
Nativo da América do Norte, o girassol atualmente é cultivado nos cinco continentes. Se existe planta versátil, o girassol é uma delas. Das raízes, podemos obter os mais variados nutrientes, além da matéria orgânica deixada no solo quando a planta perece. Das hastes, podemos retirar material para forração acústica com ótimas características. Das folhas, podemos obter uma ótima adubação verde após o processo de ensilagem. De suas belas flores, podemos extrair de 20 a 40 kg de mel por hectare e, de suas sementes, um óleo com excelentes qualidades nutricionais e medicinais.
Além de ser uma planta produtora de óleo, o girassol é uma importante fonte de proteínas para a alimentação animal. A combinação dos farelos de girassol e soja é perfeita uma vez que, enquanto o primeiro é deficiente em lisina e rico em sulfurados, a soja apresenta relação inversa, sendo pobre em sulfurados e rica em lisina. Algumas pesquisas indicam o girassol como importante fonte de volumosos na utilização como alimento para bovinos, na forma de silagem.
Da mesma forma, é muito utilizado na adubação verde, principalmente por ser seu desenvolvimento inicial rápido, por seu efeito alelopático a grande número de invasoras, pela eficiência da planta na reciclagem de nutrientes, bem como por ser um agente protetor de solos contra a erosão.
Como vimos, inúmeras são as vantagens de se cultivar o girassol, já que é ele uma planta da qual aproveitamos tudo. Entretanto, outros benefícios podem ser citados, o que certamente prova o êxito da cultura em nosso país:
1. Possui ampla adaptação a diferentes condições climáticas e regiões, o que permite o plantio em épocas marginais para outras culturas;
2. Melhora o aproveitamento da mão de obra da propriedade e da capacidade ociosa da indústria de extração;
3. Promove reciclagem de nutrientes;
4. Possui efeito alelopático sobre várias plantas daninhas;
5. Amplia as possibilidades de participação em esquemas de sucessão, consorciação e rotação de culturas;
6. Apresenta bom rendimento econômico em termos de investimento/retorno;
7. É de fácil manejo e baixo investimento;
8. Produz óleo comestível de excelente qualidade e propriedades medicinais, com mercado garantido nas classes mais privilegiadas;
9. Possibilita o aproveitamento da capacidade ociosa da indústria de extração;
10. Permite o uso da terra em épocas diferentes da tradicional.
Em suma, a cultura do girassol é uma das mais versáteis. Para o médio e o grande produtor rural, preenche necessidades de opção de rotação e sucessão de culturas, com vantagens sobre outras plantas, dada a sua menor sensibilidade à seca e a baixas temperaturas, especialmente quando a produção visa ao mercado de óleo e de silagem. Além disso, a existência de uma micro usina de extração de óleo, acessível para cooperativas e associações de produtores, permite a extração do óleo a frio.
Por Andréa Oliveira.
Confira o Curso CPT Cultivo e Processamento de Girassol
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Carolina P Coelho
11 de abr. de 2019Onde comprar semente de Girassol para grandes plantacoes?

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de abr. de 2019Olá Carolina,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Não vendemos sementes de girassol, sugerimos fazer uma pesquisa na internet pela sementes ou em casas agropecuárias na sua cidade ou região.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Edmilson Marcos de Lima
27 de abr. de 2017Bom dia, sou aluno da FATEC do curso de agronegócio, estou desenvolvendo um trabalho da disciplina gestão ambiental a respeito de girassol produção de óleo, se possível me enviar algum material para compor o trabalho. Agradeço,desde já.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de abr. de 2017Olá Edmilson,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo sobre agroindústria.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos