A cana-de-açúcar é uma cultura bastante exigente no quesito temperatura e água, requerendo também alguns cuidados na colheita

A cana-de-açúcar é uma cultura bastante exigente no quesito temperatura e água, requerendo também alguns cuidados na colheita

 

A cana-de-açúcar é uma cultura bastante exigente no quesito temperatura - entre 25 e 26°C, e água - precipitação anual entre 1.000 a 3.000 mm/ano. Outro fator de extrema importância, diz respeito à luminosidade: a planta se desenvolve melhor em regiões de alta intensidade luminosa, pouco risco de geadas e baixa incidência de ventos. Caso haja ventos fortes, estes podem tombar a cana, tornando a sua colheita mais difícil e cara, além de dilacerar as folhas e aumentar a transpiração da
planta, aumentando também sua necessidade em água.

A cana-de-ano-e-meio brota e inicia seu desenvolvimento durante três meses favoráveis, que são janeiro, fevereiro e março. De abril a agosto, a planta permanece em repouso, praticamente sem se desenvolver. De setembro a abril, ela vegeta com grande intensidade, para amadurecer nos meses do inverno. Já a cana-de-ano brota em outubro/novembro e se desenvolve vegetativamente até março/abril, entrando, a partir daí, em maturação.

No Brasil, a primeira época (cana-de-ano-e-meio) é mais utilizada que a segunda (cana-de-ano), pois apresenta melhor controle de plantas daninhas, menores problemas fitossanitários e melhor escalonamento da colheita, principal vantagem para quem quer operar a unidade produtora de maio a dezembro.

A colheita de cana-de-açúcar reflete todo o trabalho desenvolvido e conduzido no campo ao longo do ciclo da cultura, culminando na entrega da matéria-prima para que seja processada e contribua na obtenção de um produto final de qualidade. O corte de cana deve ser feito bem rente ao nível do solo, sem deixar tocos, para evitar perda de matéria-prima, infestação de pragas nas cepas remanescentes e emissão de brotações aéreas.

O desponte, isto é, o corte da região apical imatura do colmo da planta, deve ser feito no início e fim do período de safra, e precisa ser realizado, pois além de se constituir de partes pobres de açúcar, sua presença pode provocar embuchamento da moenda ou até mesmo diminuir o rendimento de aguardente.

Para determinar o ponto de maturação da cana voltada à produção de aguardente, é só verificar o aspecto físico da planta. Esta, quando se encontra madura, apresenta em seu terço superior, folhas de coloração verde-amarelada e menos eretas, enquanto que as folhas que se localizam nos terços basal e médio encontram-se totalmente secas, chegando, em alguns casos, a desprenderem-se dos colmos (despalha natural).

Para que haja maior precisão no ponto de colheita, utiliza-se o refratômetro de campo. Este é um aparelho simples, que, por meio da refração da luz em algumas gotas do caldo da cana, indica o valor do Brix (% de sólidos solúveis no caldo).

Em um talhão, deve-se amostrar ao acaso de 10 a 12 colmos. Destes, algumas gotas de caldo deverão ser extraídas da base e da ponta, para ser realizada a determinação do Brix separadamente, pelo aparelho.

Por fim, ao se dividir os valores do Brix da ponta pelo Brix da base, obtém-se um número que indica o IM (índice de maturação). A cana estará madura quando, na média dos 10 a 12 colmos, o IM for maior ou igual a 0,85 e inferior a 1,0.

Por Andréa Oliveira.

Confira o Curso CPT Cultivo de Cana-de-açúcar para Produção de Cachaça

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!