WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Champignon - importância do composto orgânico para o cultivo do cogumelo

O composto orgânico é o meio que fornecerá os nutrientes necessários ao desenvolvimento do cogumelo e sua preparação é a primeira fase do processo de produção do Champignon

Champignon - importância do composto orgânico para o cultivo do cogumelo. Foto: Scot Nelson

 

O composto orgânico é o meio que fornecerá os nutrientes necessários ao desenvolvimento do cogumelo e sua preparação é a primeira fase do processo de produção do Champignon. Existem várias fórmulas para a fabricação do composto, mas a fórmula ideal é aquela que com menor custo e menor rapidez de preparo produz a maior quantidade de cogumelos possível.

Diversas fórmulas têm sido propostas no preparo de compostos, os quais, de maneira geral, podem ser divididas em: compostos naturais, utilizando esterco equino e palha (compostos clássicos) e  compostos sintéticos. Os compostos do primeiro grupo até hoje são mais utilizados e oferecem bons resultados. Entretanto, o emprego dos compostos sintéticos vem aumentando a cada dia, podendo-se definir numerosas fórmulas de preparo.

Composto orgânico: componente volumoso e fibroso

Todo composto para cultivo de cogumelos tem como regra geral o componente volumoso e fibroso à base de palhas de capim ou outros materiais fibrosos, geralmente muito ricos em carbono (C) e pobres em nitrogênio (N) e fósforo (P).

Composto orgânico: materiais concentrados (macroelementos)

Outra regra geral para o cultivo do Agaricus é que o composto deverá ser previamente corrigido com alguns materiais concentrados (normalmente farelos e tortas).

Composto orgânico: micronutrientes

Além desses nutrientes principais, ou macroelementos, os micronutrientes K, S, Ca e alguns elementos como o Mg, Mn, Zn, Bo, Co, Mo, já estão presentes nas próprias palhas, esterco, farelos e outros componentes de correção nutricional do composto, em quantidades suficientes ao metabolismo global da compostagem e do cogumelo. Costuma-se entretanto, incorporar calcário para aumentar o poder tampão do substrato durante sua colonização pelo cogumelo (neutralização dos ácidos orgânicos do metabolismo fúngico) e, o sulfato de cálcio, para melhorar os efeitos nocivos de eventual excesso de água.

A fórmula ideal de composto orgânico é aquela que com menor custo e menor rapidez de preparo produz a maior quantidade de cogumelos possível. Foto/crédito: Scot Nelson

A fórmula ideal de composto orgânico é aquela que com menor custo e menor rapidez de preparo produz a maior quantidade de cogumelos possível. Foto/crédito: Scot Nelson

Composto orgânico: a suplementação

A suplementação é necessária para o fornecimento de nutrientes que o composto básico não pode fornecer ou, ainda, para o fornecimento de substâncias que melhorem as características físicas do composto. A suplementação varia com o material que constitui o composto, razão pela qual existem recomendações variadas e diferentes. No entanto costuma-se adicionar superfosfato, sulfato de amônio, sulfato de cálcio (gesso) e outros. A adição desses nutrientes pode ser feita parceladamente ou de uma única vez.

- Sulfato de cálcio:
o sulfato de cálcio possui propriedades que facilitam a aeração; aumentam a capacidade de retenção de água; tem pH ao redor de 6,8 impedindo que o composto fique excessivamente alcalino e, por fim, os íons de Ca++ e SO4-- do gesso são utilizados pelo fungo. O gesso, por deixar o composto mais aerado, favorecendo actinomicetos e outros microrganismos termófilos aeróbios úteis ao processo de compostagem. Assim, o gesso causa floculação de coloides, resultando uma estrutura mais granular.

Conheça os Cursos CPT, da área Cogumelos Comestíveis, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

 - Curso CPT Cultivo do Cogumelo Champignon

 

 - Curso CPT Cultivo de Cogumelo Medicinal - Agaricus blazei (Murrill)

 

 - Curso CPT Cultivo de Cogumelo Shiitake

 

 - Curso CPT Cultivo de Cogumelo Shiitake em Substratos

 

 - Curso CPT Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake

 

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

yolanda Lopes santini

5 de jun de 2018

Boa tarde, gostaria de aprender fazer compostos para fabricação de shitake, não é cazeiro e sim produção de grande escala.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun de 2018

Bom dia,

Para mais informações sobre o curso de shitake você pode enviar um número de telefone ou whatsapp.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!