WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pratos feitos com cogumelo champignon

Além de ser nutritivo, o cogumelo champignon pode requintar os mais diversos pratos

Champignon

O cogumelo champignon é fonte de vitaminas e proteínas

O cogumelo tem sido considerado um alimento de luxo, dando-se grande destaque às suas características sensoriais omitindo-se, porém, seu valor nutritivo, que é bastante alto, principalmente em vitaminas. A cada mg/100 g de cogumelo fresco temos: vitamina B1 (Tiamina) – 0,12; vitamina B2 (Riboflavina) – 0,52; vitamina C – 8,60; niacina (ácido nicotínico) – 5,85; ácido pantotênico – 2,38.

“Comparando-se o valor nutritivo do cogumelo com vegetais, conclui-se que o seu teor de proteína é muito maior do que a maioria das frutas e legumes. Assim, a cenoura contém apenas 0,6%, a batata 1,4% e a alface 1,1%, comparadas a 3,94% de proteína no cogumelo”, afirmam Augusto ferreira da Eira e Gilberto Costa Braga, professores do curso Cultivo do Cogumelo Champignon, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Entradas / Antepastos / Aperitivos

 

Fritos na Manteiga

Ingredientes: 250g de cogumelos; 100g de margarina; 1 colher de sopa de óleo; sal e pimenta.

Preparo: Lavar os cogumelos e secar bem com um pano. Misturar a margarina com óleo, colocar os cogumelos e fritar por 4 minutos. Adicionar sal e pimenta. Servir quente.

 

Fritos no Alho

Ingredientes: 250g de cogumelos, 2 cabeças de alho novos (pequenos), azeite, sal e pimenta.

Preparo: Fritar o alho, a fogo lento, em azeite, sem deixar dourar, adicionar os cogumelos limpos, juntar sal e pimenta e cozinhar, a fogo brando, por 20 minutos. É um prato simples, porém se bem preparado, fica delicioso.

 

Grelhados

Ingredientes: 250g de cogumelos, 1 limão, 3 colheres de sopa de óleo, 1 colher de sopa de ervas, sal e pimenta, alho pilado (manteiga de alho).

Preparo: Limpar e cortar os cogumelos, raspar o limão e espremer o suco, misturar com óleo, ervas, sal e pimenta. Mergulhar os cogumelos neste molho e deixar repousar por ½ hora. Colocar os cogumelos na grelha, virando de vez em quando e pincelando com a manteiga de alho.

 

À Vinagrete

Ingredientes: 300g de cogumelos, ½ litro de água, 1 copo de vinagre, azeite, sal, pimenta, salsinha e alho.

Preparo: Cozinhe os cogumelos cortados na água e deixe por 2 min no vinagre. Escorra e tempere com azeite, sal, pimenta, alho e salsinha picada.

 

À Grega

Ingredientes: 500g de cogumelos, 2 folhas de louro, 1 cebola cortada fina ou ralada, um talo de salsão, 1 colherinha de erva doce em semente, sal e pimenta, ½ copo de óleo e ½ copo de vinho branco seco.

Preparo: Cortar os cogumelos em fatias (não precisam ser lavados), refogar em óleo, juntar todos os temperos e cozinhar por 15 min. Juntar o vinho e evaporar o álcool em fogo forte. Servir frio como aperitivo.

 

Sopas

Ingredientes: 250g de cogumelos, 2 cebolas pequenas, 50g de manteiga, 300g de ervilhas verdes (congeladas), 3⁄4 de litro de caldo de galinha (cubos), 150g de creme de leite fresco, sal, pimenta, suco de limão e molho inglês.

Preparo: Limpar os cogumelos, cortar os cabos e picá-los. Refogar os cabos e as cebolas picadas em 25g de manteiga por 5 minutos. Juntar as ervilhas, o caldo e cozer por 15 min. Passar no liquidificador, juntar o creme de leite fresco e temperar a sopa com sal, pimenta, limão, molho inglês. Cortar os cogumelos em tiras finas e refogá-los no restante da manteiga por 5 minutos, juntar à sopa e servi-la enfeitada com folhinhas de salsa.

 

 O Cogumelo à Grega é um prato bastante saboroso e saudável. Foto: reprodução

Pratos Quentes Rápidos

 

Omelete

Preparo: Cortar 50g de bacon em tirinhas, fritar até derreter a gordura, acrescentar 200g de cogumelos cortados, deixar fritar por 1 minuto e adicionar 3 ovos batidos com sal, pimenta e salsa.

 

À Provençal

Preparo: Cortar 1kg de cogumelos (depois de lavados com água e limão), refogar em ½ copo de óleo e 3 colheres de manteiga (durante 15 minutos) com sal e pimenta, colocar 2 tabletes de caldo de galinha. Untar uma travessa grande, adicionar 2 dentes de alho aos cogumelos quentes e temperar com salsinha picada. Acompanha vinho seco rosê.

 

Peixe / Frutos do Mar

Ingredientes: 3 carpas médias, 200g de cogumelos, 50g de broto de bambu, 1 lata de ervilhas, 1 colher de sopa de fécula de batata, 1 colher de sopa de Shoyu, uma pitada de Aji-no-moto, caldo de frango, saquê, óleo de soja ou amendoim e sal.

Preparo: Cozinhe o broto de bambu, escorra e reserve. Lave os cogumelos e corte-os. Escorra as ervilhas e reserve-as. Limpe as carpas e talhe-as transversalmente. Refogue-as em óleo quente durante alguns minutos. Junte os cogumelos, os brotos de bambu e as ervilhas. Misture ½ copo de saquê (ou água-ardente) com molho shoyu, sal e Aji-no-moto. Mexa bem e coloque os peixes sobre o molho. Acrescente caldo de galinha e conserve no fogo até que o líquido evapore um pouco. Retire os peixes, escorra e coloque-os na travessa de servir. Escorra as ervilhas e os cogumelos e enfeite o prato do peixe com eles. Junte ao molho a fécula de batata e mexa em fogo brando. Despeje o molho sobre a carpa e sirva.

 

Carne Bovina

Ingredientes: 600g de bifes de vitela, 100g de manteiga, 50g de cogumelos secos ou 500g de frescos, 1 colher de sopa de farinha de trigo, sal, pimenta, 1 xícara de caldo de carne, 1 copo de vinho Marsala.

Preparo: Coloque metade da manteiga no fogo e junte a farinha, mexa e junte o caldo. Tempera- se com sal e pimenta, junte o vinho. Depois de alguns minutos, junte os cogumelos, amolecidos em água (no caso de secos), limpos e cortados. Deixe cozinhar e sirva sobre os bifes fritos.

 

Frango

Ingredientes: 1 frango, 1 colher de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de banha, 1 colher de chá bem cheia de farinha, ½ copo de caldo de galinha, 400g de cogumelos, 1 ramo de salsa, 2 gemas de ovos, sal e pimenta, folha de louro e limão.

Preparo: Derreter a manteiga e a banha, adicionar o frango cortado em pedaços e dourar, adicionar a farinha e misturar bem. Adicionar o caldo de galinha, ou água, os cogumelos, a salsa picada, sal e pimenta, e uma pontinha de folha de louro. Põe-se na panela em fogo brando e deixa-se ferver até o frango ficar cozido. Quando servir, fora do fogo, misturar as gemas, desfeitas em água, e levá-las de novo ao fogo, mexendo sempre para não talhar até cozinhar bem. Colocar em uma travessa e espremer em cima o suco de meio limão. Saboreie com vinho tinto.

 

Massas

Ingredientes: 1kg de macarrão, 500g de cogumelos, 100g de toucinho defumado, ½ copo de óleo, 100g de manteiga, 1 pimentão verde cortado em tiras, 4 dentes de alho picado, 2 cebolas, sal, pimenta, ½ kg de tomate maduro, 2 colheres de massa de tomate, 2 tabletes de caldo de galinha.

Preparo: Picar as cebolas e o toucinho, colocar em uma panela com óleo, alho e pimentão, dourar as cebolas, juntar os cogumelos cortados, cozinhar até evaporar toda a água, juntar os tomates e a massa de tomate. Cozinhar por 10 min. Colocar o caldo de galinha, sal e pimenta e cozinhar por mais 10 min. À parte, cozinhar 1kg de rigatone, penne ou talharins com bastante água. Retirar “al dente”, escorrer, temperar com o molho de cogumelos, colocar a manteiga e o queijo ralado. Acompanha-se com vinho tinto seco.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Cogumelos Comestíveis.

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

receitas ma ravilhosas

16 de jan de 2017

Fiz a sopa de cogumelo e o provençal, deliciosos.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de jan de 2017

Hum deve ter ficado uma delícia :D

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!