WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Biodigestor: utilidades, instalação e precauções

Os biodigestores foram trazidos para o Brasil, a partir da década de 70, com a crise do petróleo, representando uma nova maneira de gerar energia

Biodigestor é fonte laternativa de energia

Os biodigestores foram trazidos para o Brasil, a partir da década de 70, com a crise do petróleo, representando uma nova maneira de gerar energia. Os principais modelos implantados são o Chinês e o Indiano. Ele nada mais é que um reservatório onde se coloca a biomassa misturada com água. A biomassa são os restos orgânicos encontrados na natureza, que podem ser usados na produção de biogás, como: folhagem, grama, restos de comida, cascas de cereais entre outros.
 
O biodigestor funciona como um reator químico e, em seu interior, a matéria orgânica é transformada em biogás. Este pode ser utilizado em lampiões, para aquecimento de fogões, como combustível para motores, em geladeiras, na geração de energia elétrica entre outros. Mas trata-se de um produto inflamável, portanto deve ser utilizado com bastante cuidado. O biogás é uma mistura de gases com aproximadamente 75% metano e 25% CO2. Apenas um metro cúbico (1 m³) equivale energeticamente a 6,4 KWh de eletricidade.

Instalação do biodigestor


O primeiro passo para instalação é a realização de uma visita técnica para a elaboração de um diagnóstico. O local de instalação deve ser bastante arejado, isso evitará odores enquanto o biodigestor estiver sendo carregado. Também deve estar bem vedado, pois a entrada de ar prejudica a produção do biogás. Além disso, este pode vazar caso haja alguma parte  destampada, o que é extremamente perigoso. O biodigestor deve estar o mais próximo possível da fonte de biomassa e também próximo a uma fonte de água.

Utilização

 

O preparo da biomassa deve ser feito antes que ela vá para o biodigestor. O ideal é que ela fique uma ou duas semanas de repouso para eliminar o excesso de umidade. Em seguida, deve-se misturar água a ela, ajudando no processo de fermentação. Além disso, o carregamento e a descarga de gás devem ser feitos simultaneamente, o que evita a variação na pressão interna. Da mesma forma, antes de fazer a limpeza do biodigestor, é importante verificar se não há gás algum em seu interior. Isso é fundamental na prevenção de acidentes.

Principais resultados alcançados na utilização do biodigestor


Os resultados têm ótima repercussão na prevenção de impactos ambientais, sociais e econômicos. O biodigestor em suas várias utilizações impede a liberação de metano na atmosfera, o que previne a degradação do meio ambiente. Além disso, há também a produção do biofertilizante, que é benéfico na qualidade dos alimentos produzidos na propriedade de quem pretende implantá-lo.

Custos

O custo total de uma usina de biodigestores leva em conta alguns aspectos, como o custo do biodigestor em si, o custo de equipamentos e acessórios (válvula de segurança, tubulações entre outros) e o custo de escavação e construção civil (nos projetos maiores).

Para um levantamento correto de custos é necessária uma análise do local, os impactos e o estudo das dimensões do biodigestor que será utilizado. O indicado é procurar um especialista da área para auxiliar na implantação do sistema correto, que terá a eficiência máxima conforme sua necessidade. E então consultar as empresas fabricantes de biodigestores.


Por Natália Mayrink De Lazzari


O CPT - Centro de Produções Técnicas possui o Curso Construção e Operação de Biodigestores, que orienta nessa atividade. Sugerimos também que leia os seguintes artigos:

- Biodigestor faz de rejeitos fonte de renda;
- Construção de biodigestor;
- Biodigestores, soluções para proteger o meio ambiente;
- Manejo dos dejetos para utilização em biodigestores.


Este conteúdo foi desenvolvido com base nas dúvidas do leitor Bráulio, postadas no artigo Biodigestor produz energia e fertilizantes a partir de dejetos.

Faça você também seu comentário. A partir dele, poderão ser desenvolvidos novos artigos.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?