WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Biodiesel - uma alternativa para a redução da importação de diesel

Biodiesel - uma alternativa para a redução da importação de diesel

 

A utilização do biodiesel oriundo do craqueamento pode ser feita em motores do ciclo diesel, puro ou em mistura, nas mais diversas proporções, com o diesel de petróleo. Como padrão, é empregada uma nomenclatura para identificar a concentração de biodiesel na mistura com óleo diesel. O biodiesel pode ser B5, B20, B100, entre outros, englobando combustíveis com uma concentração de 5%, 20% e 100% de biodiesel puro, respectivamente. Em uma acepção geral, usa-se a nomenclatura BX, onde X refere-se à porcentagem em volume do biodiesel.

Como sabemos, o biodiesel pode atender às mais diversas necessidades energéticas de uma propriedade rural ou de uma comunidade isolada, pois substitui o óleo diesel muito bem, permitindo a realização das atividades produtivas da propriedade, além do acesso ao transporte e à energia elétrica. Quanto à matéria-prima utilizada na produção do biodiesel, esta poderá ser obtida localmente, nas próprias fazendas ou comunidades, com benefícios econômicos e sociais para todos.

Nos últimos anos, embora o consumo de petróleo tenha aumentado, houve um declínio na sua importação, causado por um significante crescimento da produção interna. Quanto à gasolina, por exemplo, o declínio do consumo, devido ao aumento proporcional no conteúdo de etanol das misturas comercializadas, refletiu diretamente no aumento em sua exportação. Já o consumo de diesel teve um acréscimo considerável, provido por uma crescente importação direta deste combustível.

No Brasil, em torno de 80% do consumo de diesel está diretamente ligado ao transporte. A dependência externa crescente desse combustível poderá futuramente ser dramática para a nossa economia. Por isso, a produção e utilização de biodiesel, em mistura com o diesel de petróleo, apresenta-se como uma alternativa para reduzir a importação de diesel.

No entanto, um fator limitante no uso do biodiesel é o custo de sua produção, este superior ao da produção do diesel de petróleo, já que depende do custo da matéria-prima principal, ou seja, o óleo vegetal.

Para que isso não ocorra, deve-se reduzir o custo de produção do biodiesel, usando matérias-primas alternativas, como óleos residuais de fritura, resíduos gordurosos oriundos do beneficiamento de carnes e grãos oleaginosos produzidos na própria propriedade rural.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Biocombustíveis, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Produção de Biodiesel na Fazenda.

Por Andréa Oliveira.

Acesse os links abaixo e conheça mais sobre Produção de Biodiesel e suas Vantagens:

Parâmetros de qualidade

Processo de craqueamento de óleos vegetais

Redução da emissão de poluentes na atmosfera


Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!