WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Aprenda como se faz farinha de mandioca caseira

Para produzir a farinha de mandioca caseira, as raízes de mandioca são lavadas e raladas manualmente

Aprenda como se faz farinha de mandioca caseira

“Para fazer farinha de mandioca caseira, as raízes de mandioca são lavadas e raladas manualmente. Em seguida, a massa é prensada, em sacos de algodão, para remover o excesso de água e parte da fécula, que se recupera no processo de decantação”, afirma Marney Pascoli Cereda, engenheira agrônoma e professora do Curso CPT Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa.

No mercado nacional, são diversos os tipos de farinha de mandioca, produzidas e comercializadas de formas variadas. O consumidor pode encontrar farinha de mandioca grossa, fina, torrada, crua e até mesmo temperada. Conforme o processo de produção de farinha de mandioca, ela pode ser classificada como farinha d’água, farinha seca ou farinha mista, todas com cores que variam entre a amarela e a branca.

Na produção da farinha d´água (grossa), a mandioca é submersa em água para fermentação por determinado período. Assim que amolece, ela é descascada, ralada, prensada, seca (em forno sob alta temperatura) e peneirada. O mesmo ocorre na produção da farinha seca, embora seja mais fina. Já na produção de farinha mista, ambas as farinhas são misturadas (farinha d´água + farinha seca).

Produção de farinha de mandioca caseira


->Para fazer farinha de mandioca de forma artesanal, sem submeter a raiz de mandioca a processo industrial, o processo é relativamente simples. Primeiramente, a mandioca passa por lavagem antes de ser ralada à mão. Em seguida, a massa de mandioca passa por prensagem, em pano de algodão, para remover a água. Parte da fécula de mandioca também é removida, mas depois recuperada por decantação.

->Depois, ocorre o esfarelamento da massa. Nesse momento, é utilizada uma peneira para eliminar a parte mais grosseira e obter uma farinha bem soltinha. O próximo passo é realizar a secagem da mandioca esfarelada. Quando é feita a secagem natural, obtém-se a farinha de mandioca crua; já quando se utiliza tacho para a secagem, obtém-se a farinha de mandioca torrada.

->Para fazer farinha d´água, a mandioca deve ser macerada na água. No momento em que a casca se solta e a mandioca amolece, devido ao processo de fermentação, ela é descascada e ralada. Em seguida, a massa passa por prensagem antes de ser levada para secagem ao sol ou torra no tacho sob alta temperatura.

->Na produção industrial de farinha de mandioca, o processo é semelhante ao artesanal. A diferença é que a produção ocorre em máquinas e é feita em larga escala. Nesse caso, as etapas de processamento são as seguintes: descascamento, repinicagem, ralação das raízes, prensagem da massa ralada, esfarelamento da massa prensada, torração, trituração e peneiragem.

Conheça os Cursos CPT da Área Agroindústria:

Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa

Cultivo de Mandioca

Como Montar e Operar uma Pequena Fábrica de Vegetais Desidratados

Fontes: Emprego e Renda - empregoerenda.com.br
              Cursos CPT - cpt.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Monick Lee Pampona Silva

16 de jul. de 2023

Farinha de mandioca e muito bom. Iqulmemte a farimha d' água

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de jul. de 2023

Olá, Monick Lee Pampona Silva! Como vai?

Agradeço sua visita em nosso site!

Verifiquei no meu sistema que um consultor da empresa está tentando contato com você, para passar informações sobre a área desejada. Nosso DDD é 31.

Se preferir, pode nos enviar uma mensagem através do WhatsApp (31)99294-0024.

Agradeço seu contato e precisando estou à disposição.

Abraço!!

Equipe CPT

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?